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[Redacted] se garante no gameplay, mas deixa a desejar na história

Escape da prisão ou morra tentando!

28 out 2024 - 08h01
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[Redacted] se garante no gameplay, mas deixa a desejar na história
[Redacted] se garante no gameplay, mas deixa a desejar na história
Foto: Divulgação / Krafton

A mistura de gêneros e universos já estabelecidos nos games é coisa antiga, mas ainda assim, vez ou outra surge um jogo que faz a salada de forma meio absurda e surpreende. É o caso de [Redacted], jogo da Krafton que coloca o universo de The Callisto Protocol no gênero Roguelike e mistura uma série de easter eggs e inspirações de Hades e PUBG.

Confuso? Então vem comigo descobrir um pouco mais como funciona essa salada toda.

Escape da Prisão

A primeira vista, [Redacted] é basicamente um clone de Hades no design e gameplay, mas se difere mesmo é pela ambientação, toda dentro da prisão Ferro Negro, na lua de Júpiter, Calisto, aquela mesma do jogo de terror do mesmo estúdio. 

Nosso protagonista é um reles guardinha da penitenciária, que se depara com o caos total quando os presos começam a ser infectados e se transformarem em zumbis. O objetivo é escapar utilizando um POD, mas o caminho é repleto de inimigos, chefes absurdamente poderosos e rivais. 

Em cada sala você enfrenta uma horda de inimigos e recebe uma recompensa por derrotá-los. A exceção são algumas salas que já tem algo a te dar só por serem acessadas, ou alguma opção especial, como uma máquina para gastar moedas em troca de melhorias que duram apenas durante esta investida.

Chefes gigantes aguardam o guarda
Chefes gigantes aguardam o guarda
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

Outro ponto original do jogo é a presença dos chamados rivais. Cada investida conta com um deles, que são personagens com algum passado na prisão e estão também em busca de uma saída. Eles são concorrentes diretos pelo POD e vão te atrapalhar de todas as maneiras pelo caminho. Por sorte, você também pode retrucar e utilizar alguns especiais adquiridos no HUB do jogo para atrapalhá-los. Na parte de baixo da tela, fica uma barrinha indicando quem está na frente. O clímax mesmo é enfrentar esse rival diretamente em uma luta complicadíssima de vida ou morte.

Escapar, no entanto, não é o fim do jogo. É possível continuar tentando novas investidas para melhorar ainda mais o seu equipamento e derrotar mais rivais e inimigos. Há até um desafio legal, que é apostar todo o saque que você obteve durante esta incursão para tentar fazer o caminho todo de novo, recebendo equipamentos únicos e poderosos no caso de sucesso.

Narrativa pouco trabalhada

Rivais dificultam a fuga da prisão
Rivais dificultam a fuga da prisão
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

Apesar da diferença em ambientação, [Redacted] não consegue obter o destaque do concorrente na sua narrativa, que é o ponto mais alto deste tipo de design. O HUB aqui conta apenas máquinas para fazer os upgrades de habilidades e armas e os únicos personagens com algum desenvolvimento são seus rivais, que são mais um detalhe de gameplay que qualquer outra coisa.

Essa ambientação da cadeia também não conseguiu gerar uma boa justificativa para os poderes ganhos em cada sala. São apenas bolinhas com algum tipo de elemento e três opções de melhoria, sem função narrativa para empurrar o interesse do jogador.

O resultado disso é que as incursões são muito parecidas, mesmo com rivais diferentes, o que cansa. O gameplay, que vamos abordar agorinha, é divertido, mas teria sido elevado por um cuidado maior com a parte narrativa, que tivesse um mistério ou personagens mais divertidos e interessantes para acompanhar.

Gameplay fluido e viciante

 As salas contam com diversas armadilhas e inimigos
As salas contam com diversas armadilhas e inimigos
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

No gameplay é onde [Redacted] se destaca, com uma progressão bem legal, combate dinâmico e com muita variedade e inimigos desafiadores e cheios de movimentos únicos.

Nosso guardinha conta com uma arma de fogo e uma arma de alcance corpo a corpo, que podem ser diferentes de acordo com o que vai sendo liberado na base. Há opções como escopetas, pistolas e lança granadas entre as armas de fogo e opções bem mais excêntricas, como duas garrafas quebradas, entre as de curto alcance. A combinação escolhida muda totalmente o gameplay e é o que dá vontade de continuar jogando mesmo após morrer e ter de voltar para o início da prisão.

Além das armas, é possível utilizar um especial e técnicas de evasão, como um impulso para frente ou uma rasteira. Combinações destes tipos de técnicas com os ataques com armas geram um gameplay muito variado e divertido, que dá bastante opções para o jogador enfrentar os inimigos de forma tática e pensada, se for necessário.

Há vários recursos para coletar
Há vários recursos para coletar
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

Durante a incursão é possível coletar vários tipos de moedas, que servem para trocar por melhorias na base. O número de melhorias é gigante, muitas só liberadas após escapar pela primeira vez. É legal demais ver o personagem ficar poderoso com o tempo e como desafios quase impossíveis a princípio se tornam triviais e com o passar do tempo. Uma pena que os menus sejam tão simplórios e pouco trabalhados, dando um aspecto bem inacabado para uma das partes mais importantes do jogo.

O ápice são as lutas contra chefes. Elas são extremamente desafiadoras quando você chega pela primeira vez, se a sua build não estiver bem ajustada a ponto de compensar sua falta de upgrades da base. A adrenalina de evitar morrer para não começar de novo é muito grande e a vontade de voltar para tentar outra vez é imediata após morrer.

Conclusão

[Redacted] - Nota 7,5
[Redacted] - Nota 7,5
Foto: Divulgação / Game On

Em muitos pontos, [Redacted] é apenas uma cópia de Hades com menos polimento, mas nos seus melhores momentos tem méritos e por isso consegue ser um jogo viciante e bem variado. A narrativa e alguns pormenores, como o design dos menus, não deixam este ser um dos destaques do ano, mas a jogabilidade com certeza deve fisgar quem der uma chance.

Fonte: Game On
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