BGS 2024: "Trabalhar em Baldur's Gate 3 foi incrível", diz Neil Newbon
Ator que interpretou personagens famosos de games como Nikolai, Nemesis e Astarion, conta sua trajetória
Ator, dublador, diretor e produtor, o britânico Neil Newbon se especializou na captura de movimentos e com tempo interpretou diversos personagens de grandes games, como Nikolai e Nemesis em Resident Evil 3, Karl Heisenberg em Resident Evil Village e mais recentemente Astarion em Baldur's Gate 3. Aclamado pelo público da BGS 2024, e bastante requistado em sua breve estadia por São Paulo, o ator encontrou um tempo para conversar com o Terra Game On, Confiram:
Game On: Em primeiro lugar, gostaria de agradecê-lo por nos receber e nos conceder esta entrevista. Para começar, como tem se sentido aqui no Brasil? É a sua primeira vinda aqui?
Neil Newbon: Na verdade é a minha primeira vinda à América Latina. Tem sido muito interessante, é uma pena que eu não possa explorar mais pois eu tenho que voltar para trabalhar na Europa, então meu tempo aqui é bastante limitado. São Paulo é uma cidade bastante interessante e movimentada, as pessoas aqui foram muito gentis e acolhedoras, eu gostei bastante.
Game On: Como você começou sua carreira como ator e qual foi o primeiro game em que você trabalhou?
Neil Newbon: Eu comecei como ator, com a arte dramática, quando fui ao National Theatre, com o Ed Wilson, que infelizmente faleceu há bastante tempo. Algumas pessoas que saíram de lá, como o Tom Hardy, o Daniel Craig, se tornaram atores imensamente importantes. De lá eu fui notado por um agente e comecei a trabalhar, foi quando percebi que precisava treinar, então pratiquei método de interpretação (method acting) por muitos anos, desenvolvi bastante minhas habilidades, aprendi bastante sobre atuação...eu ainda treino, em muitos sentidos eu ainda me considero um estudante.
E por volta de 15 anos atrás eu fiquei sem opções em termos de casting, pois tinha que competir contra celebridades que eu não podia vencer em um teste para um filme, simplesmente porque eu não era famoso e não importava o quão bom eu fosse. Eu estava quase desistindo da atuação quando eu encontrei trabalho com games, mais ou menos no mesmo mês que eu estava pronto para abandonar a atuação . O primeiro videogame que eu fiz foi em Ghost Recon Future Soldier, da Ubisoft, isso em 2009 ou 2010. E através dos games eu pude "retirar meu rosto", eu posso fazer qualquer tipo de personagem e interpretar qualquer personagem, um cara novo, um cara velho, um mago, um elfo...foi bastante libertador, me permitiu me divertir na interpretação dos personagens.
Game On: E nesse sentido, como foi descobrir a atuação via MOCAP? Deve ser bastante diferente da atuação, digamos, tradicional?
Neil Newbon: Hm, sim e não. Eu vejo como um amálgama entre filme e teatro, então eu uso técnicas de ambas as disciplinas, e de fato eu acho bastante libertador, porque as coisas estão longe e perto simultaneamente, Então não é realmente necessário saber onde as câmeras vão estar, o que significa que você pode ser você mesmo, ser o personagem sem se preocupar com o ambiente em volta, como disse, é bastante libertador, eu gosto muito.
Game On: Como foi trabalhar para a Larian Studios?
Neil Newbon: Foi sensacional! Eu acho que foi uma das melhores companhias com quem já trabalhei. É uma bela companhia, pois eles realmente pensam primeiro no jogador. Eles de fato gastaram horas e horas trabalhando em coisas que o jogo "não precisa", mas que eles escolheram fazer para os jogadores, acho isso incrível. Do início ao fim eu tive uma bela experiência na Larian, foi uma das melhores companhias com quem já trabalhei, e se eu tiver a sorte de ser chamado para trabalhar novamente com eles, irei com certeza. Todo mundo lá tem a mesma cultura de carinho e apoio e eles conseguiram, entregaram uma obra prima.
Game On: você se lembra de alguma história engraçada quando trabalhou para a Larian, durante as filmagens para o Astarion?
Neil Newbon: sim, rolaram muitas coisas engraçadas, várias histórias, mas não posso contar porque elas são confidenciais! (risos) Eu me diverti muito lá, fiz muitos amigos, também dirigi, prestei consultoria, fiz MOCAP de criaturas, também atuei como consultor para o estúdio, fui para Quebec para ensinar os animadores sobre a performance sobre MOCAP, foi tudo incrível...
Game On: Quais são seus planos em relação a novos games, projetos de cinema, atuação...
Neil Newbon: eu tenho alguns projetos sobre os quais não posso falar, questões de confidencialidade. Eu estou participando de 8 projetos como ator, também estou em um como diretor, tem projetos como produtor, como consultor, assim como a parte de atuação que é separada. Também voltarei a fazer workshops, que pretendo expandir para o Canadá, além do Reino Unido, a companhia de produção vai bem...então estou ocupado pra caramba! (risos) Ah e ainda tem o canal da Twitch!
Game On: Então você já é gamer a bastante tempo?
Neil Newbon: Sim! O meu primeiro videogame foi um ZX Spectrum, eu costumava comprar aquelas revistas com listas de programação de como fazer um jogo, era bem legal.
Game On: então para finalizarmos, você gostaria de deixar uma mensagem para a comunidade gamer brasileira, para seus fãs?
Neil Newbon: Muito obrigado a todos vocês pelo apoio e pelo interesse pelo meu trabalho. Obrigado a todos que gostam dos meus personagens, fico grato que eles os tenham divertido e espero continuar podendo fazer isso ainda por muitos anos. Espero que as pessoas ainda tenham muitos personagens para amar ou odiar, dependendo do gosto (risos). Então agradeço por ser aceito em tantas comunidades de fãs. Obrigado Brasil!