Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aniversário de Shigeru Miyamoto: conheça 5 jogos do game designer da Nintendo

Conheça mais sobre o lendário desenvolvedor, pai das franquias Mario, Zelda e outros heróis dos games

14 nov 2024 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários
Aniversário de Shigeru Miyamoto: conheça 5 jogos do game designer da Nintendo
Aniversário de Shigeru Miyamoto: conheça 5 jogos do game designer da Nintendo
Foto: Reprodução/Getty Images

Shigeru Miyamoto, o lendário game designer conhecido principalmente pela criação das séries Super Mario Bros e The Legend of Zelda, comemora agora em 16 de novembro, 72 anos de idade. Ele é amplamente conhecido como um dos mais talentosos e influentes da história da indústria de videogames, e certamente sem a sua presença, a Nintendo não seria o grande nome que é hoje.

Ele inicialmente procurou uma carreira como artista de mangás, até desenvolver um interesse por jogos eletrônicos. Miyamoto começou sua carreira na Nintendo em 1977 aos 25 anos, quando a empresa estava se expandindo para o mercado de videogames. Descubra a seguir mais detalhes sobre Miyamoto e conheça 5 jogos criados pelo game designer da Big N.

Donkey Kong

Foto: Reprodução

Seu primeiro grande sucesso foi com Donkey Kong, o clássico jogo de arcade que foi desenvolvido em parceria com Gunpei Yokoi e lançado pela Nintendo em 1981. No game, o jogador controla Jumpman (hoje conhecido como Mario), que deve resgatar uma donzela em apuros (hoje conhecida como Pauline), de um gorila chamado Donkey Kong. Como sabemos hoje, esses personagens mais tarde se tornaram dois grandes ícones da Nintendo.

Mario Bros

Foto: Reprodução

Após o sucesso de Donkey Kong e trabalhar em alguns projetos na Nintendo, seu próximo trabalho que chamou a atenção foi Mario Bros. em 1983, um jogo de arcade no qual utilizaria Jumpman, trocando o nome para Mario e dando-lhe um irmão chamado Luigi.

No jogo, Mario é retratado como um encanador ítalo-americano que, juntamente com seu irmão Luigi, tentam derrotar criaturas que saem do esgoto. A jogabilidade incide sobre Mario e Luigi exterminando as criaturas. 

Apesar de bem recebido, Mario Bros. não foi um grande sucesso, e Miyamoto passou a trabalhar em outro projeto usando os irmãos encanadores, e em 1985 era lançado o antológico Super Mario Bros. para o videogame Nintendo 8 bits.

E como ficou registrado na história, o jogo foi um sucesso estrondoso, levando o nome da Nintendo e de Miyamoto para o topo da indústria e criando uma das franquias mais populares dos videogames até hoje.

The Legend of Zelda

Foto: Reprodução

Depois de Super Mario Bros., Miyamoto começou a trabalhar em um novo game chamado The Legend of Zelda, que foi lançado em 1986 para o Nintendo. O jogo conquistou os jogadores ao apresentar elementos de RPG, ação e aventura numa perspectiva aérea, enquanto exploram um grande mapa com ambientes variados.

Situado na terra da fantasia de Hyrule, o jogador controla um garoto chamado Link, o protagonista jogável, que tem a missão de resgatar a Princesa Zelda do antagonista primário, Ganon, recolhendo os oito fragmentos da Triforce da Sabedoria, um poderoso artefato.

O jogo foi outro sucesso de Miyamoto e introduziu mais uma grande franquia para a Nintendo, que tem sido regularmente destaque em listas dos melhores jogos de todos os tempos.

Star Fox

Foto: Reprodução

Em 1993 Miyamoto criou Star Fox, um jogo de tiro e aventura espacial para o videogame de 16 bits Super Nintendo. O game revolucionou o mercado com o uso inovador de gráficos 3D em um console doméstico, utilizando o chip Super FX para renderizar gráficos poligonais, algo raro na época.

O jogador controla Fox McCloud, um piloto de uma equipe de animais antropomórficos chamada Star Fox, que defende o sistema estelar de Lylat contra ameaças inimigas, como o vilão Andross. A equipe Star Fox é composta por Fox e seus companheiros de tripulação: Falco Lombardi, Slippy Toad e Peppy Hare, cada um com sua própria personalidade e habilidades.

Apesar de contar com lançamentos mais esporádicos, Star Fox se expandiu ao longo dos anos para diversos consoles da Nintendo e também se tornou uma franquia icônica.

Pikmin

Foto: Reprodução

Em 2001 Miyamoto criou o jogo Pikmin para o console GameCube, que tem como foco a exploração e a resolução de quebra-cabeças, com uma jogabilidade inovadora que envolve a coleta e o comando de pequenas criaturas semelhantes a plantas chamadas Pikmin.

Os Pikmin são criaturas coloridas, cada uma com habilidades únicas baseadas em sua cor: os Pikmin vermelhos são resistentes ao fogo, os azuis podem respirar debaixo d'água, e os amarelos podem ser arremessados a alturas maiores ou resistir a eletricidade, por exemplo.

O jogo mais recente é Pikmin 4, e a série se tornou amada por sua jogabilidade criativa, estética charmosa e a combinação de estratégia com uma narrativa simples e encantadora.

Conhecido por sua abordagem criativa e pelo foco em jogabilidade acessível e na diversão, Shigeru Miyamoto é frequentemente chamado de "pai dos videogames modernos" e considerado uma lenda viva da indústria, um reconhecimento que merece todo o respeito. Qual o seu jogo favorito deste game designer?

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade