Killer Klowns from Outer Space é homenagem para fãs do filme
Jogo de terror assimétrico da Illfonic é prato cheio para fãs do filme, mas não traz nada de inovador ao gênero
Killer Klowns from Outer Space ("Palhaços Assassinos do Espaço Sideral", como é chamado o longa metragem original por aqui) é um jogo de terror, desenvolvido pela Illfonic e baseado no filme cult de mesmo nome. Lançado em 1988, o filme contava a história de palhaços alienígenas que vieram para a Terra, e aterrorizaram uma cidade pacata no interior dos Estados Unidos. Pois é.
Este mesmo conceito bizarro é reutilizado para o jogo, que divide os jogadores em times de 3 contra 7. Basicamente, três palhaços precisam caçar os sete sobreviventes em um mapa de tamanho médio, que serão transformados em algodões-doces gigantes e fornecerão energia para iniciar o apocalipse palhaço.
Nostálgico para fãs do filme
Infelizmente, eu não sou um dos sortudos que teve a oportunidade de assistir ao filme. Então, naturalmente, todas as referências disponíveis no jogo passaram diretamente sobre a minha cabeça. Mas, mesmo assim, é possível notar que antes de qualquer coisa, o jogo foi produzido para os fãs.
Killer Klowns from Outer Space funciona de forma semelhante a outros jogos de terror assimétrico. Três jogadores escolhidos para o time dos palhaços devem percorrer o mapa em busca de sobreviventes, eliminá-los e colocá-los em uma máquina de energia. Com três máquinas espalhadas pelo mapa, os jogadores precisam usar as diferentes habilidades psíquicas dos palhaços para dominar a partida e impedir que qualquer pessoa escape com vida.
Embora os sobreviventes sejam apenas humanos comuns sem habilidades especiais, eles não estão totalmente indefesos. Espalhados por todo o mapa, em contêineres, o jogador pode encontrar facas, tesouras, bastões e até armas de fogo. Apesar de seu uso ser limitado, essas armas são essenciais para fugir de algum palhaço assassino, permitindo que o jogador se esconda novamente.
Como sobrevivente, o jogador precisa encontrar diferentes itens que abrem portas para escapar do inferno circense. Claro que essa tarefa não é fácil, pois os palhaços conseguem identificar a localização dos jogadores que fazem muito barulho pelo mapa.
Se o sobrevivente morrer, ele pode ajudar outros jogadores com um breve minigame, enviando itens "do além" que ajudam na sobrevivência. No entanto, se você morrer cedo em uma partida, é muito provável que passe quase dez minutos apenas assistindo os outros jogarem, o que pode ser bastante decepcionante.
Conclusão
Além da excelente estética dos mapas e da atmosfera geral dos anos 80, Killer Klowns from Outer Space é apenas mais um jogo de terror assimétrico. Há diversão a ser encontrada, mas não espere algo realmente inovador ou, no mínimo, viciante. O brilho do jogo se esvai rapidamente, e é bem provável que você se sinta cansado do título após apenas algumas horas de jogatina.
Killer Klowns from Outer Space está disponível para PC via Steam, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Illfonic.