Star Ocean: The Second Story R é ótimo remake da Square-Enix
Um dos melhores RPGs japoneses ganha vida nova nas plataformas atuais
Lançado em 1998, o segundo Star Ocean é facilmente o melhor da série de RPG criada pela tri-Ace e publicada pela Square-Enix. O jogo marcou época no primeiro PlayStation e dito isso, The Second Story R tinha mais do que a obrigação de ser um remake excelente - e já adianto, o novo game cumpre muito bem essa missão.
Ao contrário de The First Departure R, que está mais para uma remasterização do jogo de PSP (excelente, diga-se de passagem), The Second Story R é um jogo totalmente refeito, que segue os moldes de Octopath Traveller e dos festejados Final Fantasy Pixel Remaster, com seus personagens 2.5D explorando cenários 3D belamente desenhados, versões remasterizadas das paisagens pré-renderizadas da versão para PSP.
Fantasia espacial
Nesta aventura futurista, o jogador pode escolher entre dois personagens principais: o piloto Claude C. Kenny (filho de um tripulante de The First Departure) ou a jovem Rena Langford, nativa do planeta Expel.As histórias dos dois são complementares e mesmo que não alterem o desenrolar da campanha, contam com cenas únicas e falas diferentes, que fazem com que seja necessário jogar mais de uma vez esta fantasia espacial para saber tudo o que acontece.
E não é nenhum sacrifício jogar as 45 horas deste Star Ocean mais de uma vez, pois tanto a narrativa quanto as mecânicas de evolução e de combate são muito caprichadas. A história é mais complexa do que a média dos RPGs da Square-Enix na época, subvertendo alguns conceitos. Durante as primeiras horas, tudo faz parecer com que Claude é o herói escolhido de sempre, mas na prática, não é nada disso, por exemplo.
Tanto a dupla de protagonistas quanto os personagens secundários que podem ser recrutados para seu grupo são muito carismáticos e interessantes. As decisões do jogador impactam na dinâmica do grupo e só seis personagens podem entrar para o bando em uma mesma campanha - e algumas missões e masmorras só podem ser habilitadas tendo alguns personagens específicos no grupo... Mais um motivo para jogar de novo!
Durante o combate, o jogador controla um dos quatro personagens ativos e pode dar ordens para os outros, predeterminar seus comportamentos e mudar seu posicionamento no campo de batalha. A ação envolve atacar, se esquivar e usar itens e magias, além de habilidades especiais. O combate é dinâmico, agitado e intuitivo, exigindo tanto estratégia quanto timing e habilidade do jogador.
Considerações
Star Ocean: The Second Story R é um remake à altura do jogo original, um dos melhores RPGs do final dos anos 1990. O gênero pode parecer datado ou até mesmo complicado demais para muitos jogadores, mas para quem viveu aquela época, embarcar na viagem de Rena e Claude é uma viagem tão nostálgica quanto empolgante.
Star Ocean: The Second Story R está disponível para PC, PS4, PS5 e Switch.
*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Square-Enix.