Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Starship Troopers: Extermination diverte com tiroteio contra hordas de insetos

Game baseado do filme brilha no caos das batalhas, mas não se compara à Helldivers 2

23 out 2024 - 09h21
Compartilhar
Exibir comentários
Extermination coloca 16 jogadores para lutar ao mesmo tempo contra hordas intermináveis de insetos
Extermination coloca 16 jogadores para lutar ao mesmo tempo contra hordas intermináveis de insetos
Foto: Offworld Industries / Divulgação

Clássico da ficção científica, Starship Troopers nasceu como romance, conquistou os cinemas e já rendeu vários jogos, além de servir de inspiração para tantos outros - o mais famoso deles, sem dúvida, Helldivers 2, um dos melhores títulos multiplayer dos últimos anos. Agora, a própria franquia tenta emplacar um jogo do gênero, com Starship Troopers: Extermination.

Disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, o jogo coloca até 16 jogadores em partidas cooperativas em mundos alienígenas, lutando para estabelecer e proteger bases de extração de recursos enquanto hordas de incontáveis insetos gigantes avançam para devorá-los. As batalhas são tão divertidas quanto parecem, mas já aviso: o resto do jogo é meio monótono.

O jogo se divide entre o modo multiplayer para 16 jogadores, que curiosamente é a campanha principal, e um modo para um jogador, que embora longo, é apenas um extenso tutorial. Os fãs da franquia vão curtir a participação do ator Casper Van Dien, de volta ao papel de Johnny Rico, agora um general, dando as instruções no começo de cada missão - pena que o personagem não é explorado além disso. 

Também é uma pena que esse modo não tenha uma narrativa completa, uma oportunidade que a produtora Offworld deixou passar. Suas missões são segmentos do que você vai encontrar nas partidas multiplayer, sem uma história ou eventos específicos acontecendo para dar um contexto melhor ou adicionar um pouco de drama para a ação.

Caos no campo de batalha

O grande destaque de Extermination é o clima de guerra caótico que se estabelece no meio das partidas
O grande destaque de Extermination é o clima de guerra caótico que se estabelece no meio das partidas
Foto: Offworld Industries / Divulgação

Extermination se diferencia de outros jogos de tiro cooperativo, como o já citado Helldivers 2, pelas mecânicas de construção de base, que geralmente são utilizadas entre as ondas de ataques dos insetos. É como se cada jogador fosse um 'peão' em um jogo de estratégia, montando estruturas, carregando recursos e reparando danos. Não chega a ser nenhum Minecraft, mas jogando em grupo, é bem legal.

Você pode selecionar entre diferentes classes de soldados, com especializações que vão impactar no seu papel no meio das batalhas - como o médico, que pode curar e levantar companheiros caídos - e aprimorar suas armas conforme ganha níveis. O tiroteio é bem satisfatório e embora os mapas iniciais pareçam meio sem graça, quando o cenário está infestado de carcaças de alienígenas, fogo, explosões e novas ameaças brotando de todos os lados, Extermination consegue evocar um clima de guerra total capaz de conquistar os jogadores e convencerem a ficar para mais uma rodada.

As partidas multiplayer incluem modos como ARC, em que os jogadores constroem e mantêm uma base ao redor de uma refinaria, transportando recursos para mantê-la funcionando. É preciso conter os insetos e reparar as estruturas, pois se a refinaria for destruída, é Game Over. O modo AAS (Assalt and Secure) é parecido, mas rola um ciclo de dia e noite entre as fases de construção e defesa - parecido com os primórdios de Fortnite!

Há uma boa variedade de insetos, alguns mais raros, todos prontos para escorraçar os jogadores
Há uma boa variedade de insetos, alguns mais raros, todos prontos para escorraçar os jogadores
Foto: Offworld Industries / Divulgação

Um dos modos mais legais é o Horda, que funciona de forma bem similar ao de jogos como Gears of War. Ondas de inimigos atacam em intervalos regulares e você tem um pequeno tempo entre eles para preparar defesas, usando os recursos limitados para instalar ou reparar esses equipamentos. Exige bastante trabalho em equipe, o que nem sempre é fácil ao jogar com um grupo de companheiros aleatórios.

Outro modo que, para mim, foi o mais interessante é o Hive Hunt: aqui, um grupo de apenas quatro jogadores deve explorar cavernas labirínticas para detonar ovos de insetos. As partidas são mais desafiadoras e o clima é de tensão. Não há construção de bases, então os soldados ficam mais expostos aos ataques de inimigos poderosos - você está invadindo o ninho deles! Nessa modalidade, o tiroteio e o trabalho em equipe são os destaques. Recomendo jogar com amigos e se comunicando constantemente.

Considerações

Starship Troopers: Extermination - Nota 7
Starship Troopers: Extermination - Nota 7
Foto: Divulgação / Game On

Extermination pode não alcançar o nível de excelência de Helldivers 2, mas é um bom jogo de ação cooperativa baseado em Starship Troopers. 

Com suporte para partidas entre diferentes plataformas, não demora para encontrar jogadores para uma sessão de esmagar insetos, mas a Offworld precisa tanto corrigir os pequenos bugs visuais que insistem em aparecer quanto trabalhar em mais conteúdo para manter os jogadores interessados no longo prazo.

Starship Troopers: Extermination está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela MY.GAMES.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade