Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Just Dance 2025 se consolida em jogo como serviço

Versão deste ano conta com 40 músicas novas e foco na assinatura do Just Dance +

16 out 2024 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários
Just Dance continua o animador perfeito para festas
Just Dance continua o animador perfeito para festas
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

Nos últimos anos, Just Dance está cada vez mais parecido com os famosos “jogos como serviço” que dominam o mercado.

Desde 2023, o jogo anual da Ubisoft migrou para esse formato e as atualizações anuais ficaram menos focadas em novidades e reinventar a roda e mais em fidelizar os jogadores nas assinaturas e compras dentro da plataforma.

Menu confuso

A interface deste ano mudou muito pouco em relação à do ano passado, por exemplo, e continua com os mesmos problemas. A navegação por vezes fica lenta e truncada, mesmo em conexões estáveis e rápidas, com alguns delays entre as abas laterais e o esquema de “streaming de séries” de seleção. Navegar pelos anos dos hits e playlists dos anos anteriores é bem confuso, especialmente se o jogador for novato.

Recebi amigos para testar a versão deste ano em casa e um dos novatos ficou extremamente confuso durante a conexão do aparelho celular e como navegar até as opções de controle. É tudo muito pouco intuitivo e uma área que, agora que o jogo em si muda pouco ano a ano, deveria receber um foco maior na usabilidade.

Pelo lado positivo, vale a menção de que visualmente toda essa parte, incluindo as interfaces para o jogo de fato, durante as danças, continuam chamativas e belas. Os quadrados grandes indicando as músicas e níveis continuam lindíssimos. É mesmo uma questão de reorganizar ícones e aumentar a velocidade de navegação.

O menu de Just Dance continua pouco intuitivo e lento
O menu de Just Dance continua pouco intuitivo e lento
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

Qualidade da playlist depende de assinatura

A playlist deste ano conta com 40 novas músicas e deve dividir o jogadores quanto a qualidade / popularidade. Eu não sou um expert em pop e eletrônica, mas minha esposa adora e teve dificuldades para reconhecer boa parte da lista. Os destaques vão para Ariana Grande, Lady Gaga, Calabria, SIA e Dua Lipa, mas entre as divas há muita coisa que vai ficar para experimentação, o que não deixa de ser legal, ao menos no meu ponto de vista.

Por falar em Ariana Grande, a cantora tem uma parceria com a versão deste ano e conta com cinco músicas aqui em uma playlist exclusiva: “One last time”, “Yes, and?”, “Break up with your girlfriend, I’m bored”, “We can’t be friends” e “The boy is mine”. Para quem é fã da garota, a satisfação com a seleção de hits do ano já está garantida.

Poker Face está entre as atrações deste ano
Poker Face está entre as atrações deste ano
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

Por outro lado, o Just Dance +, serviço de assinatura do jogo, vem muito recheado. Com mais de 300 músicas, incluindo as playlists das versões dos anos anteriores, a partir de 2023. Todo mundo que adquirir essa versão de 2025 vai ganhar um mês de assinatura grátis e verá que é aqui que está o real foco da Ubisoft e o público alvo da franquia. 

O conteúdo da assinatura é parrudo e honesto, tenho que admitir. Para quem joga constantemente, ou usa o modo “Malhar” do jogo para queimar umas calorias na sala com frequência, os 119 por ano talvez valha sim a pena. É triste que jogos atuais sejam assim sem pudor nenhum, mas é a realidade atual dos jogos como serviço.

Diversão Garantida

Onde importa de verdade, o gameplay de dança, sua responsividade e os visuais, Just Dance ainda é muito divertido e viciante, talvez um dos maiores animadores de festa que você pode ter.

O desafio é alto mas se adapta ao perfil do jogador
O desafio é alto mas se adapta ao perfil do jogador
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

O método de conexão mais convencional continua sendo utilizar o celular na mão direita, o que dependendo do aparelho pode ser meio desconfortável, mas utilizar a câmera do aparelho vem sendo cada vez mais adotado. Para se ter uma ideia, todas as 40 músicas deste ano contam com suporte a essa opção. Nem todo mundo vai ter um ambiente iluminado o suficiente para que a captura dos movimentos seja perfeita, mas é definitivamente a melhor experiência com o jogo e lembra os tempos de ouro do jogo com outros acessórios dos vídeo games.

A apresentação das músicas continua muito bem feita, com uma coreógrafa no centro e as poses no detalhe passando pela tela. Desde que a leitura dos movimentos esteja boa e não haja problemas na conexão, a diversão é garantida e há muito desafio para quem quiser encarar os modos mais difíceis ou mesmo quiser pontuações perfeitas nos modos intermediários.

Conclusão

Just Dance 2025 Edition - Nota 7
Just Dance 2025 Edition - Nota 7
Foto: Divulgação / Game On

Just Dance 2025 parece mais um pacote extra para a versão do ano passado e apresenta muito pouco de novidades de gameplay. Embora seja a versão mais parruda e redondinha da franquia, somando o todo, ainda é muito dependente de um serviço de assinatura e conta com arestas que seguem sem ser aparadas há anos.

É possível jogar Just Dance 2025 em versões para PlayStation 5, Switch e Xbox Series X|S.

Esta análise foi feita com uma cópia do jogo para PlayStation 5 gentilmente cedida pela Ubisoft.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade