Shadow Gambit é um ótimo jogo de estratégia furtiva
The Cursed Crew traz elementos mágicos para gênero dominado por cenários "realistas"
Não é de hoje que a produtora Mimimi Games domina o nicho dos jogos de estratégia furtiva, aqueles em que o jogador controla um pequeno grupo de heróis e precisa alcançar objetivos cruzando cenários cheios de inimigos sem ser notado.
Após sucessos como Shadow Tactics e Desperados 3, ambientados respectivamente no Japão do tempo dos ninjas e samurais e no Velho Oeste norte-americano, o estúdio decidiu navegar em águas mais exóticas em Shadow Gambit: The Cursed Crew, seu mais recente lançamento.
O jogo é ambientado na era das navegações, com bandos de piratas se metendo em confusões no melhor estilo dos filmes 'Piratas do Caribe'. Há muitos elementos fantásticos, como a própria embarcação Red Marley, e que servem como desculpa para colocar leque diversificado de poderes e habilidades incríveis à disposição do jogador.
Embora mantenha as mesmas mecânicas básicas dos jogos anteriores, Shadow Gambit se destaca por estes poderes mágicos dos personagens, mas não se engane: o jogo é implacável como os antecessores e basta uma ação errada para colocar tudo a perder em suas missões.
Tripulação morta-viva
A aventura começa com o jogador reunindo a tripulação do Red Marley, um galeão sapiente, com um senso de humor peculiar e a habilidade de pausar e voltar o tempo - sim, o recurso de salvar o jogo e recarregar é uma ação reconhecida na trama de Shadow Gambit, algo raro de se ver.
O esquadrão é formado por oito piratas mortos-vivos jogáveis, cada um com seu próprio poder sobrenatural. Por exemplo, Afia é a protagonista, capaz de se teleportar por curtas distâncias. Pinkus é capaz de possuir os guardas inimigos, e Suleidy conjura vegetação... parece um poder meio inútil, mas nunca duvide de uma providencial moita para sumir da vista dos oponentes!
Os inimigos também tem vários poderes mágicos, o que equilibra o jogo e torna cada missão mais curiosa e desafiadora. Por exemplo, os Prognosticars são feiticeiros que detectam distúrbios nas proximidades e podem paralisar o adversário por alguns segundos. Para piorar, só são vulneráveis quando estão conjurando esse ataque - e nem sempre atuam sozinhos.
Descobrir quais poderes são melhores em cada missão e saber improvisar quando o bando é descoberto é muito divertido. O jogo estimula a criatividade ao deixar o jogador agir com mais liberdade do que em outros games da Mimimi. O próprio formato da aventura, ambientada em um arquipélago em que o jogador decide sua rota pelas ilhas, é bem distinto do formato mais linear adotado pela produtora no passado.
Considerações
A ambientação fantástica de Shadow Gambit fez muito bem ao jogo. Com personagens exóticos e missões mais curtas do que outros jogos de estratégia furtiva, além de várias opções para ajustar a dificuldade, o game é uma ótima pedida tanto para veteranos do gênero como para quem sempre teve curiosidade, mas medo de não gostar ou encalhar no meio do caminho.
Shadow Gambit: The Cursed Crew está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Mimimi Games.