Jogamos: Dark and Darker Mobile traz diversão medieval
Versão mobile de jogo de sucesso teve versão beta recentemente
Estamos em uma época onde os jogos multiplayer de maior sucesso são aqueles que trazem elementos de battle royale ou extração. Normalmente, em um destes gêneros, o jogador é lançado em um ambiente militar, com a possibilidade de equipar armas de fogo de longo alcance, coletes, granadas e por aí vai.
Mas, e se invés de uma AK-47, o jogador precisasse usar uma espada? E se, invés de soldados, ele tivesse que enfrentar esqueletos, magos e outros monstros? Esta é a proposta de Dark and Darker Mobile, uma versão para celulares do título de mesmo nome, produzido pela Krafton.
Diversão medieval
Dark and Darker é um jogo PvPvE, ou seja, os jogadores precisam enfrentar, além de uns aos outros, inimigos NPCs que ficam espalhados pelo mapa. Inspirado por outros títulos como PUBG e Escape from Tarkov, os jogadores precisam atravessar as masmorras escuras e perigosas, buscar itens preciosos, matar inimigos e escapar com vida.
Enquanto você faz isso, também é necessário ficar de olho em outros jogadores que não irão hesitar. Basicamente, o caos está em toda parte de D&D Mobile, providenciando partidas divertidas e, de uma certa forma, estressantes. O combate é simples de entender, então iniciantes no gênero não terão problema em se adequar.
Jogabilidade
Na versão mobile, existem vários atalhos na tela para realizar diferentes ações, incluindo um modo automático para atacar inimigos e também saquear corpos e baús. Além disso, é possível ativar habilidades especiais que podem oferecer vantagens ao seu personagem, que mudam de acordo com a classe.
Dentro da masmorra, além de saquear itens e matar inimigos, o jogador precisa ficar atento com a Darkswarm. A Darkswarm é, essencialmente, o “gás” de Dark and Darker, que envolve toda a arena e fica mais poderoso conforme o tempo passa.
Em um Battle Royale comum, o jogador tem diferentes direções para fugir do gás, mas, em D&D Mobile, o jogador está confinado aos sistemas cavernais da masmorra, oferecendo momentos mais tensos de fuga e sobrevivência que em qualquer outro jogo do gênero. Particularmente, gostei demais da experiência, pois o jogo me fez levar mais a sério o tempo que eu gasto saqueando em uma só área.
Por ser um jogo “touch”, eu imaginei que Darker and Darker Mobile seria mais complicado. Mas, ao ter o jogo nas minhas mãos, pude notar que a Bluehole Studio fez um ótimo trabalho em converter a experiência do PC para os smartphones. Seja andando pelo mapa ou engajando em combate, tudo acabou fluindo bem e de forma muito natural, o que é raro para jogos da plataforma mobile.
Conclusão
Dark and Darker Mobile é uma boa alternativa do jogo original. A experiência permanece intacta, e a versão mobile tem potencial de ser um sucesso absoluto. A jogabilidade divertida e a novidade em cima do gênero também é muito chamativa, e eu mal posso esperar para jogar a versão final.
Esta análise foi feita num celular Android, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Kratfon Inc.