Rough Justice '84 combina jogo de tabuleiro com 'Miami Vice'
Adventure cheio de puzzles e mecânica viciante é ótimo passatempo, mesmo que um tanto repetitivo
Jogo de estratégia inspirado em jogo de tabuleiro para um jogador, com visual oitentista e minigames que exigem reflexos, raciocínio e matemática. Disponível para PC e chegando em dezembro para os consoles Xbox.
O adventure Rough Justice '84 chama a atenção pelo apelo oitentista dos personagens e da trilha sonora, mas é uma experiência bem diferente do que um admirador afoito dos anos 80 pode esperar encontrar. Ainda assim, é um ótimo passatempo, embora não seja fácil de recomendar para todos.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Trata-se de um game de estratégia inspirado em um jogo de tabuleiro para um jogador - uma premissa que por si só, já parece meio esquisita para quem não é um entusiasta dos board games. O game está disponível para PC e chegará em breve aos consoles. Joguei no Xbox Series X e posso afirmar: os controles foram bem adaptados para o gamepad.
O jogador resolve quebra-cabeças, gerencia seus agentes e recursos, usa dados para resolver casos, enquanto administra sua agência de segurança, recuperação de fugitivos e resolve crimes que a polícia não está interessada em cuidar, tudo isso em meados dos anos 1980, com todo o visual extravagante, tons de marron, sintetizadores e laquê para cabelos que você pode esperar da 'década perdida'.
Há uma campanha com casos bem definidos e cenas de corte entre eles, com uma típica narrativa de seriado policial que se via nas tardes de domingo naquela época, com tiras corruptos, detetives e mafiosos. Para ficar mais 'Miami Vice', só com uma boa perseguição de barcos.
Não espere por ação policial em Rough Justice '84: Todos os casos são resolvidos com rolagens de dados. É preciso pelo menos três sucessos (4, 5 ou 6 no dado) e os agentes contam com uma certa quantidade de rolagens adicionais, além de poder usar equipamentos para aumentar sua parada de dados. Eles se cansam depois de algumas missões e é preciso deixá-los descansar e ter outros recrutas prontos para entrar em ação. Cada agente tem suas próprias qualidades, mas sendo bem sincero, muitas vezes eu contratava baseado em quão legal era a aparência do personagem - a arte é muito bacana.
Também há alguns casos que envolvem a resolução de puzzles. Seja ajustar a imagem em um monitor, fazer uma ligação direta ou outro mini-jogo, resolver quebra-cabeças exige reflexos, raciocínio rápido e até desafios matemáticos. Eles dão uma boa quebrada nos casos mais tradicionais, mas mesmo esses minigames acabam se tornando repetitivos depois de algum tempo.
Considerações
Rough Justice '84 tem um ciclo de jogabilidade simples e muito bom, que prende a atenção do jogador rapidamente. Sem uma localização em português, fica um pouco difícil para quem não é acostumado com o inglês acompanhar as minúcias da campanha ou mesmo todos os diálogos dos casos, o que é uma pena. É um ótimo 'jogo de tabuleiro' para um jogador, mesmo que fique repetitivo em algumas horas.
Rough Justice '84 está disponível para PC e chegará aos consoles Xbox One e Xbox Series X/S em 20 de dezembro.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Daedelic Entertainment.