The Last of Us Part II Remastered chega ao PC em conversão melhor acabada
Nixxes e Iron Galaxy acertam neste port, que está muito melhor que o do primeiro The Last of Us, embora também apresente alguns problemas
Desde que estreou no PlayStation 3, The Last of Us se tornou não somente uma das franquias das importantes do console, como acabou virando um game sinônimo de PlayStation. A continuação, The Last of Us Part II, foi além e entregou aos jogadores uma experiência ainda mais intensa, e por vezes desesperadora.
Seguindo sua política recente de converter seus principais jogos para computador, a Sony também a franquia The Last of Us aos PC gamers.
Superando desastres
Ao contrário do que se espera de um game com a grife Sony, The Last of Us Part I para PC se mostrou um desastre técnico, repleto de bugs e com sérios problemas de otimização. Ciente de que não poderia repetir o erro, a Sony então envolveu a Nixxes no desenvolvimento, não deixando o trabalho somente com a Iron Galaxy Studios, assegurando assim uma versão bem mais competente.
Já tecnicamente impressionante em sua versão PlayStation 4, The Last of Us Part II Remastered ficou ainda mais deslumbrante no computador, sobretudo se o jogador tiver uma máquina com boas especificações à disposição.
A versão PC ganhou uma boa gama de recursos e ajustes gráficos, como suporte a ultrawide, HDR, NVIDIA DLSS 3 e AMD FSR 3.1, além de agora também contar com um recurso de geração de quadros, o que pode tornar o game ainda mais fluido em monitores com taxas de atualização superiores aos tradicionais 60hz.
Apesar de ser um game um tanto pesado quando seus principais recursos gráficos estão ligados, The Last of Us Part II Remastered também teve bom desempenho em um computador de configuração mais modesta. Para este teste, um PC equipado de processador Ryzen 3, GPU NVIDIA GeForce GTX 1650 e 16GB de RAM, manteve uma taxa de quadros na casa dos 35 fps, com ajuste gráfico geral no médio e resolução 1080p.
Mesmo se saindo muito melhor que seu antecessor, o port de The Last of Us Part II Remastered para PC infelizmente ainda está longe do ideal. O game fechou sozinho quatro vezes durante o período de resenha, e esses travamentos não ocorreram em cenas movimentadas ou com explosões e/ou muitos efeitos em tela, o que sugere algum bug ou problema de programação ainda não solucionado.
Também houve momentos em que o jogo congelou por alguns segundos, como se tivesse que parar para carregar uma grande quantidade de dados, além de também apresentar quedas na taxa de quadros em algumas das cenas, o que sugere problemas de transição em algumas áreas do jogo.
Considerações
Em termos de conteúdo e novidades, a versão de The Last of Us Part II Remastered para PC é bem econômica, com os destaques sendo quatro novos mapas e dois novos personagens para o modo No Return. A campanha principal é a mesma do jogo original para PlayStation 4, com todas as suas emoções e desafios intactos. Assim, jogar no PC serve mais para quem não jogou The Last of Us Part II no PlayStation e agora quer aproveitar as vantagens gráficas disponíveis, desde que tenha uma boa máquina para dar conta disso.
The Last of Us Part II Remastered está disponível para PC e PlayStation 5.
Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sony.