Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luigi's Mansion 2 HD é remasterização divertida, mas limitada

Aventura de destaque do Nintendo 3DS volta em alta definição no Nintendo Switch

25 jun 2024 - 10h27
(atualizado às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Luigi's Mansion 2 HD chega ao Nintendo Switch no dia 27 de junho
Luigi's Mansion 2 HD chega ao Nintendo Switch no dia 27 de junho
Foto: Divulgação / Nintendo

Lançado há 11 anos para Nintendo 3DS, Luigi's Mansion: Dark Moon fez bastante sucesso em 2013, além de figurar em várias listas de melhores jogos do último portátil da Nintendo.

Sequência do Luigi's Mansion original, título de lançamento do GameCube, o jogo é uma rara ocasião em que Luigi, sempre relegado à sombra de irmão do Mario, vence seus medos e brilha como protagonista.

Após superar os desafios do jogo antecessor, Luigi é chamado mais uma vez para ajudar o professor A.Luado (E.Gadd, em inglês) a recuperar a Lua Negra, que foi despedaçada, o que tornou os fantasmas do Vale das Sombras subitamente hostis. Assim, mais uma vez caberá a Luigi encontrar e usar as várias funções do polivalente Sugospectro 5000 (Poltergust 5000, no original) para desvendar segredos e paralisar e capturar os muitos fantasmas que estarão no caminho do encanador verde.

Fala muito

Com um tema "terror" cartunesco e clima geral bem humorado, Luigi's Mansion claramente foi pensado para um público mais jovem. Assim, o professor A.Luado gasta um tempo considerável explicando, de forma um tanto maçante, a trama e todos os detalhes do jogo. No afã de querer ajudar e não deixar o jogador se perder, o jogo, que já tem uma estrutura segmentada, tem seu ritmo diversas vezes prejudicado por diálogos desnecessários.

Além de inventor das geringonças que Luigi usa durante a campanha, o professor também guia o jogador por ela. Durante a aventura, ele aparecerá muitas – e coloque muitas nisso – vezes através do comunicador em forma de Nintendo DS (batizado de Duplo Susto), ditando os passos seguintes. Além de ser repetitivo, os comentários de A. Luado são tão óbvios que logo se tornam intrusivos – como se não bastasse, a música de chamada do Duplo Susto vai grudar na cabeça de tantas vezes que será tocada.

Os fantasmas se divertem 

Por se tratar de uma remasterização, Luigi's Mansion 2 HD manteve a estrutura do jogo original intacta, tanto nas qualidades quanto nos defeitos. 

Cada pedaço da Lua se situa em uma das áreas de jogo, que por sua vez são subdivididas em missões. Como Dark Moon foi concebido originalmente para um console puramente portátil, esse design foi pensado de forma a proporcionar partidas curtas. Uma crítica à época – e que se mantém na versão atual – é que esse sistema não incluiu pontos de controle e, dessa forma, morrer em um chefe ou em uma parte avançada da missão fará o jogador perder todo o tempo gasto nela até ali.

Por outro lado, a versão HD supera uma limitação inerente do 3DS: o fato do portátil ter apenas um analógico, o que obrigou os desenvolvedores a usar os botões de ação para que Luigi pudesse mirar Sugospectro 5000 para capturar fantasmas. Esse problema foi corrigido na versão Nintendo Switch e, com o uso auxiliar do giroscópio, os controles da versão HD ficaram excelentes. 

Os visuais de Luigi's Mansion também ganharam um belo tratamento, não se limitando a óbvia conversão à alta definição. As texturas ganharam bastante destaque, além de refletirem bem os novos efeitos de luz e sombra, importantes em um jogo que preza o clima de terror. Os cenários ganharam muitas animações e quase tudo reage de alguma forma às diferentes ações de Luigi. Além disso, o medroso herói está mais expressivo do que nunca, com várias animações e expressões engraçadas diante não apenas dos fantasmas, como também dos sustos e surpresas guardados pela campanha.

Tudo isso incentiva o jogador a explorar cada cantinho das inúmeras salas presentes nas diferentes construções de Luigi 's Mansion 2 HD. Há de tudo: lareiras giratórias, quadros que escondem segredos, privadas que abrem passagens secretas, estátuas possuídas, além de batalhas contra alguns fantasmas poderosos.

Em português, ora pois 

Confirmando a tendência notada no último Nintendo Direct, Luigi's Mansion 2 HD, assim como The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom e Mario & Luigi: Brothership, é mais um jogo da Nintendo que está traduzido para o português.

No entanto, Luigi's Mansion foi traduzido para o português de Portugual, e não para português brasileiro, como serão os jogos citados acima. Assim, algumas expressões estranhas aos brasileiros, como "écran"(tela) e "primar" (apertar um botão), além de frases um pouco diferentes das quais estamos habituados, poderão causar algum estranhamento – ainda que sejam muito mais simples de serem compreendidas do que textos em inglês.

Luigi salva a noite 

Luigi's Mansion 2 HD – Nota: 8
Luigi's Mansion 2 HD – Nota: 8
Foto: Reprodução / Game On

Luigi's Mansion 2 HD é uma boa remasterização de um título que já era um dos melhores e mais divertidos em sua plataforma original. Se por um lado ele pode ser uma boa introdução para quem ainda não experimentou a aventura solo de Luigi, por outro, quem já jogou Luigi's Mansion 3 (lançado em 2019), este uma produção nativa do Nintendo Switch, sentirá um inevitável "downgrade" devido a Luigi's Mansion 2 HD ser um título de origem portátil. 

Em resumo, o clima de terror cartunesco bem divertido aliado à expressividade de Luigi entregam um jogo carismático e que pode ser uma excelente porta de entrada àqueles que ainda não caçaram fantasmas com o irmão de Super Mario.

Luigi's Mansion 2 HD chega ao Nintendo Switch em 27 de junho.

*Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Nintendo.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade