Jogamos: Star Wars Outlaws é aposta ambiciosa da Ubisoft
Jogamos quatro horas do tão esperado título produzido pela Massive Entertainment; confira nossas impressões
Há muito tempo, em uma galáxia distante, a franquia Star Wars foi adquirida pela Disney, ganhando tração em todos os meios de entretenimento possíveis. Obviamente, a franquia também viu um aumento de popularidade nos videogames, recebendo diferentes títulos que normalmente eram produzidos pela mesma empresa.
Mas, agora, chegou a vez da Ubisoft mostrar o que sabe. Star Wars Outlaws foi revelado em 2023, durante a Ubisoft Forward, com um trailer fantástico enfatizando a heroína Kay Vess e sua jornada no primeiro jogo de mundo aberto da franquia. O Game On teve a oportunidade de experimentar quatro horas de jogatina interrupta, e já posso adiantar que o título tem muito potencial.
Como falei, pude jogar quatro horas, sem qualquer interrupção, de Star Wars Outlaws. Ou seja, eu tive a oportunidade de explorar o mundo aberto, completar missões, e é claro, viajar pelo espaço. Como já é de se esperar em um título da Ubisoft, o mundo aberto é extremamente detalhado, e não demora para que você caia no abismo da imersão.
A jogatina se inicia alguns minutos após o início do jogo, onde Kay Vess rouba uma nave e acaba se encontrando a deriva na lua de Toshara. Toshara é uma localização inédita no canon de Star Wars, criada especificamente para o jogo, e a sua beleza e atmosfera acabou me cativando logo de cara.
Com a ajuda de um mecânico, Vess precisa ajuntar créditos para conseguir consertar sua nave e escapar. Para isso, ela acaba se envolvendo no submundo da lua, realizando tarefas para os principais sindicatos do crime. Estas tarefas são acompanhadas de escolhas morais, onde o jogador deve tomar decisões que impactam sua relação com as diferentes facções espalhadas pelo mundo.
Combate familiar
Apesar do mundo aberto ser ambicioso, é necessário falar de como o combate é simples. Certamente, minha jogatina refletia as primeiras horas do jogo, mas a sensação que tive ao participar dos diferentes tiroteios é que eu “já vi isso antes”.
Apesar de Kay ter a ajuda de uma pequena criatura, que pode chamar a atenção de inimigos ou até mesmo sufocá-los, o loop de jogabilidade é praticamente idêntico a qualquer outro jogo de tiro e ação em terceira pessoa. Durante os momentos de stealth, Kay vai andar agachada, podendo realizar golpes silenciosos em inimigos desavisados, mas as coisas se tornam um pouco mais interessantes quando começamos a atirar o blaster.
Em Outlaws, o blaster de Kay pode ser modificado, ganhando diferentes maneiras de atirar nos inimigos. Durante minha demo, além do tiro convencional, o blaster também tinha dois modos extras, onde o inimigo se tornava paralisado, e também desativava escudos alheios.
No geral, é divertido participar dos tiroteios, mas não espere nada muito revolucionário neste quesito. Porém, é bom ficar atento para outras possíveis modificações no Blaster, que não tive acesso durante a demo mas pude ver que existem.
A fronteira final
Um dos pontos mais impressionantes de Outlaws é que você pode viajar pelo espaço com a sua nave de forma livre, algo que talvez seja sonho para muitos fãs da franquia.
Eu preciso admitir que, no início, achei o controle da nave muito estranho. Eu não parava de comparar com outros títulos espaciais (como No Man’s Sky e Starfield), e talvez isso possa ter estragado a minha experiência um pouco.
Porém, depois de alguns minutos, pude notar que o controle da nave funciona muito bem, principalmente durante o combate. Assim como o combate de blaster, o combate espacial também é muito familiar com outros jogos do gênero, mas ele tem a vantagem de ser… Star Wars.
Nada bate a sensação de estar lutando contra Tie Fighters, ouvindo aqueles barulhos icônicos, desviando de asteroides e foguetes em alta velocidade. Como falei, o combate espacial de Outlaws é absolutamente o sonho de qualquer fã da franquia, e eu mal posso esperar para ver o que reservaram para a versão final do jogo.
Conclusão
Star Wars Outlaws é um projeto ambicioso da Ubisoft. Sendo o primeiro título da franquia nas mãos da gigante francesa, havia muitas dúvidas se eles iriam conseguir entregar algo grandioso.
Sendo honesto, tudo que vi durante as quatro horas de jogatina só serviu para aumentar as minhas expectativas. Chega a ser fantástico pensar que, mesmo tendo explorado um planeta inteiro por horas e horas, ainda falta observar muito mais. Que o dia 30 de agosto não demore para chegar!
Star Wars Outlaws será lançado no dia 30 de agosto para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.