Jogamos: No Rest For The Wicked tem potencial para ser o game do ano
Novo jogo da Moon Studios já está disponível em acesso antecipado no Steam; confira nossas impressões
No Rest for the Wicked é um RPG de ação produzido pela Moon Studios que remete a alguns jogos clássicos: Diablo, Path of Exile e Dark Souls. O jogador inicia uma viagem para uma terra contaminada, mas para que possa sobreviver deve se adaptar e entender que derrotar inimigos não é fácil. O jogo está em acesso antecipado até o dia 14 de abril.
Não é a primeira vez que um jogo em acesso antecipado chega com potencial de quebrar todos os paradigmas e lançar como um sucesso absoluto nas lojas virtuais. O mesmo aconteceu em 2023, com o poderosíssimo Baldur’s Gate 3, que antes de ter sido lançado oficialmente, passou anos e anos como um produto "Early Access" - ou seja, que ainda não está finalizado, mas já pode ser testado pelos jogadores.
É engraçado ver como a história parece estar se repetindo com No Rest for the Wicked, um RPG de ação produzido pela Moon Studios que, até então, era conhecida apenas pela bela franquia Ori. A Moon Studios não é novata no quesito de entregar ótimas experiências, mas No Rest for the Wicked é de fato algo único e brilhante.
Combate punitivo
A apresentação inicial do jogo, combinada com belos visuais pintados a mão, colocam o jogador em um barco a caminho de uma terra contaminada por uma praga. Ao chegar lá, somos arremessados em um mundo vibrante, aterrorizador e extremamente difícil de se acostumar.
Apesar da câmera isométrica lembrar de jogos como Diablo e Path of Exile, No Rest for the Wicked é fortemente inspirado em Dark Souls na sua forma mais bruta. Logo de cara, você tem a oportunidade de esculpir o seu personagem da forma que preferir, alocando pontos nos status que alinham conforme o seu estilo de jogo, e adquirindo armamentos espalhados pelas dungeons e no mundo.
Ao equipar uma arma, você tem acesso aos clássicos ataques fracos e fortes de qualquer outro RPG. Mas, além deles, também é possível equipar habilidades especiais, que utilizam “foco” para executar um dano massivo. Para recuperar foco, o jogador precisa acertar defesas, esquivar ataques na hora certa, e é claro, matar inimigos.
O combate é lento, pesado e brutal. Você tem uma barra de fôlego que se esvai rapidamente com qualquer movimento, os inimigos não te dão muitas aberturas para atacar, e o peso de seu equipamento interfere diretamente na sua sobrevivência diante de combates com criaturas mais poderosas. Basicamente, o jogo te obriga a se adaptar, e entender que não dá para sair matando tudo e todos com facilidade.
A exploração é não-linear, ou seja, você pode acessar diferentes localizações em um mundo vivo e aberto sem necessariamente seguir um caminho só. Muitas vezes, durante a exploração, você vai acabar encontrando itens e inimigos que não estavam presentes anteriormente, já que o mundo do jogo vive em constante evolução durante a jogatina.
Os amantes de lore vão se deliciar com No Rest for the Wicked. Diferente dos Souls, o jogo tem exposição com cenas e diálogos animados, mas ainda é possível se surpreender com um enigmatismo em torno da praga e dos diferentes elementos que compõem o mundo do jogo.
Conclusão
Basicamente, No Rest for the Wicked não é um jogo fácil. Ele é feito para um tipo específico de jogador, que adora o desafio imposto em jogos como Dark Souls, Elden Ring, Hollow Knight e outros. Mas, a sua visão única do gênero coloca-o em destaque sobre demais títulos, e eu mal posso esperar para ver o produto final em um futuro próximo.
No Rest for the Wicked está disponível em acesso antecipado para PC, no Steam.
*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Moon Studios.