"O Odyssey 3D está chamando muita a atenção", diz Samsung na BGS 2024
Game On conversou com a empresa em estande, que deu mais detalhes sobre seu inovador monitor gamer 3D que dispensa óculos especiais
A Samsung tem um dos maiores estandes na Brasil Game Show 2024, a maior feira de jogos eletrônicos da América Latina que acontece entre 9 e 13 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, e entre seus vários produtos apresentados ao público, o inovador monitor gamer Samsung Odyssey 3D, é um dos grandes destaques.
Apresentado pela primeira vez no Brasil, o produto traz a promessa de garantir jogos 3D imersivos sem a necessidade de óculos. Game On esteve no estande da empresa e conferiu de perto a novidade, e ainda batemos um papo com Marina Correia, gerente de monitores da Samsung, que deu mais detalhes sobre o dispositivo.
Confira a seguir.
Game On: Muito obrigado por receber o Terra Game On! Sobre os novos monitores, as novas linhas, o que já dá para adiantar em termos de novos recursos, sobretudo para o lado do videogame?
Marina: Eu acho que a grande atração aqui, a grande novidade neste ano é o Odyssey 3D, que é um produto que ainda é protótipo, ele não tem previsão, mas a gente quis trazer essa tecnologia em primeira mão. Ele é um produto que foi premiado da CES, e foi exposto na Gamescom da Alemanha recentemente, e veio direto pra cá, para o público brasileiro na BGS. E o que chama muito a atenção dele é que ele é um monitor 3D que não precisa de óculos, é muito simples e é muito prático para o usuário.
Game On: Em relação a outros games, ele já é adaptado para isso, já que já foi feito com isso em mente?
Marina: Para você poder usar a funcionalidade 3D, o game tem que ser compatível. A gente está aqui hoje, ele é um protótipo, estamos aqui com um parceiro demonstrando o Lies of P, game que ele tem essa essa compatibilidade, então o jogo precisa ser compatível com essa tecnologia.
Game On: Por outro lado, os games são muito sensíveis quanto ao tempo de resposta, né?
Marina: Por ser Odyssey, todo mundo que é da família Odyssey tem muita performance, então para ser Odyssey tem que ter no mínimo 144hz de atualização. O Odyssey 3D vai ter no mínimo 165hz, 1 milissegundo e ele vai ser 4K. Então estamos falando de um produto com alta resolução e alta performance.
Game On: 4K nativo?
Marina: 4K nativo, e aí quando ele for lançado, aqui é um protótipo, a ideia é que o produto final o consumidor possa escolher se vai usar ele na função 2D, ou 3D. Então, quando o jogo for compatível você usa o 3D, quando não, você pode aproveitar toda a performance do seu monitor Odyssey numa tela 2D também.
Game On: E nesse sentido, o que essa tela está trazendo de novo em relação aos jogos, exibição, taxa de resposta?
Marina: Como que funciona essa tecnologia e poder exibir em 3D sem óculos, né? São três features que a gente junta no produto, acho que essa é a grande novidade do produto. Então, primeiro a gente tem uma lente lenticular que vai estar no painel frontal dessa tela, que essa lente vai permitir que o painel transmita duas imagens, uma para o olho direito, outra para o esquerdo, e aí, pra poder fazer o posicionamento correto, bem na borda superior, estão posicionadas duas câmeras bem pequenininhas que elas possuem o recurso Eye Tracking. Então ela fica rastreando dessa forma, monitorando seu olho pra saber exatamente para onde lançar aquela imagem. E aí tem um terceiro e último recurso, que é o View Map, que vai permitir através dele faz toda sua análise para colocar qual imagem onde. E é a junção de tudo que dessa essa sensação de imersão.
Game On: Então é um 3D estereoscópico mesmo?
Marina: Eu diria que é o 3D de verdade, que a gente não precisa daqueles óculos pra gente fazer essa imersão do usuário
Game On: Você falou das câmeras, do Eye Tracking, uma preocupação muito grande para quem assiste em 3D, que geralmente é uma limitação desse formato, são as pessoas que são mais sensíveis a imagens tridimensionais, por exemplo, há pessoas que sofrem náuseas em exibições longas. Já houve um teste sobre isso?
Marina: Então assim, já tem um feedback nesse sentido. Por enquanto a gente fez alguns testes com ele, porque como falei, existem poucos protótipos aqui. E a gente já está tendo um feedback aqui dos usuários que é muito mais imersivo e que você não sente tanto aquela tontura inicial, então a gente está se divertindo positivos quanto a isso.
Game On: E com relação a, digamos assim, linha tradicional, o que a Samsung quer trazer para os jogadores?
Marina: A primeira coisa, quando a gente fala de monitor aqui, você vai perceber que é a pluralidade do nosso estande e que a gente tem diversos monitores com specs diferentes. Então eu tenho desde produtos básicos, aquele "pãozinho quente", 144hz, 1 milissegundo e ajuste de altura, para quem não tem um setup tão parrudo. Então a gente tem esse produto e a gente tem até produtos com um spec muito premium. Então, por exemplo, um OLED G6 e um G8, que são produtos que junto a alta qualidade da imagem do OLED com resoluções mais altas e com altíssima performance.
Então por exemplo, o OLED G6 apresenta 160hz taxa de atualização com 0,03 milissegundos de tempo de resposta. A gente também tem produtos enormes, como o NEO G9, que é 57 polegadas, é o que a gente chama de Super Ultra Wide, pra quem quer pura imersão. A gente tem produtos com feature para aquelas pessoas que, que por exemplo, usam vários PCs e queriam usar uma única tela, no ARC que você consegue ligar quatro PCs em um único monitor e controlar tudo através de um único mouse e teclado através de um chaveiro KVM na nativo do monitor. Então a ideia é que a gente tem diferentes tipos de produtos para as diferentes necessidades do mercado de consumidores gamers de monitor.
Game On: Qual é o maior segmento de monitores?
Marina: Hoje em dia os monitores de 24 polegadas são o maior segmento e em gamer isso se repete e tal, mas o que a gente vê é um crescimento muito maior no segmento gamer do que no segmento tradicional. No tradicional, a projeção é que vai crescer 3,2%, enquanto que no segmento de monitores, a projeção passa de 30%. E quando vamos analisar os dois mercados, notamos que o gamer ele tem uma concentração em produtos mais especificados.
Por exemplo, o consumidor que antes comprava um 144 e 1ms, a gente já começa a ver uma tendência de crescimento maior no segmento 240 e segmentos de mais altas taxas de atualização, e mas também a gente faz uma marcação no segmento que é maior do que 34 polegadas que também tem um crescimento dos monitores Super Ultra Wide e Ultra Wide. Então e o Brasil é um país muito de muitos "early adopters", os "tech freaks" que amam as novidades. É por isso que a gente traz produtos tão disruptivos.
Game On: E como é que tem sido o feedback aqui do público aqui em relação ao Odyssey 3D?
Marina: Nós sempre temos feedbacks positivos no estande como um todo. Na parte de 3D, o Odyssey 3D está chamando muita atenção e o feedback que a gente está tendo tem sido muito positivo, que são muitas pessoas dizendo "poxa, esse é um 3D de verdade! Eu consigo realmente me sentir dentro quando parece que você está atrás do personagem", então eu acho que ele vale a pena quem quiser conferir, como falei, tem as features como o Eye Tracking, e quem quiser ver mesmo como é, tem que vir aqui para conferir!