The Thaumaturge surpreende com trama de mistério sobrenatural
Game traz ótima ambientação, mas poderia ser mais acessível se tivesse textos e legendas em português
Um RPG com foco narrativo, cheio de decisões moralmente duvidosas e criaturas místicas assustadoras, The Thaumaturge poderia ser uma das melhores surpresas que tive até agora em 2024, porém o lançamento da 11bit studios não é fácil de recomendar para todo mundo.
The Thaumaturge é um RPG isométrico, com combate tático e mecânicas de investigação muito bem implementadas. O jogo é ambientado em Varsóvia no começo do século XX, quando a Polônia estava sob o domínio do império russo. É um cenário que não costuma se ver nos videogames e só por isso, já chama a atenção.
Investigador sobrenatural
No controle de Wiktor Szulski, um detetive com habilidades místicas, o jogador vai interagir com muitos personagens nas ruas da cidade, como cidadãos poloneses, mercadores judeus, soldados russos, nobres e plebeus, cada um com seus próprios interesses, que geralmente batem de frente com os dos outros. Isso cria uma rede de escolhas que afetam a narrativa e deixam o jogador sempre naquela situação de dúvida sobre o que fazer.
Para complicar mais as coisas, a cidade é assolada por criaturas etéreas, espíritos sinistros chamados salutors - esses monstros únicos são muito bem desenvolvidos e um ponto alto do jogo por si só. Essas entidades são ligadas às emoções humanas e os encontros com elas são memoráveis, pra dizer o mínimo.
A construção do mundo e seus habitantes são os maiores destaques de The Thaumaturge. A narrativa e os diálogos envolvem muito texto e aí mora um dos maiores problemas do jogo, ao menos para os gamers brasileiros que não dominam o inglês (ou um dos outros três idiomas do jogo): não há suporte para legendas ou textos em português, infelizmente.
As aventuras do taumaturgo envolvem investigar lugares sombrios em busca de pistas, que só podem ser encontradas com suas habilidades mágicas. A investigação acaba sendo meio um jogo de adivinhação, e poderia ser melhor desenvolvida. Infelizmente, as missões seguem um padrão bem definido, com a busca por pistas seguida por várias conversas, algum combate em turnos, e por fim, a entrega das descobertas para quem contratou Wiktor. Fica repetitivo rapidinho.
O que prende mesmo o interesse no jogo até o final é a narrativa. A história começa devagar e segue assim até o final, mas vai ficando cada vez mais saborosa e envolvente, conforme o jogador avança na missão principal e resolve as tarefas secundárias, tecendo uma trama complexa e cheia de reviravoltas com bastante impacto das decisões tomadas pelo jogador.
Considerações
The Thaumaturge tem uma ótima narrativa e um sistema de escolhas e decisões que torna a experiência toda muito mais pessoal. Sua ambientação única e os assustadores salutors fazem do game da 11 bit studios uma ótima pedida para fãs de RPG e investigação sobrenatural em busca de algo novo e diferente, mas vá avisado: há muito texto e nenhuma localização para o nosso idioma.
The Thaumaturge está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela 11 bit studios.