Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Persona 5 Tactica é divertido... para quem já é fã da série

Jogo da Atlus leva os Phantom Thieves para uma realidade alternativa com jogabilidade semelhante à de Mario + Rabbids e muito bate-papo

14 nov 2023 - 17h06
(atualizado às 17h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Persona 5 Tactical diverte, mas tem dificuldade em manter o ritmo
Persona 5 Tactical diverte, mas tem dificuldade em manter o ritmo
Foto: Reprodução / Atlus

Não é de hoje que a Atlus aproveita o sucesso de Persona 5 para expandir o universo dos Phantom Thieves das formas mais diferentes possíveis. O cultuado JRPG deu origem a um excelente RPG de ação, a um anime e até a um jogo de dança. Persona 5 Tactica é a mais recente tentativa da desenvolvedora japonesa de emplacar um sucesso e funciona, até certo ponto.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

A história de Persona 5 Tactica traz de volta o elenco principal de Persona 5. Após os eventos do jogo principal, os Phantom Thieves são misteriosamente levados para uma realidade alternativa, onde os habitantes vivem sob um regime tirânico, e precisam se unir a Erina e ao seu grupo revolucionário para tentar libertar o povo.

Tactica introduz de forma brilhante seus novos personagens, principalmente Erina, que rouba a cena, e cativa pela interação entre eles – além da já velha conhecida química entre o elenco principal. Por mais que a história seja contada de forma lenta entre uma missão e outra, o mistério sempre existe e consegue manter o jogador interessado. Além disso, algumas conversas paralelas, que são desbloqueadas de forma natural conforme se avança na narrativa, servem realmente para mostrar mais da personalidade de cada personagem e não são descartáveis – além de concederem alguns pontos extras que serão investidos em habilidades especiais. 

Além de pela história, é fácil gostar de Persona 5 Tactica por uma série de outros fatores. Os novos visuais dos Phantom Thives, um estilo Chibi carismático, que combina com a proposta do jogo, e as excelentes dublagens tornam a experiência uma fonte de sorrisos despretensiosos, mesmo abordando temas complexos como opressão e traumas. Além disso, a trilha sonora mantém o alto nível da franquia. 

O único problema é a falta de legendas em português brasileiro. Persona 3 Reload será o primeiro jogo da franquia a ter o recurso para os jogadores do país, e seria interessante ver isso também em Tactica, uma vez que sua complexidade pode afastar aqueles que não entendem muito bem o inglês.

Igual, mas diferente

Persona 5 Tactica existe para ser um RPG tático, algo bem diferente do JRPG do jogo principal. A Atlus optou por levar o jogo para um lado mais parecido comà Mario + Rabbids do que com Tactics Ogre, por exemplo, e acertou ao fazer isso. As batalhas estratégicas no estilo Mario + Rabbids e XCOM são mais palatáveis do que aquelas de Tactics Ogre ou Fire Emblem. E são mais simples também. 

E é claro que Tactica traz para as batalhas estratégicas muito de Persona 5. O principal recurso herdado do jogo principal é a mecânica "1 More", que serve para desencadear ataques sucessivos e pode ser a diferença entre a vitória e a derrota em estágios mais difíceis. A mecânica também é a diferença entre cumprir os objetivos secundários de uma missão ou não, e é um recurso amplamente explorado em algumas missões paralelas. 

Além disso, Tactica implementa o recurso Triple Threat. Para ativá-lo, é preciso conseguir colocar um inimigo atordoado dentro de um "triângulo" para desencadear um ataque poderoso e acabar com as batalhas rapidamente. 

Ritmo prejudicado

Como todo jogo longo – apenas a história principal tem mais de 30 horas de duração, muitas delas de diálogos –, Persona 5 Tactica sofre para manter o ritmo. Isso pode não ser um problema para os velhos fãs da franquia, mas não torna o jogo uma boa porta de entrada para novos fãs, que podem se assustar com os longos diálogos e pouca ação do novo game.

Além disso, as mecânicas são apresentadas de forma muito espaçada no tempo, e talvez poderiam ser melhor aproveitadas desde o início. Outro fator que pode tornar o jogo meio cansativo é a pouca variedade de inimigos. As batalhas contra chefes são um charme à parte, mas os inimigos comuns pouco variam.

Considerações

Persona 5 Tactica - Nota: 7
Persona 5 Tactica - Nota: 7
Foto: Reprodução / Game On

Persona 5 Tactica é um prato cheio para os fãs de Persona e para aqueles que gostam de jogos estratégicos mais casuais. É um jogo carismático, divertido, com personagens inéditos que têm tudo para se tornarem memoráveis e absolutamente excelente para passar o tempo. Seu único defeito é perder um pouco do ritmo, nada que um fã não seja capaz de superar

Persona 5 Tactica está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo está incluso no catálogo do Game Pass.

Esta análise foi feita no PlayStation 5 com uma cópia gentilmente cedida pela Atlus.

Critical Hits Critical Hits
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade