Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

V Rising inverte a lógica dos jogos de sobrevivência

No controle de um vampiro, jogador precisa construir um castelo e dominar o reino - mas cuidado com os raios solares!

22 mai 2024 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários
V Rising combina sobrevivência, construção e ação, com um visual gótico e vampiresco
V Rising combina sobrevivência, construção e ação, com um visual gótico e vampiresco
Foto: Stunlock Studios / Divulgação

Desenvolvido pela produtora Stunlock Studios, V Rising conquistou uma legião de fãs desde que o jogo foi disponibilizado em Acesso Antecipado no Steam. Não foi por acaso: Quando sua versão completa chegou aos computadores no começo de maio, os jogadores encontraram um dos mais refinados jogos de sobrevivência e construção dos últimos tempos.

O game combina elementos de ação ao estilo 'hack and slash', com um divertido sistema de combate e evolução, com as viciantes mecânicas de jogos do gênero popularizado por Minecraft. Assista ao trailer:

Sim, você é um vampiro imortal e poderoso, um predador noturno que se alimenta de sangue, mas também precisa cortar lenha, colher recursos e trabalhar com eles para erguer seu castelo e dominar toda a região, noite após noite. Isso, claro, se outros vampiros (leia-se jogadores) não decidirem acabar com seu reinado na base da pancadaria. Seus sistemas são viciantes mas como costuma acontecer neste gênero, podem acabar sendo meio repetitivos e cansar os jogadores menos dedicados.

Uma das coisas mais divertidas ao jogar V Rising é que o jogo meio que inverte a lógica dos games de sobrevivência e construção: você precisa se abrigar durante o dia (ou pelo menos trabalhar na sombra) para não ser ferido pelos raios solares, por exemplo. Não precisa comer ou beber água, mas caça para beber sangue - e cada tipo de criatura rende aspectos diferentes para os poderes vampíricos. Beber apenas de ratos é fácil, mas seu vampiro será uma criatura frágil. É melhor caçar humanos ou ursos - e o sistema de combate é bem divertido, então aproveite.

Minecraft gótico

Os mapas de V Rising são bastante caprichados e evocam o clima de "Transilvânia" do game
Os mapas de V Rising são bastante caprichados e evocam o clima de "Transilvânia" do game
Foto: Stunlock Studios / Divulgação

Visualmente, V Rising é um jogo bem estiloso, com suas florestas, pântanos e cemitérios, construções góticas bem detalhadas e o castelo do jogador, que vai ficando cada vez maior e mais elaborado. 

Como o jogo está disponível por enquanto apenas no PC (a versão para PlayStation 5 chega em junho), eu joguei com o combo mouse e teclado, que foi bem preciso para construir meu refúgio trevoso. Não sei como vai funcionar com o Dualsense, mas admito que estou curioso para descobrir!

O mais legal é que há uma história por trás, com uma guerra ancestral entre humanos e vampiros, criaturas ainda mais malvadas espreitando nas sombras, enfim, não é só brincar de construção - embora possa ser isso, também, e você vai se divertir numa boa.

O combate é a grande surpresa, tanto com a variedade de equipamentos quanto poderes vampíricos para explorar e o uso do sangue, ou mais precisamente, do V Blood, o sangue poderoso que você toma dos chefões abatios durante a aventura.

Cada novo chefe derrotado rende poderes e transformações diferentes. São muitas possibilidades para se explorar na busca por transformar o seu vampirinho recém-saído do túmulo em um lorde das trevas temido em todo o reino (e dar conta dos vampiros dos outros jogadores quando chegar a hora do PvP).

Considerações

V Rising é uma combinação excelente de jogo de ação e jogo de sobrevivência e construção, capaz de entreter mesmo quem costuma torcer o nariz para jogos ao estilo Minecraft.

V Rising - Nota 8
V Rising - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Mesmo tecnicamente simples, o game é bastante estiloso em sua direção de arte e roda suave em um PC equipado com uma placa de vídeo Nvidia RTX 4060, por exemplo. E vale destacar, V Rising conta com legendas e menus em português do Brasil, uma localização sempre bem vinda.

V Rising está disponível para PC.

*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Stunlock Studios.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade