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Jogamos: Skull and Bones promete ser uma divertida aventura marítima

Após muitos anos de espera, o game multiplayer de piratas vai içar velas em 2024

9 jan 2024 - 09h52
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Resumo
Skull and Bones é um jogo de aventura pirata desenvolvido pela Ubisoft Singapura que será lançado em 16 de fevereiro para PC, PS5 e Xbox Series X/S. Seu cenário é baseado no Oceano Índico, contando com vilarejos e fortalezas que devem ser explorados para obtenção de recursos e conquista. Durante as partidas, é possível combater embarcações inimigas usando navios de tamanhos variados, além de preparar refeições e construir instalações.
Skull and Bones é aventura multiplayer ambientada na Era da Pirataria
Skull and Bones é aventura multiplayer ambientada na Era da Pirataria
Foto: Ubisoft / Divulgação

Primeiro jogo da Ubisoft Singapura, Skull and Bones começou a ser desenvolvido uma década atrás, ainda no embalo do sucesso de Assassin's Creed IV: Black Flag. O jogo passou por muitas mudanças e sete adiamentos mas está prestes à içar velas, digamos assim, com o lançamento marcado para fevereiro para PC e consoles atuais.

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O Game On experimentou algumas horas da aventura pirata durante o último teste beta fechado do game em dezembro de 2023 e deu para sentir o gostinho do que espera pelos bucaneiros virtuais em um Oceano Índico que vai além das batalhas navais, adicionando doses de exploração e muitas opções de personalização. Assista ao trailer:

Ao contrário de Black Flag - e de quase todas as representações de piratas no cinema e TV - Skull and Bones não se passa nas águas do Caribe, mas no Oceano Índico, com áreas inspiradas em Madagascar, na África e no sueste asiático, como Singapura, Malásia e Indonésia. No beta, o que deu para ver foram muitas ilhas e vilarejos tomados por piratas. Nada de tão diferente de outros cenários de pirataria, mas como o jogo tem um pé no mundo real e outro na fantasia, vai ser legal explorar um cenário pouco conhecido, que deve trazer mais liberdade para os desenvolvedores e roteiristas.

Batalha naval

As batalhas entre navios são movimentadas e cheias de pirotecnias
As batalhas entre navios são movimentadas e cheias de pirotecnias
Foto: Ubisoft / Divulgação

A aventura terá muitas batalhas navais e os minutos iniciais dão um gostinho de como a guerra na água pode ser intensa. O jogador começa à bordo de um grande navio pirata, parte de uma frota que é emboscada pela temida marinha britânica. Você navega e manobra ajustando as velas da embarcação, enquanto dispara tiros de canhão nos barcos inimigos. Os estragos são exibidos em tempo real e é empolgante ver o dano causado se espalhando e a pirotecnia das explosões ao acertar os depósitos de pólvora convenientemente pintaods de vermelho e posicionados na traseira dos navios.

Após esse emocionante tutorial, é preciso fugir para o meio de uma tempestade e claro, dá tudo errado. O jogador se torna um náufrago e é aí que sua jornada rumo ao posto de capitão lendário do seu próprio navio pirata começa, com a criação do personagem. O editor é bem robusto, padrão dos jogos da Ubisoft, e você pode ajustar os mínimos detalhes do seu (ou da sua) piratinha, antes de subir em uma canoa para explorar a área inicial. Depois de conduzir uma caravela imponente, andar de barquinho é meio frustrante, mas apropriado para quem está colocando os pés na água pela primeira vez.

Você vai pilotar embarcações de vários tamanhos em sua jornada até o topo da cadeia alimentar no Oceano Índico
Você vai pilotar embarcações de vários tamanhos em sua jornada até o topo da cadeia alimentar no Oceano Índico
Foto: Ubisoft / Divulgação

Nessa canoa, você pode recolher saques dos navios naugrafados que ficam boiando no mar, pescar e lutar com tubarões. Ao chegar em um assentamento de naufragos, é preciso fazer amizade com os outros sobreviventes, conversar, negociar e também preparar refeições. Há um elemento de sobrevivência e construção que eu não estava esperando e que achei bem atraente, com possibilidades crescentes conforme o jogador avança em sua aventura.

Se tornar o capitão do próprio navio é o objetivo básico de Skull and Bones e não demora para conseguir uma embarcação melhor - é bem provável que o jogador tenha ou passe por vários navios de tamanhos diferentes ao longo da brincadeira, cada uma com qualidades de direção, velocidade e combate distintas. As batalhas navais, independente da escala, são os principais elementos de ação do jogo.

Criação e exploração

Há muita coisa para fazer em terra firme em Skull and Bones
Há muita coisa para fazer em terra firme em Skull and Bones
Foto: Ubisoft / Divulgação

Agora, é inegável que Skull and Bones também vai conquistar muita gente com o sistema de coleta de recursos, exploração e produção. Você aprende novas receitas, negocia mercadorias e pelos menus do jogo, deu para ver que pode construir suas próprias instalações. É preciso equilibrar esses investimentos com as pilhagens menores nas ilhas e embarcações naufragadas. Há batalhas contra vilarejos e fortalezas, mas elas parecem projetadas para se jogar em grupo com piratas e navios de nível mais alto e não por um pobre marujo em sua canoa.

Sei que após um fim de semana de testes no beta fechado, mal molhei os pés nas possibilidades que Skull and Bones parece ser capaz de oferecer. Com certeza será preciso muito mais horas para desvendar suas histórias e oportunidades de se divertir com os amigos, quando o jogo final for lançado. Mas já posso dizer, a (longa) espera parece ter valido a pena!

Skull and Bones chega em 16 de fevereiro para PC, PS5 e Xbox Series X/S.

*Este teste foi feito no beta fechado do game no Xbox Series X.

Fonte: Game On
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