Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogamos: Jogo de estratégia New Cycle alerta sobre mudanças climáticas

Game ao estilo Frostpunk desafia jogador a reconstruir uma colônia em um futuro em que recursos naturais não são garantidos

2 jan 2024 - 14h00
Compartilhar
Exibir comentários
Depois do fim do mundo, é hora de reconstruir a sociedade em um novo ciclo
Depois do fim do mundo, é hora de reconstruir a sociedade em um novo ciclo
Foto: New Cycle / Divulgação

Primeiro jogo da Core Engage e publicado pela Daedelic Entertainment, New Cycle é um jogo de sobrevivência e gerenciamento de colônia, gênero que se popularizou com o cultuado Frostpunk: você gerencia uma cidade e precisa equilibrar as tarefas para fazer sua colônia crescer, elevar a moral dos habitantes e se proteger dos perigos do mundo externo, tudo com recursos bastante limitados.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Com lançamento previsto para 18 de janeiro no PC, o game promete muitas horas de diversão para quem aprecia esse tipo de desafio. O Game On teve a oportunidade de testar uma demonstração de New Cycle e entender como o jogo da Core Engage funciona e se destaca.

O mundo de New Cycle não parece um lugar tão terrível em um primeiro momento: a colônia do jogador fica no meio de uma floresta, um lugar até aprazível. mas antes disso, passou por muitos perrengues: o Velho Mundo ruiu com uma erupção solar que levou ao fim de todas as instituições da nossa civilização. É um alerta sobre como uma "pequena" mudança climática pode levar à grandes alterações na forma em que vivemos sobre a Terra.

Pós-pós fim do mundo

A humanidade se organizou em tribos que lutavam para defender os recursos que possuiam - e é nesse 'pós-fim do mundo' que o jogo se inicia.

Seu objetivo é dar um propósito maior para o grupo de humanos que vive em sua colônia. No começo, isso significa ajudar os habitantes, gerenciando a moral e tamanho da força de trabalho em cada atividade. É preciso coletar madeira, minerar, negociar com comerciantes e assim por diante, para construir novas instalações e garantir uma sobrevivência continuada para seu povo.

O maior obstáculo é sempre equilibrar o crescimento da colônia com a satisfação dos habitantes. Se a moral cair, grupos dentro do assentamento podem querer remover o jogador da liderança. Ao mesmo tempo, não aprimorar rapidamente instalações essenciais vão dificular a vida de todos, o que vai acabar gerando uma queda na moral - desenvolver tecnologias tem um preço e cabe ao jogador decidir se está disposto a pagá-lo. Os elementos de gerenciamento e construção lembram o excelente Factorio, mais do que Anno ou mesmo Frostpunk.

Distribuir a força de trabalho entre as muitas tarefas exige bastante atenção do jogador
Distribuir a força de trabalho entre as muitas tarefas exige bastante atenção do jogador
Foto: New Cycle / Divulgação

Um grande diferencal do jogo em relação à Frostpunk, por exemplo, é o sistema de estações do ano. Enquanto no primo mais famoso o mundo está envolto em uma eterna era do gelo, aqui as coisas seguem o ritmo natural da Terra, afetando a jogabilidade com mudanças na disponibilidade de recursos e no planejamento das atividades, maximizadas pelas mudanças climáticas.

Também é importante explorar o que existe além das muralhas da colônia. Enviar exploradores para as florestas em busca de recursos e até mesmo encontrar e negociar com outros assentamentos parece tão importante quanto aprimorar a qualidade de vida dentro de casa.

Há uma grande quantidade de informações e gráficos que analisam cada aspecto da colônia, desde a produtividade das instalações até a eficiência da força de trabalho. Pode ser um tanto ameaçador para quem não está acostumado e eu mesmo me perdi nos números e planilhas em mais de uma ocasião, mas para quem curte o gênero, são ótimas ferramentas para planejar e adaptar cada passo rumo ao progresso dessa nova civilização.

Considerações

O jogo é muito bonito, embora seja um tanto complicado para os não iniciados
O jogo é muito bonito, embora seja um tanto complicado para os não iniciados
Foto: New Cycle / Divulgação

New Cycle é um jogo que tenta expandir o que se espera de um game de estratégia, sobrevivência e gerenciamento de colônia, aprofundando bastante o gerenciamento do assentamento. As comparações com Factorio, Anno e Frostpunk não são negativas e sim, um elogio.

Não é um jogo para quem nunca encostou em nada do gênero antes, mas facilmente recomendável para quem busca um novo cenário para desafiar suas habilidades estratégicas.

New Cycle chega em 18 de janeiro para PC, via Acesso Antecipado da Steam.

*Este teste foi feito no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Daedelic Entertainment.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade