Space Marine 2 é o jogo de ação que Warhammer 40K merece, mas poderia ser maior
Combate brutal é ponto alto da sequência do clássico cult de PS3 e Xbox 360
Criações da Games Workshop, a franquia Warhammer e sua vertente 'space opera' Warhammer 40,000 estão entre as obras mais influentes do mundo dos jogos. Não digo isso pela enorme quantidade de games dessas franquias, mas por sua influência entre os criadores e artistas de jogos digitais. Os fuzileiros espaciais de Warhammer 40K, por exemplo, inspiraram heróis de séries como Halo, Gears of War e StarCraft, entre muitas outras.
Esses truculentos soldados de armadura, empunhando armamento pesado e grandes espadas, lutam através do universo contra Orks e coisas piores, sempre em nome do Deus Imperador que governa a humanidade no distante 41º milênio. Mesmo inspirando várias outros jogos de tiro e ação, nenhum deles traz a ambientação de fantasia sombria espacial que é marca registrada de Warhammer 40,000.
Combate brutal e divertido
É por isso que fiquei tão animado ao jogar Warhammer 40,000: Space Marine 2, sequência de um clássico cult lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 em setembro de 2011. O jogo traz de volta Demetrian Titus, protagonista do Space Marine original, mas troca os brutos exércitos dos Orks pelos Tyranids - uma espécie de 'alien' voraz e selvagem, que infesta e destrói tudo por onde passa. Qualquer semelhança com os Zergs de StarCraft não é mera coincidência. Como eu disse, Warhammer 40K inspirou muita gente nessa área.
No jogo, você vai viajar por uma série de mundos alienígenas, colônias e naves tomadas pelo inimigo, usando habilidades letais e armas destruidoras para acabar com a ameaça dos enxames Tyranid, tanto na campanha solo quanto no modo cooperativo. O combate é o ponto alto de Space Marine 2 e todas as mecânicas do jogo estimulam você a adotar uma postura agressiva: mesmo equipado com armas de fogo, o combate é sempre bem próximo do jogador. Há movimentos de esquiva e de 'parry', que funcionam para diferentes tipos de adversários, execuções e bloqueios que recuperam vida e armadura, entre outros golpes. Empurrar os inimigos com um encontrão e finalizá-los com um tiro certeiro na cabeça é o meu favorito.
Warhammer 40K: Space Marine 2 também é o jogo com o visual mais impressionante da franquia. Lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, o jogo aproveita bem o poderio gráfico das plataformas atuais, com cenários detalhados, armaduras caprichadas (que podem ser personalizadas!) e é claro, hordas de Tyranids para massacrar em nome do Imperador!
A campanha está toda legendada em português e se passa tempo o bastante depois do Space Marine original para você não precisar se preocupar com o que aconteceu anteriormente. Talvez o maior problema do jogo é ser um pouco curto demais: você vai terminar a história em cerca de 8 ou 9 horas. Encontrar colecionáveis e 'platinar' o jogo vai levar um pouco mais de tempo, dependendo da sua atenção e habilidade. A curta duração impede que o jogador enjoe dos combates constantes.
Além da campanha principal, há um modo cooperativo separado, intitulado Operations, e três modalidade multiplayer competitivas, em que dois times de seis fuzileiros se enfrentam: Annihilation, Seize Ground e Capture and Control. Nessas modalidades, você pode escolher entre seis diferentes classes de personagem e customizar seu avatar com vários itens cosméticos. Para completar, o game conta com suporte para crossplay entre todas as plataformas onde está disponível.
Considerações
Não tenha dúvidas: Space Marine 2 é uma ótima produção da Saber Interactive, sem dúvida, o jogo de ação que a franquia merece, mas poderia ser maior. O game receberá mais conteúdo nos próximos meses e não devem faltar bons motivos para retornar ao papel de fuzileiro espacial de tempos em tempos.
Warhammer 40,000: Space Marine 2 está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Focus Entertainment.