Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BGS 2024: Embaixadoras Lenovo Legion, CamilotaXP e Maah Lopez revelam como alcançam o impossível na vida real e nos games

Influenciadoras participaram do Terra BGS Talks 2024

18 out 2024 - 10h06
(atualizado às 19h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Ettore Chiereguini - Especial para o Terra

Quem é gamer encara desafios não só na vida real, mas também dentro das telas ao controlar personagens, enfrentar inimigos e muitas vezes trabalhar em equipe por um objetivo comum. Durante a Brasil Game Show 2024, as apresentadoras de esports Camilota e Maah Lopez revelaram como vêm alcançando o impossível dentro e fora dos jogos durante o painel Terra BGS Talks.

Camilota e Maah Lopez são embaixadoras Lenovo Legion, marca destaque mundial em PCs para games, que fabrica notebooks com processadores Intel de até 14ª geração que garantem o desempenho necessário para jogar o que você quiser, além de towers e acessórios para o universo dos jogos.

Toda a linha de produtos Lenovo Legion possui um design único voltado para o público gamer e recursos como performance com IA, portabilidade com potência e configurações que permitem que games como Starfield, Cyberpunk 2077, Destiny 2 e outros rodem perfeitamente nas máquinas. É assim que Lenovo Legion e Intel garantem a performance exata para que o gamer possa Alcançar Seu Impossível, afinal de contas, #SeTemIntelTemJogo.

A união entre tecnologia, inclusão e diversidade

De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2024, as mulheres representam 50,9% do público gamer no país. Embora sejam maioria, infelizmente ainda enfrentam uma série de preconceitos ao mesmo tempo em que abrem as portas para si mesmas por meio do poder de sua comunidade, lutando por vagas no mercado de trabalho voltado para os jogos, conquistando a realização de campeonatos inclusivos nos esports e organizando projetos que incentivam outras mulheres.

Durante o painel da Lenovo no Terra BGS Talks 2024, as embaixadoras Maah Lopez e Camilota ressaltaram a importância da presença de mulheres nos cenários de games e esports e do investimento de grandes marcas nas carreiras delas.

Para Maah Lopez, um dos pontos altos de sua relação com a Lenovo, que segundo ela é percebida pelo público, é sua participação ativa dentro da marca. “Eu vim de um projeto deles que queria justamente trazer a diversidade como uma iniciativa e que teve quatro edições. Começou com o tema mulheres, depois pessoas com deficiência (PcD), eu entrei na categoria LGBTQIAPN+ e logo na sequência fiz o Black Gamer. Entrei para dar voz a momentos importantes, mas não fui usada para falar só nesses momentos.” 

Segundo a apresentadora, muitas vezes influenciadores que pertencem a minorias são procurados somente em momentos específicos, como pessoas negras sendo contratadas apenas em novembro para campanhas sobre o Dia da Consciência Negra, o que não é correto, pois não mostra um apoio verdadeiro àquela comunidade.

“Eu nego tudo, juro. Não aceito trabalhos nichados dessa forma. Às vezes me dizem ‘Poxa, mas é uma oportunidade legal’ e eu falo ‘Se fosse teriam me procurado em outros momentos, não só no mês da Consciência Negra. Sou mulher, preta e LGBTQIAPN+ o ano inteiro, não em um mês ou período específico’. Na Lenovo, depois de todos os projetos que participei, fui chamada para ser embaixadora da marca.”

Já Camilota, que foi a primeira embaixadora Lenovo Legion no Brasil, ressaltou o apoio financeiro da marca no campeonato feminino de Free Fire que ela criou.

“Além de todas as ações em conjunto com a Lenovo, a marca ainda patrocinou o CampLota, que eu estou devendo, mas estou disposta a fazer de novo”, disse a influenciadora, que logo em seguida citou ainda o Circuito Feminino de Rainbow Six Siege e o time feminino de CS:GO da FURIA como outras iniciativas do cenário inclusivo de esports que contaram com o apoio da Lenovo.

Maah Lopez e Camilota alcançando o impossível

Durante o painel, Camilota e Maah Lopez ainda contaram qual foi o momento Alcance Seu Impossível da carreira delas.

Com muito carinho, Camilota relembrou a edição de 2019 do Prêmio Esports Brasil, quando foi a vencedora da categoria Personalidade do Ano. “É a primeira coisa que vem na minha cabeça. Em 2018 eu fui indicada, mas confesso que, uma das coisas que eu mais falava pra minha própria comunidade quando fazia lives era ‘Não quero ganhar. Não é o momento, gente, vamos com calma!’. Eu senti que a galera tava vindo para cima de mim de uma forma ruim e eu não estava psicologicamente preparada para tomar hate.”

Em 2019, já mais segura, a apresentadora de Free Fire foi indicada novamente para a premiação. “Daquela vez eu queria muito ganhar. Foi mais memorável ainda e tem um sentimento único para mim porque eu estava trabalhando na segunda tela, eu sou fascinada naquela zorra maravilhosa, tive que sair e fui pra frente do palco. E aí eu ganhei o prêmio, fiquei muito lisonjeada, não tinha preparado nenhum texto, nem sabia o que falar quando subi no palco”, contou Camilota em meio a risadas.

Já Maah Lopez revelou algo que inicialmente surpreendeu o público. “Vou dizer uma coisa que acho que nunca falei publicamente. O meu primeiro ano como caster foi muito bom, mas também muito conturbado, porque era minha primeira experiência e eu não sabia direito como viver aquilo – era tudo muito novo para mim. Por conta disso eu tive algumas dificuldades, minha cabeça meio que deu uma explodida e eu estava pensando em sair do mercado de esports, porque eu sentia que aquilo não era pra mim.”

A apresentadora de Valorant revelou que embora admirasse o cenário e outras mulheres do meio, sentia que o universo dos esports não era receptivo para ela, que é uma mulher preta que faz parte da comunidade LGBQIAPN+.

“Meu último trabalho seria o projeto ‘Todo Mundo Joga’ justamente da Lenovo. Pensei ‘Ok tenho até março para cumprir isso, depois vou anunciar minha saída do mercado e voltar para minha vida oculta’. Fizemos esse evento e no final dele a Lenovo me convidou para apresentar um evento deles, mas o que eu não fazia ideia é que a Camilota e nosso empresário tinham conversado com a marca para me oficializar como embaixadora Lenovo Legion.

Fui apresentar o evento, estava lá no palco conversando, no final a diretora da Lenovo, Raquel, uma pessoa que admiro muito, simplesmente começou a falar algumas coisas e no final disse ‘E pra contemplar tudo o que fizemos até o momento, precisamos de um embaixador Todo Mundo Joga como embaixador Lenovo, e essa embaixadora está aqui do meu lado’. Eu comecei a chorar, todo mundo começou a chorar. Fiquei muito feliz e aquilo acendeu dentro de mim que não era o momento de parar e que eu tinha caminhos para abrir para outras pessoas”, finalizou Maah Lopez.

Fonte: Lenovo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade