Victory Heat Rally é jogo de corrida colorido e nostálgico
Lançamento da Playtonic aposta em visual vibrante e desafio elevado
Os últimos meses tem sido muito bons para os fãs de jogos de corrida mais casuais. Depois de #Drive Rally, agora é hora de acelerar com Victory Heat Rally, jogo de corrida da produtora Skydevilpalm e da Playtonic Friends, que aposta em uma direção bem diferente, com visual colorido e um jeitão de jogo retrô.
Victory Heat Rally está disponível para PC e Switch e é um jogo de corrida totalmente arcade. De fato, o melhor jeito de descrever a direção deste game é compará-lo com Mario Kart, mas sem os itens especiais espalhados na pista. Você acelera e derrapa por circuitos velozes e super coloridos, sempre em busca do primeiro lugar na competição.
O charme do jogo está no visual: todo desenhado com sprites ao invés de polígonos, Victory Heat Rally se inspira em clássicos dos arcades da Sega, como OutRun e principalmente, Rad Mobile - com direito ao efeito 'Super Scaller', técnica que a produtora japonesa criou para esticar, aumentar, encolher e girar os sprites, dando aquela impressão de zoom e formas tridimensionais em seus fliperamas de corrida. O jogo da Playtonic usa e abusa dessa técnica, com um ótimo resultado!
Corridinhas para todos os gostos
Apesar do nome, Victory Heat Rally não é mais um jogo de rally e sim um apanhado de diferentes modalidades de corrida, com provas em circuito fechado, rally e outras variações na sua campanha solo. Você navega por um mapa conforme progride nas competições - mais ou menos como fazia em Super Mario Bros. 3 - e também pode se divertir em outros modos de jogo, que incluem um modo Arcade, Time Trials bem desafiadores e um modo Championship para os jogadores mais competitivos.
Dada a largada, o segredo do sucesso está em dominar a arte da derrapagem e assim, ganhar preciosos segundos sobre os adversários. Quanto mais você derrapa, mais boost o carro ganha. Mas não se deixe levar pela aparente 'casualidade' do game. As provas mais adiantadas são bem difíceis de vencer, principalmente as que envolvem tomada de tempo.
No PC, onde testei o jogo, você pode jogar com um controle ou com o teclado e sinceramente, a segunda opção é disparado a melhor. Além dos controles - mesmo jogando com o do Xbox Series - serem menos precisos, em alguns menus é preciso pressionar várias vezes os botões até confirmar uma opção - é irritante, mas não é nada que uma atualização não resolva.
Há algumas escolhas de design que acabam se mostrando incômodas com o passar do tempo: você precisa entrar na corrida para ver quais medalhas já conquistou naquela prova, por exemplo. Outro aspecto em que o jogo acaba pecando é na pouca variedade visual dos carros, que parecem quase todos pertencer ao mesmo modelo. Você pode aplicar adesivos (cores diferentes para algumas partes) e liberar cores adicionais, mas é isso. Faltou mais variedade!
Considerações
Mesmo com alguns problemas no controle e pouca variedade de veículos, Victory Heat Rally capricha no design das pistas e no apelo nostálgico, complementado pela trilha sonora super animada. É um bom passatempo para quem tem saudades dos clássicos jogos de corrida do fliperama.
Victory Heat Rally está disponível para PC e Nintendo Switch.
Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Playtonic Friends.