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Jogamos: Metaphor: ReFantazio é nova aposta da Atlus

Testamos o novo RPG da Atlus durante a gamescom latam, que traz um universo medieval com tons de Persona

27 jun 2024 - 17h08
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Jogamos uma demo de 30 minutos de Metaphor: ReFantazio durante a gamescom latam
Jogamos uma demo de 30 minutos de Metaphor: ReFantazio durante a gamescom latam
Foto: Atlus / Divulgação

A gamescom latam já está rolando, e um dos títulos imperdíveis no local é, sem dúvidas, Metaphor: ReFantazio. Disponível nos estandes da SEGA e também da Nuuvem, os visitantes podem experimentar uma demo com três cenários de até 15 minutos, que destacam os sistemas de combate, exploração e história.

O jogo, desenvolvido pela Atlus, é uma IP totalmente original, fugindo dos mitos do universo de Shin Megami Tensei e entregando um mundo inédito para o estúdio.

Mundo e exploração

Enquanto jogos como Persona e SMT lidam com temas modernos ou até mesmo apresentam futuros apocalípticos, Metaphor: ReFantazio apresenta um mundo medieval, com castelos, cavaleiros, fadas e outras criaturas arthurianas.

Mas, apesar do mundo ser novo, o DNA da Atlus está presente em praticamente tudo. Ao explorar a primeira masmorra do jogo, é possível notar que ela é idêntica ao de outros títulos da empresa. Para alguns, isto seria um ponto negativo, mas eu gostei do que vi, principalmente por notar que cada andar da masmorra oferece segredos, tesouros e até mesmo missões secundárias importantes.

Uma destas missões me levava ao resgate de alguns prisioneiros. Para isso, eu precisava encontrar a chave da cela, que estava sendo guardada por alguns soldados. Ao completar a missão, acabei iniciando a amizade com uma NPC, que acabou desbloqueando um novo arquétipo para ser utilizado no combate.

Arquétipos e combate

O combate familiar é carregado pelo uso dos novos arquetipos
O combate familiar é carregado pelo uso dos novos arquetipos
Foto: Atlus / Divulgação

Pense nos arquétipos como se fossem os demônios invocáveis de SMT e Persona. Mas, ao invés de serem criaturas mitológicas, os arquétipos se personificam em diferentes cavalheiros que fornecem habilidades especiais ao protagonista. Não dá para saber quantos arquétipos estarão disponíveis no jogo final, mas, pelo que pude perceber ao explorar a demo, serão dezenas.

Assim como a exploração, o combate também é familiar com o de outros jogos do estúdio. As batalhas por turno são exatamente como você imagina ser, ainda trazendo foco à exploração de fraqueza dos inimigos, mas, dessa vez, elas parecem ser mais rápidas, permitindo que o jogador avance na história com mais agilidade.

Também há um sistema de vantagem imposto no pré-combate, dessa vez realizado por meio de uma breve luta em tempo real. A qualquer momento, o protagonista pode atacar com sua espada sem ativar o turno, podendo até matar inimigos mais fracos com apenas um golpe, semelhante ao atropelamento de Morgana nos túneis de Persona 5 Royal.

Caso o inimigo seja um pouco mais forte, o protagonista pode atacar até quebrar a postura do rival, indicada por uma barra cinza, iniciando o combate com um turno extra e com um dano em área gratuito, facilitando a luta. Todos os sistemas de combate disponíveis na demo fluem bem, e deixam um gostinho de "quero mais".

Conclusão

Eu queria ter jogado um pouco mais. Eu sou um grande fã da série Persona, e essa nova aposta da Atlus tem tudo para ser o melhor jogo do estúdio. Tudo que vi na demo serviu para alimentar o hype, e mal posso esperar para o lançamento final ainda neste ano.

Metaphor: ReFantazio será lançado no dia 11 de outubro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
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