Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogar Akka Arrh no PSVR 2 é como entrar em um caleidoscópio

Novo game de Jeff Minter chega ao PS5 com suporte para realidade virtual

8 mar 2024 - 14h45
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Akka Arrh é um shooter arcade que oferece uma experiência de realidade virtual com fundo colorido vibrante, efeitos visuais hipnóticos e uma trilha sonora que envolve os jogadores numa composição viciante.
Do visual de cores fortes até a jogabilidade simples e viciante, Akka Arrh é 100% arcade
Do visual de cores fortes até a jogabilidade simples e viciante, Akka Arrh é 100% arcade
Foto: Atari / Divulgação

Em geral, os jogos de realidade virtual podem ser divididos entre os que buscam oferecer uma experiência de realismo visual extremo e os que transportam o jogador para uma jornada mais abstrata. Em sua estreia no PlayStation VR 2, Akka Arrh se encaixa na segunda categoria.

Criação mais recente de Jeff Minter, lendário game designer que atuou em projetos como Tempest 2000, Akka Arrh é um shooter arcade que foi lançado no ano passado para PC, PlayStation 4, Switch e consoles Xbox. Demorou, mas a versão para PlayStation 5 saiu, com a adição bem vinda de um modo para realidade virtual.

Tiroteio geométrico abstrato

Nascido de um protótipo descartado pela Lhamasoft, Akka Arrh é um jogo de tiro em que o jogador enfrenta ondas cada vez mais intensas de inimigos, que assumem formas geométricas variadas, pulsando por um fundo de cores vibrantes em uma composição bastante viciante, com o senso de humor característico de Minter e uma certa psicodelia visual. O jogo oferece a opção de desligar muitos dos efeitos luminosos, para que todos possam aproveitar a experiência.

Conforme o jogador elimina inimigos rapidamente, vai fazendo combos e aumentando a pontuação. O objetivo é simples: sobreviver mais tempo e pontuar cada vez mais alto. Mais arcade, impossível! São 50 fases únicas e desafiadoras.

Na realidade virtual

Akka Arrh é uma experiência sensorial vibrante na realidade virtual
Akka Arrh é uma experiência sensorial vibrante na realidade virtual
Foto: Atari / Divulgação

Jogar Akka Arrh em VR é uma experiência mais envolvente e imersiva: conforme as formas ganham vida e profundidade, a sensação é que se está dentro de um caleidoscópio. É parecido com a sensação de se jogar Tetris Effect, um dos meus jogos favoritos dos últimos anos, ou Rez Infinite, com os óculos de realidade virtual. Há a impressão de que tem muito mais coisa acontecendo na tela - e ao redor do jogador - do que quando se joga de forma tradicional, na televisão.

Com a trilha sonora hipnótica e o excelente design de som, jogar Akka Arrh em realidade virtual é uma verdadeira experiência sensorial. Uma pena que não seja muito notável qualquer outra melhoria no jogo em relação ao título lançado anteriormente para PlayStation 4.

Considerações

Akka Arrh - Nota 8
Akka Arrh - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Para um jogo que foi idealizado originalmente nos anos 1980 - e descartado por Minter na época - Akka Arrh teve uma longa jornada até chegar em sua forma final, a realidade virtual. Para quem tem a mente aberta para novas experiências lúdicas, a espera valeu a pena.

Akka Arrh está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 (com suporte para PSVR2), Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PlayStation 5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Atari.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade