Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BGS 2023: Empresa já conseguiu mais de R$ 5 milhões em restituições para streamers da Twitch

WeAccount faz contabilidade especializada em negócios digitais e ajuda criadores de conteúdo com impostos

12 out 2023 - 18h33
(atualizado às 19h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Murilo e Panda são fundadores da WeAccount
Murilo e Panda são fundadores da WeAccount
Foto: WeAccount / Divulgação

Os criadores de conteúdo da Twitch já se acostumaram, ainda que a contragosto, com o grande repasse de seus ganhos para a plataforma. Entretanto, a empresa de contabilidade WeAccount está se destacando no mercado por conseguir que os streamers recebam de volta quantias pagas em impostos à Twitch. Até o momento, já foram mais de R$ 5 milhões restituídos.

A cobertura da Brasil Game Show 2023 no Terra Game On é um oferecimento da Cruzeiro do Sul Virtual, a instituição de ensino superior que se reinventa todos os dias para garantir cursos fantásticos e um futuro brilhante para estudantes em todo o Brasil!

Veja o que há de melhor na Brasil Game Show:

Presente na Brasil Game Show 2023, o Game On conversou com os fundadores da WeAccount, que explicaram o lugar no mercado que ocupam. Murilo Lima, Contador e Cofundador, e Junior "PrimoPanda" Biavatti, cofundador, falaram sobre a importância de divulgar os direitos que os streamers do Brasil possuem.

Recuperar um dinheiro que é do streamer

De acordo com Panda, a empresa tenta mostrar para os criadores de conteúdo que aquele é um direito dele. E o processo não é feito com a Twitch, mas com a receita americana, de forma a mostrar que foram cobrados impostos indevidos.

"Esse dinheiro é teu. A Twitch tem uma obrigação fiscal nos Estados Unidos que eles tem que informar a receita. A gente faz um trabalho direto com a receita americana. A gente chega pra receita e fala ‘esse cara pagou tanto no imposto, mas isso aqui é indevido, ele deveria ter pago tanto’. Tem casos que a gente recupera 20%, 22% daqueles 30% pagos nos últimos três anos", comenta Panda.

Murilo, que trabalha diretamente com os cálculos tributários que a empresa realiza, comenta que eles buscam, além de manter o negócio vivo, democratizar a informação. Ele aponta que, a depender do caso, os streamers podem estar pagando dobrado o tributo, uma vez que também declaram para a receita do Brasil.

"Se você for parar para pensar, por não haver o acordo de tributação realmente, ele é taxado automaticamente em 30% e se ele declara isso como pessoa física aqui no Brasil é até 27,5% de novo. Se parar pra pensar, é dois terços da receita dele que ele tá pagando em imposto", aponta Murilo.

Fomentar o cenário

Como apontado anteriormente, a realidade do streamer da Twitch tem sido cada vez mais dura em termos lucrativos. Neste sentido, Murilo acredita que o trabalho da WeAccount é positivo para o cenário, uma vez que pode motivar os criadores a investir na carreira.

"Tem o impacto de realmente fomentar o cenário. Porque como estamos viabilizando isso aí dos últimos três anos, a gente faz retroativo, é um dinheiro que vem inesperado, que ele não sabia que tinha possibilidade e ele consegue re-injetar, investindo em setup, por exemplo", analisa e reforça que a restituição dos criadores pode recuperar impostos pagos até do ano de 2019.

Já Panda aproveita para informar que a empresa está ampliando este serviço de contabilidade para outros meios digitais. De acordo com ele, a WeAccount identificou oportunidades de restituição para desenvolvedores menores na Steam, sejam de jogos ou até mesmo designers de skins. Outro meio que a empresa observa é o de premiações no Fortnite.

Por fim, Panda conta que a empresa só cobra dos seus clientes em caso de sucesso na restituição e a consultoria inicial é gratuita: "A gente trabalha não só pro cara que ganha muito dinheiro, mas também para o criador menor."

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade