Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SlavicPunk: Oldtimer é jogo de tiro cyberpunk com ambientação sombria

Mesmo com trama genérica, jogo da polonesa Red Square Games é boa pedida para fãs do gênero

6 nov 2024 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários
Jogo de tiro visto do alto, SlavicPunk chegou aos consoles em novembro
Jogo de tiro visto do alto, SlavicPunk chegou aos consoles em novembro
Foto: Red Square Games / Divulgação

Produção do estúdio independente polonês Red Square Games, SlavicPunk: Oldtimer é um daqueles lançamentos 'menores' do final do ano, mas que tem potencial para agradar quem curte a ambientação de Cyberpunk 2077, The Ascent e da trilogia Shadowrun.

O jogo é inspirado na obra de Michal Golkowski, escritor de ficção científica polonês, e divide sua ambientação com o RPG de mesa SibirPunk, outro lançamento do mesmo estúdio. Isso provavelmente não vai te dizer muita coisa. Na prática, o que temos é um jogo de tiro com câmera isométrica, ambientado em uma metrópole decadente chamada apenas de "The City", com uma história narrada como um daqueles contos de detetive ao estilo 'noir', contada através de cenas com cara de história em quadrinhos.

Cyberpunk simples com boa ambientação

Você joga como Janus, um mercenário veterano e nada altruísta, que presta serviços de detetive particular e extração/resgate para quem bater em sua porta. O jogo nunca te explica muita coisa diretamente, mas prefere mostrar seus elementos no cenário e deixar que você interprete - uma abordagem que estimula a curiosidade e deixa a exploração mais divertida, na minha opinião.

O sistema de combate é em tempo real, você mira, atira e se esquiva rolando ou com uma corridinha para os lados, que tem um visual bem legal. O tiroteio é satisfatório, mas Janus é um mercenário cibernético com truques na manga, e pode hackear os oponentes antes mesmo de alguém puxar o gatilho. Com um pouco de prática, você consegue limpar uma área sem sequer ser notado pelos oponentes. Também há elementos de furtividade: ficar longe das câmeras de vigilância deixa sua vida mais fácil.

Se em termos de jogabilidade SlavicPunk é tudo o que você espera de um shooter cyberpunk independente, a narrativa deixa a desejar, seja nas frases de efeito do protagonista ranzinza ou na trama principal mesmo, que carece de surpresas e ganchos para manter sua atenção. A ambientação é o que se salva, mesmo que alguns possam achar The City um cenário meio genérico, ela funciona bem para quem busca uma aventura cyberpunk.

A ambientação acerta em cheio em mostrar o lado "low life" desse tipo de futuro. Enquanto outras obras focam demais no brilho do neon e do cromo de seus personagens, SlavicPunk nos leva para um passeio no lado mais sujo e cinzento de uma cidade cyberpunk, onde a vida não tem nada de glamourosa e não vale mais do que uma bala.

Considerações

SlavicPunk: Oldtimer - Nota 7
SlavicPunk: Oldtimer - Nota 7
Foto: Divulgação / Game On

SlavicPunk é um bom começo para a Red Square Games, um jogo de tiro visto do alto com uma ambientação bem feita, mesmo que simples. Nada aqui é exatamente original, mas vale a experiência para quem é fã de outros títulos cyberpunk.

SlavicPunk: Oldtimer está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Gaming Factory.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade