WrestleQuest é um RPG inovador com elementos de luta livre
Jogo da Mega Cat Studios mistura o mundo da luta livre com mecânicas clássicas de RPG por turno
O que acontece quando os maiores ícones da luta livre mundial se transformam em bonecos de plástico e suas lutas se tornam combates por turno, igual aos dos RPGs japoneses?
A resposta para essa pergunta pode ser encontrada em WrestleQuest, jogo desenvolvido pela Mega Cat Studios e publicado pela Skybound Games que homenageia os gêneros “wrestling” e RPG através de uma combinação única e um tanto inusitada.
Um mundo de luta livre
Ambientado no baú de brinquedos de um fanático por luta livre, WrestleQuest conta a história de “Muchacho Man” e “Brink Logan”, dois bonecos com a cultura wrestling enraizada em seus DNAs, mas que começam suas aventuras em duas posições sociais distintas.
Muchacho Man tem o sonho de se tornar uma lenda, igual Randy Savage, e por isso decide sair de sua pequena academia para lutar em diferentes torneios espalhados pelo mundo. Brink Logan, por outro lado, é um lutador já reconhecido e dono de uma posição de destaque, mas se torna vítima de lutas roteirizadas onde ele é sempre colocado como um grande perdedor.
A história de ambos, por mais que sejam diferentes, acabam se interligando por conta de um fator em comum: o amor pela cultura da luta livre.
Essa cultura está presente por todo o mundo de WrestleQuest, desde o nome de alguns lugares até a apresentação de diferentes personagens que remetem suas personas lendárias do mundo real. Neste mundo, os bonecos precisam da luta livre como um humano precisa de oxigênio, o que acaba gerando momentos bem engraçados que se estendem até mesmo durante o combate.
Um combate familiar
O combate de WrestleQuest respeita as origens do gênero, mas ainda assim implementa recursos únicos inspirados pela cultura responsável por eventos de luta livre como Smackdown, AEW e RAW. De cara, os sistemas são bem intuitivos, e jogadores de RPGs vão se sentir em casa sem nenhum problema.
Além de utilizar ataques básicos, defender golpes, utilizar itens e invocar habilidades especiais com cada personagem disponível no grupo, WrestleQuest também oferece a opção de jogar um oponente para fora do ringue, finalizar um inimigo derrubado, ou até mesmo realizar um rebote quando o adversário atinge as cordas na extremidade do ringue.
Antes de começar uma luta em um torneio, o jogador pode customizar a sua entrada com efeitos especiais, música e poses, que servem para aumentar a barra de hype disponível em todas as batalhas. Essa barra de hype é essencialmente a barra de poder, e quanto mais cheia ela estiver, mais habilidades especiais o jogador poderá utilizar no combate.
Infelizmente, WrestleQuest também herda algo dos RPGs clássicos que hoje já é visto com outros olhos: a repetição. A campanha do jogo é relativamente longa, e alguns momentos importantes da história acabam se tornando maçantes por repetir sistemas, batalhas e argumentos narrativos. As primeiras horas são bem divertidas, mas o ritmo do jogo acaba dando uma desacelerada, o que é decepcionante.
Considerações
WrestleQuest é um RPG diferente do que existe atualmente, mas ainda respeita as fundações criadas por outros títulos do gênero. O combate é familiar o suficiente para fãs mais tradicionais, mas também mostra inovações através das mecânicas inspiradas na cultura de luta livre. Apesar de perder o ritmo e ser um pouco cansativo, é um jogo que entrega uma experiência sólida.
WrestleQuest chega em 22 de agosto para PC, Nintendo Switch e consoles PlayStation e Xbox.
*A análise de WrestleQuest foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Skybound Games.