SD Gundam Battle Alliance é excelente jogo de robôs gigantes
Franquia de anime Mobile Suit recebe seu melhor jogo em mais de uma década
Gundam é um patrimônio cultural no Japão, mas além da Terra do Sol Nascente, a longa saga de pilotos audazes e suas incríveis máquinas de combate costuma ser resumida como "robôs gigantes destruindo Tóquio". Não é uma descrição 100% incorreta, mas também passa longe de abranger toda a mística por trás da saga que se estende por décadas em animações, filmes, games e todo um estilo de vida para os mais aficcionados. Quem tem aquela vontade de conhecer mais sobre o universo de Mobile Suit Gundam tem em SD Gundam Battle Alliance uma excelente oportunidade.
O novo game da Bandai Namco é um longo RPG de ação estrelado por versões "Super Deformed", aquelas miniaturas cabeçudas típicas dos animes, de dezenas de robôs da série. O jogo se passa em um lugar no espaço-tempo conhecido como G-Universe, onde várias linhas do tempo estão se cruzando no que é chamado de Rupturas: no controle de um piloto desconhecido, o jogador deve encarar missões nessas rupturas, detonando os inimigos para colocar tudo em seus devidos lugares.
Passeio pela saga
É tudo uma grande desculpa (muito bem amarrada, diga-se de passagem) para passear por toda a mitologia de Mobile Suit Gundam, colocando o jogador no meio da ação em duelos icônicos que deixam qualquer fã com um sorriso no rosto - e quem não conhece, vai se divertir do mesmo jeito, tanto pela ação frenética, cheia de golpes dramáticos, tiros e explosões, quanto pela narrativa no melhor ritmo de anime.
Entre uma missão e outra, o jogador pode evoluir seus Gundam, equipar novas peças, aprimorar habilidades e aprender mais sobre a franquia e tudo o que está rolando. Há muitas conversas com a dupla de operadoras em sua base e um senso de humor muito bem trabalhado, que brinca com conceitos clichês da franquia de animação, como quando uma das colegas alerta: "Nunca confie em pessoas que usam máscaras". Outros diálogos casuais também arrancam risadas naturalmente.
O bom é que todo o texto está traduzido para o português, enquanto o áudio segue no japonês original. Funciona super bem, mesmo com alguns deslizes nos termos do jogo - "Hit" virou "Atingido", o que gera frases meio estranhas no canto da tela, onde aparece o contador de golpes, mas nada que atrapalhe demais a compreensão.
O sistema de combate é simples de entender e é possível jogar tanto sozinho quanto em grupos, em partidas multiplayer online. Dá para jogar nos níveis Fácil e Normal, com um nível mais Difícil sendo liberado depois.
Sem dúvida, a melhor parte do jogo é colecionar os cerca de 60 Gundam desbloqueáveis ao longo da campanha: os robôzinhos SD são lindos e dá vontade de ter todos na prateleira de casa! Mas vê-los em ação nos cenários que imitam paisagens do mundo real, em escala, é muito legal. Há um prazer inegável em trocar golpes entre robôs gigantes enquanto se esmaga os prédios de alguma cidade indefinida.
Considerações
Após muitos anos de jogos de luta em arena e musou, é bom ver a franquia Mobile Suit Gundam receber um jogo diferente, um divertido RPG de ação com potencial tanto para agradar fãs veteranos quanto apresentar o fantástico mundo de Gundam para novos jogadores.
SD Gundam Battle Alliance está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Bandai Namco.