Aumento de preço do Xbox Game Pass é criticado pela FTC
É o 'dano ao consumidor' que ela estava tentando evitar ao lutar contra a aquisição da Activision Blizzard
A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) informou que o aumento de valores do Xbox Game Pass, anunciado recentemente pela Microsoft, é o "dano ao consumidor" que ela estava tentando evitar ao lutar contra a aquisição da Activision Blizzard.
O órgão norte-americano apresentou um novo processo nesta quinta-feira (18) como parte de seu recurso em andamento contra a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 69 bilhões em outubro de 2023, destacando as recentes mudanças feitas para o Xbox Game Pass.
"A degradação do produto — removendo os jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft — combinada com aumentos de preços para usuários existentes, é exatamente o tipo de dano ao consumidor da fusão que a FTC alegou", diz o processo.
"Os aumentos de preços e a degradação do produto da Microsoft — combinados com os investimentos reduzidos da Microsoft em produção e qualidade do produto por meio de demissões de funcionários são as marcas registradas de uma empresa que exerce poder de mercado após a fusão."
A Microsoft aumentou os preços do Xbox Game Pass e PC Game Pass no mundo todo, e criou também um novo plano de assinatura. As mudanças entram em vigor no dia 10 de junho para novos membros e a partir do dia 12 de setembro para quem já assina o serviço.