BGS 2024: Dune Awakening será acessível e moderno, diz Bruno Nunes
O Game On conversou com Bruno Nunes, o diretor artístico de Dune Awakening, que revelou vários detalhes do desenvolvimento do game
O Game On teve a oportunidade de entrevistar Bruno Nunes, diretor artístico de Dune Awakening, novo game baseado nos filmes e livros Dune. Previsto para 2025, o game mistura elementos de games de sobreviência com MMO, e Bruno pode nos explicar como foi esse processo. Confiram:
Game On: Obrigado, Bruno, por nos conceder essa entrevista. Você é o diretor artístico de Dune Awakening, função que normalmente vemos associada a filmes ou animações. Então, primeiramente, poderia explicar aos nossos leitores em que consiste seu trabalho do lado dos vídeo games.
Bruno Nunes: Para mim também é uma honra, sempre adoro poder conversar com as pessoas. Então, eu sou um dos diretores de arte de Dune Awakening, minha formação foi em arquitetura, então minhas especialidades são enviromental arts, construções, estruturas. E qual é a função de um diretor de arte em um jogo? Bem, ela não é diferente da de um filme ou de uma série de televisão, mas existem diferentes focos. O de um diretor de arte em um jogo é essencialmente garantir a consistência da arte, definir uma linha estética que todos possam seguir para o jogo todo. É preciso que o diretor de arte defina uma linha visual e certifique que ela seja seguida por toda a equipe para que o resultado pareça que tenha sido feito por uma única pessoa. São muitos artistas e cada um tem sua própria interpretação. Um bom diretor de arte é aquele que consegue delinear uma linha e uma mensagem que possa ser seguida por todos.
Game On: Dune Awakening é um MMO, portanto foi feito para se jogar pela internet, um grande desafio desses jogos é o desempenho. Como aplicar uma visão artística interessante de uma forma que uma grande variedade de máquinas possa rodar?
Bruno Nunes: Em termos de performance, estamos constantemente otimizando o jogo (que ainda está em fase beta) para que rode no máximo de máquinas possível. Estamos usando a Unreal Engine 5 e aproveitando vários recursos como o Lúmen e outros, que além de serem visualmente complexas, têm boa performance, então temos esse diferencial. Estamos tirando o máximo que podemos da engine para unir o melhor visual com a melhor performance.
Game On: Dune Awakening é baseado nos filmes mais recentes de Dune. Então como seria transformar essas influências em material de jogo?
Bruno Nunes: Dune Awakening foi bastante influenciado pelo primeiro filme do Denis Villeneuve, inclusive tivemos a oportunidade de visitar os sets de filmagem, nossa equipe visitou o Ecology-Labs, entre outros sets. Foi uma produção muito grande e tentamos transportar isso para o jogo. Os filmes foram uma influência essencialmente estética, os livros foram do lado dos diálogos e das mecânicas, então combinamos as duas coisas.
Game On: Com relação ao filme, quais partes do roteiro puderam ser transportadas para o jogo? Não apenas em termos estéticos, mas também com relação a pontos importantes da história, acontecimentos?
Bruno Nunes: Dune Awakening se passa em um universo paralelo. Nossa história foi discutida (e aprovada pelo Frank Herbert) de forma unir os livros e os filmes. Se fossemos seguir só os livros, não haveria a Atreides, por exemplo, e também queríamos trazer as duas facções Atraides e Harkonnen, então há todo um leque de possibilidades novas que continuam a ser altamente baseadas no filme, não só nos livros, mas esteticamente no filme, é um balanço entre as duas coisas. Enfim, existe uma ligação com os livros, mas é uma história paralela.
Game On: Em termos de desenvolvimento, o jogo foi pensado desde o início como um MMO?
Bruno Nunes: Não, o jogo é na sua essência, no seu core, um survival. Com características de MMO. Temos os Social Hubs. Mais à frente, vai ter os Social Hubs, vai ter o Marketing Marketplaces, que é o Home Exchange, onde você pode vender as suas criações. Você vai poder criar Blueprints das suas construções arquitetônicas, vender e até leiloá-las. São features de MMO. E por que MMO, por que não ficamos só no survival? Por que um survival tende a se tornar repetitivo com o passar das horas. Dune Awakening foi bem balanceado nesse sentido, para quem nunca jogou um survival, acho que o New Awakening é a plataforma ideal para começar.
Game On: E em relação ao feedback dos jogadores? Como é que você tem sentido? O que o pessoal tem experimentado?
Bruno Nunes: Tem sido positivo. Awakening é mais simples, mais acessível, sem toda aquela tutorialização que assusta os jogadores em outros jogos.
Game On: E quais jogos influenciaram Dune Awakening em termos de game design?
Bruno Nunes: Nosso jogo anterior, Conan Exiles, foi nossa grande base. Nós aprendemos muito com o feedback do público e aplicamos esse conhecimento agora em Awakening. Dune é um jogo completamente novo, tudo foi feito do zero, não reaproveitamos quase nada do jogo anterior, o que fizemos foi adaptar e ouvir os jogadores. "Tunamos" as mecânicas de jogo ao máximo para entregar um jogo acessível e moderno, mas sem ser simples demais para os jogadores mais hardcores.
Game On: Bruno, muito obrigado pela entrevista e para encerrar, você gostaria de deixar uma mensagem aos jogadores?
Bruno Nunes: Uma curiosidade para vocês: se forem devorados pela Sandworm, ele engole tudo, menos as suas cuecas, suas roupas de baixo ficam (risos) Ok, visitem o site duneawakening.com, o jogo está próximo de ser lançado, previsto para início de 2025, lá nós vamos atualizando e peço que fiquem atento às novidades!