Jogamos: Stormgate é jogo de estratégia ao estilo 'StarCraft', mas acessível
Game é obra da Frost Giant Studios, produtora formada por desenvolvedores veteranos de Warcraft III e StarCraft II
Eu preciso admitir uma coisa: estou ficando velho. Eu lembro de passar horas e horas jogando Starcraft II com o meu irmão, mas essas memórias se foram como lágrimas na chuva. Mas, falando sério, eu adorava o gênero de estratégia em tempo real (RTS), mas parece que, atualmente, não existe nada que chegue ao nível dos clássicos da Blizzard.
Felizmente, há uma esperança. Stormgate, desenvolvido pela Frost Giant Studios, é um RTS gratuito para jogar, e em breve estará disponível via acesso antecipado na Steam. O Game On teve a oportunidade de jogar uma partida ao lado dos desenvolvedores, que revelam detalhes sobre o novo projeto.
Um RTS para todos
É importante notar que a Frost Giant Studios é um estúdio formado por diversos ex-membros da Blizzard, que trabalharam em títulos como Warcraft III e, é claro, o próprio StarCraft II.
Pude escolher entre participar de uma sessão cooperativa ou competitiva, e como fazia um tempo que eu não jogava algo do gênero, decidi participar de uma missão coop ao lado de desenvolvedores e até mesmo um pro-player. Após escolher uma das três facções disponíveis no teste, fui transportado para o mapa de combate, ambientada em uma espécie de praia futurista.
Logo de cara, a influência de StarCraft II é visivel no cenário e na jogabilidade de Stormgate. Apesar de ter se passado anos desde a última vez que joguei SC II, pude me sentir familiarizado com os sistemas e visuais de Stormgate. A jogabilidade segue o mesmo estilo de sempre, ou seja, você precisa construir prédios e contratar diferentes minions, e comandá-los através das linhas inimigas para destruir suas bases.
Apesar de ser um RTS completo e com muitas nuances de estratégia por trás, Stormgate também preza por entregar uma experiência mais simplificada e acessível para todos os jogadores.
Uma das principais ferramentas por trás disto é a existência do Quick Macro, que permite construir e invocar unidades sem obrigar o jogador a retornar para a base. Este recurso é fácil de entender e de executar, utilizando teclas-chave do teclado da mesma forma que um jogador de MOBA usa para executar habilidades especiais.
Além disso, o jogo está lotado de configurações especiais focadas na experiência geral do usuário. O BuddyBot, por exemplo, é uma ferramenta criada para auxiliar jogadores novatos ou com necessidades especiais, que abre espaço para que todos se divirtam em um gênero normalmente dominado por um tipo específico de jogador.
Conclusão
Stormgate tem de tudo para ser incrível. Finalmente, depois de tantos anos, os fãs de StarCraft podem esperar por algo novo e empolgante. Além disso, por ser gratuito, é esperado que uma nova leva de gamers se apaixonem por um dos melhores gêneros existentes no mundo dos jogos para PC.
Stormgate iniciará seu acesso antecipado no dia 30 de junho para PC via Steam. Jogadores também poderão comprar pacotes de acesso antecipado, que fornecem itens cosméticos e acesso aos dois primeiros capítulos da campanha Vanguarda.
*Este teste foi feito no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Frost Giant Studios.