Total War: Pharaoh traz batalhas em grande escala no Egito
Novo jogo da série de estratégia tem ambientação inédita para a franquia
A série Total War já existe há 23 anos. Após os lançamentos de títulos baseados em períodos históricos e outros ambientados no universo Warhammer, a Creative Assembly decidiu trazer uma ambientação inédita para a franquia e apostar no Antigo Egito com Total War: Pharaoh.
A luta pelo trono
Total War: Pharaoh dá um objetivo comum para todos os diferentes generais e tribos que existem no jogo: o sonho de se tornar Rei. Com o fim próximo do atual Faraó, os diferentes candidatos ao trono participam de uma guerra civil sangrenta, enquanto presenciam o fim da Era de Bronze ao redor de todo o império.
Com três facções diferentes, a campanha de Total War: Pharaoh oferece diferentes histórias por conta de seus líderes. Os egípcios estão lutando entre si pelo poder do Egito, os cananeus buscam aproveitar a fraqueza política do Egito para obter controle, e os hititas lutam para manter o controle de seu reino em decadência. Basicamente, Total War: Pharaoh dá ao jogador diferentes maneiras de recriar a história em um período tão problemático.
Novos sistemas de jogabilidade
O princípio da jogabilidade de Total War está, basicamente, inalterado. Os veteranos da franquia vão se sentir em casa, já que muitos sistemas e até mesmo o HUD do jogo permanece idêntico aos jogos mais recentes da franquia. A jogabilidade é dividida em duas fases: exploração e combate.
A exploração acontece no mapa aberto de todo o império egípcio. O jogador, controlando um dos líderes, deve viajar entre diferentes entrepostos e cidades, construir melhorias e edifícios, adquirir legitimidade para o trono, realizar diplomacia entre os diferentes líderes para criar oportunidades de negócio e alianças em guerras e controlar recursos enquanto expande o seu reino e seu exército. Tudo que você fizer servirá para chegar no posto de Faraó, incluindo começar intrigas e se tornar um membro da corte.
Ser um membro da corte é uma das principais maneiras de legitimar a sua ascensão ao trono. Com este poder em suas mãos, é possível causar guerras, manchar reputações, invadir cidades com o apoio do povo e aumentar a sua posição no império. A mecânica de corte e legitimidade realmente faz um bom trabalho em criar aquela sensação de poder com o qual estamos acostumados em diferentes séries e livros de ficção medieval.
Além disso, o jogador também tem um trabalho muito importante: adorar os deuses. Ao criar templos religiosos, o jogador pode escolher três diferentes deuses para adoração e, em troca, receber diferentes bônus e bençãos que refletem dentro e fora do combate.
Combate renovado
Falando em combate, é importante ressaltar que ele está melhor do que nunca. Assim como a jogabilidade no mundo aberto, o combate também está virtualmente idêntico ao de seus antecessores, mas possui diversas melhorias que auxiliam a criar uma experiência mais estratégica e divertida.
Além dos diferentes tipos de combatentes disponíveis para travar guerras massivas nas areias do deserto, o jogo oferece um novo sistema de clima dinâmico que provoca situações adversas. Por exemplo, se a batalha estiver ocorrendo em campos abertos com muita areia e uma tempestade se formar, um grande lamaçal vai se formar e irá prejudicar a movimentação de todos os combatentes.
Da mesma forma, caso aconteça uma onda de calor logo após a tempestade, a lama pode endurecer! Em casos de tempos muito quentes, é possível atear fogo em pedaços com grama e árvores ou induzir soldados ao cansaço. Esse sistema de clima dinâmico traz variedade às batalhas e ajuda a criar um ciclo menos repetitivo no combate.
Ao ganhar batalhas, é possível aumentar o nível de seus generais, que podem equipar diferentes equipamentos e têm habilidades especiais que fornecem bônus ativos e passivos no combate (e fora dele). A árvore de habilidades é expansiva, e fornece diferentes possibilidades para o jogador experimentar durante as grandes batalhas.
Considerações
Total War: Pharaoh é uma boa porta de entrada para a franquia Total War. A ambientação egípcia foi certeira, e todas as diferentes possibilidades na campanha serão o suficiente para agradar fãs veteranos e também os novatos. As batalhas em grande escala são épicas, e a parte estratégica do jogo está melhor do que nunca com pequenas mudanças pontuais.
Total War: Pharaoh já está disponível para PC.
*Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Creative Assembly