Astro brasileiro de 'League of Legends' é afastado de equipe após comentários xenofóbicos
Áudios mostram Gabriel 'Kami' Bohm xingando nordestinos por voto em Lula durante a apuração do segundo turno das eleições
O ex-jogador profissional de League of Legends Gabriel Bohm dos Santos, conhecido como 'Kami', admitiu a autoria de comentários xenofóbicos contra nordestinos, expostos nas redes sociais. Após a divulgação dos áudios, gravados sem consentimento pelo ex-namorado de Gabriel, Gustavo Rodrigues, o jogador foi afastado por tempo indeterminado da paiN, organização que representava.
Em um um dos áudios, gravados durante a apuração das urnas do segundo turno das eleições, Gabriel chama nordestinos de "burros".
"Eu não entendo, o Nordeste é a região mais pobre, só tem miséria, e vota no Lula. Teve 14 anos de Lula e continua na pobreza, na miséria, e continua votando no Lula", disse o ex-gamer, que insiste nas ofensas: "Esses nordestinos burros votando no Lula".
Nesta quarta-feira, 9, a paiN Gaming emitiu um comunicado anunciando o afastamento do jogador, por tempo indeterminado, de suas funções junto à organização. Gabriel atuava como influenciador junto a patrocinadores.
Devido aos últimos acontecimentos, a paiN Gaming decidiu pelo afastamento, por tempo indeterminado, do influenciador Gabriel “Kami” Bohm dos Santos de suas funções na organização.
— paiN Gaming @ #IGNISCup (@paiNGamingBR) November 9, 2022
Os áudios fazem parte de uma exposição feita pelo ex-namorado do jogador nas redes sociais. Além da xenofoboia, Gustavo Rodrigues divulgou detalhes sobre o relacionamento do casal e prints com posicionamentos políticos de Gabriel.
Nota de esclarecimento.
parte 1 pic.twitter.com/jMhzopoyM5
— Gus (@gusthienx) November 9, 2022
Após a polêmica, 'Kami' abriu uma transmissão ao vivo para explicar seu ponto de vista sobre o ocorrido e justificar que, apesar de xenofóbico, o comentário foi feito em contexto de piada.
"Primeiro pedir desculpas pela minha frase/piada sobre o Nordeste. Foi extremante infeliz, foi uma piada xenofóbica, foi uma frase xenofóbica num contexto de piada. 'Tá' errado, não 'tá' certo de forma alguma. Mas eu não sou xenofóbico, eu fiz uma piada num contexto jocoso e foi uma piada infeliz e xenofóbica", alegou ele, em um momento da live.