Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Top Racer Collection pisa fundo e resgata clássicos dos 16 bits

Reviva as corridas da série de corrida Top Gear do Super Nintendo nesta divertida coletânea

8 mar 2024 - 19h31
(atualizado em 13/3/2024 às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Top Racer Collection pisa fundo e resgata clássicos dos 16 bits.
Top Racer Collection pisa fundo e resgata clássicos dos 16 bits.
Foto: Reprodução

Top Gear, conhecida no Japão como Top Racer, surgiu em 1992 para o Super Nintendo e marcou toda uma geração de jogadores. Sua jogabilidade sólida e viciante e trilha sonora absolutamente inesquecível conquistou o coração dos fãs. Um amor que dura até hoje.

A geração 16 bits ainda viu mais duas sequências, que apesar de manterem as boas qualidades, não obtiveram a mesma popularidade do jogo original. Agora, mais de trinta anos depois, os jogadores poderão reviver a nostalgia dos anos 90 com Top Racer Collection, uma coletânea que reúne os três primeiros títulos e também o inédito Top Racer: Crossroad.

Reviva corridas clássicas

Caso esteja confuso com a troca de nomes, isso aconteceu porque Top Gear é um nome licenciado pela BBC para a série de televisão e não pode ser utilizado por questões de direitos comerciais. Esclarecimentos feitos, a coleção é composta pelos jogos Top Gear, Top Gear 2, Top Gear 3000 e um novo título, chamado Top Racer Crossroads – que essencialmente é uma uma modificação do Top Gear original e apresenta quatro veículos inéditos, baseados em Horizon Chase.

Os jogos são os mesmos lançados para o Super Nintendo com alguns recursos típicos para coletâneas retrô, como seleção de telas e filtros para uma experiência nostálgica. Além disso, todos os jogos contam com multijogador local e online, que permite desafiar oponentes em todo o mundo – infelizmente, não há opção para crossplay.

Os jogos possuem o mesmo menu principal e os seguintes modos: Campanha, Corrida Rápida, Corrida Contra o Relógio (com modo ranqueado com jogadores de todo o mundo) e Copa Personalizada, em que é criar campeonatos.

Em Top Gear o jogador pode escolher entre quatro carros com diferentes características e comportamentos e correr em até 32 pistas no total. Mesmo jogando sozinho, a tela ficará dividida ao meio, com o rival sendo controlado pelo computador, diferente dos outros três games, em que a tela fica inteira.

Já Top Gear 2 tem uma proposta mais realista, em que o jogador precisa controlar os danos em seu carro, coletar recursos e comprar equipamentos para melhorar a performance do veículo nas corridas. Ao todo, são 64 pistas para o jogador mostrar toda sua habilidade e estratégia.

Top Gear 3000 é uma experiência diferente, que transporta os jogadores para um cenário futurista, onde competem em 47 pistas localizadas em diferentes planetas – mas infelizmente, com cenários muito parecidos com a Terra, o que é meio decepcionante. Assim como em Top Gear 2, é possível fazer melhorias nos carros, porém há mais opções, incluindo alguns recursos para ajudar contra os oponentes, como saltar veículos ou utilizar um imã que deixa os carros à sua frente mais lentos.

Por fim, Top Racer Crossroads, que nada mais é que o Top Gear original com quatro carros exclusivos e inéditos, incluindo a Ferrari do clássico OutRun e o carro da Firma, de Horizon Chase. Fora isso, esse modo não adiciona nenhuma novidade significativa no conteúdo geral do pacote – e sinceramente é até dispensável.

O visual charmoso com gráficos de pixels nítidos e vibrantes e a trilha sonora icônica de Barry Leitch, que compôs as músicas apenas do primeiro game, continuam ótimos e atemporais.

E uma curiosidade: a trilha sonora foi feita em apenas uma semana, sendo o primeiro trabalho de Leitch com o Super Nintendo. Ele revelou em entrevistas que teve um pouco de dificuldade por não conhecer o hardware tão bem, e que as músicas de Top Gear na verdade são, em parte, derivadas da série Lotus Challenge de Amiga, em que ele trabalhou anteriormente.

No geral, apesar de todos os quatro jogos apresentarem a mesma jogabilidade básica, cada um oferece características únicas que vão garantir a permanência dos jogadores nos volantes virtuais, com desafios crescentes e viciantes.

Considerações

Top Racer Collection – Nota: 8
Top Racer Collection – Nota: 8
Foto: Reprodução / Game On

Top Racer Collection é uma divertida coletânea de jogos de corrida dos anos 90, que vai transportar os fãs de Top Gear, assim como uma nova geração de jogadores, diretamente para o passado. Todos os jogos oferecem uma experiência de corrida retrô cativante e desafiadora, e vão garantir aos jogadores muitas horas em competições emocionantes em circuitos ao redor do mundo e até em outros planetas. Simplesmente imperdível para os fãs da geração 16 bits.

Top Racer Collection está disponível para PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Switch, Xbox Series X/S e Xbox One.

*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela QUByte Interactive.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade