Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tour de France 2024 é simulador bem feito, mas não é para todo mundo

Maior evento do ciclismo mundial é cenário do simulador de ciclismo esportivo da Nacon

20 jun 2024 - 09h45
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Tour de France é simulador de ciclismo limitado, mas que pode agradar fãs do esporte
Tour de France é simulador de ciclismo limitado, mas que pode agradar fãs do esporte
Foto: Reprodução / Nacon

"Fácil como andar de bicicleta" é um ditado meio estranho, porque andar de bicicleta nem sempre é tarefa das mais simples, especialmente em competições de longa distância como a famosa Volta da França, a maior prova do ciclismo mundial. A prova ganhou sua própria franquia de jogos, a Tour de France, que conta com lançamentos anuais, algo comum em séries de jogos esportivos.

Tour de France 2024 é um simulador que não é tão fácil como andar de bicicleta porque envolve uma série de fatores, como posicionamento no pelotão, percepção do espaço ao redor e, principalmente, gerenciamento do uso de energia, elementos essenciais nas provas da vida real. Não é só pedalar e desviar dos adversários, muito pelo contrário. Assista ao trailer do game:

O jogo traz tudo o que se espera de um simulador de esporte licenciado: atletas oficiais e equipamentos esportivos, além das belas paisagens do trajeto da Volta da França. A competição é dividida em etapas disputadas separadamente, com dezenas de ciclistas ao mesmo tempo. Tanto os cenários quanto o clima da competição e as características de cada atleta – que variam entre os mais constantes, com mais fôlego, melhores em explosões e assim por diante – são bem representadas.

Os gráficos não são os melhores, infelizmente. Os atletas têm aparência simples, quase genérica. Como durante as provas eles aparecem mais de costas, são identificados pelas cores dos uniformes. Ainda assim, os detalhes podiam ser mais caprichados: muitos deles parecem ter o mesmo rosto, o que é fácil de perceber nas linhas de largada e chegada. Os enários e o público de cada prova sofrem do mesmo problema.

Mas o foco de Tour de France 2024 está na competição. Cada etapa envolve percorrer centenas de quilômetros, o que exige paciência do jogador para não esgotar as energias do ciclista cedo demais. As provas são longas – é possível salvar no meio de cada etapa –, e o gerenciamento da energia do ciclista, tanto de fôlego quanto de ataque, é a chave para qualquer chance de vitória. É preciso ficar sempre de olho na pista e nos gráficos no canto da tela, que apontam os níveis de esforço, exaustão e outras informações vitais. Equilibrar o cansaço, aproveitar trechos mais suaves para descansar e poupar energia para arrancar nos momentos certos é o centro do jogo.

Manter o foco por esses longos percursos é um desafio e tanto. O jogador controla sua equipe de ciclistas e pode alternar entre cada um deles, seja dando ordens para os companheiros ou assumindo o controle dos atletas, se quiser. Uma das novidades da edição 2024 é o modo multijogador em tempo real: são seis pessoas disputando ao mesmo tempo, bem menos do que as dezenas de ciclistas nas provas normais do jogo, mas ainda sim uma adição bem-vinda.

Considerações

Tour de France 2024 – Nota: 6
Tour de France 2024 – Nota: 6
Foto: Reprodução / Game On

Não é fácil recomendar Tour de France 2024 para quem não é um fã dedicado do ciclismo esportivo, especialmente de provas como a Volta da França. É um simulador bem feito do esporte, mas que tem suas limitações e encontra bastante dificuldade em ser interessante e divertido para quem busca as emoções mais imediatas de um videogame.

Tour de France 2024 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PlayStation 5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Nacon.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade