Breakout: conheça o jogo criado por Steve Jobs e Wozniak
Veja curiosidades de Breakout, clássico da Atari, que completa 45 anos
Há 45 anos, em 1976, o mundo dos video games era completamente diferente do que é hoje: a Microsoft era uma pequena empresa recém fundada, a Sony era conhecida por seus eletrodomésticos, enquanto que a Nintendo era uma desconhecida companhia japonesa de cartas de baralho e brinquedos que começava a se aventurar no nascente ramo de jogos eletrônicos. O mercado de games se concentrava nas salas de arcades e fliperamas, onde gigantes da época como Williams, Taito e Atari, se duelavam pela atenção dos clientes.
Foi neste cenário disputado que a Atari emplacou um de seus maiores sucessos: Breakout, um jogo desenvolvido por uma dupla que faria história não só no mundo dos games, mas em toda a indústria de computação: Steve Jobs e Steve Wozniak, os criadores da Apple.
Confira a seguir 10 curiosidades sobre o game e porque ele foi tão importante:
O desafio de Bushnell
Nolan Bushnell, fundador da Atari, precisava lançar rapidamente um game no concorrido mercado de jogos de arcades e então propôs um desafio a seus funcionários: ofereceu US$ 700 (um dinheirão para a época) para alguém desenvolver um jogo em até 4 dias, devendo economizar o máximo possível de chips na placa de circuito-impresso. Steve Jobs, que naquele tempo trabalhava na Atari, topou o desafio.
Chips, muitos chips
As placas de circuito-impresso dos jogos da Atari na época tinham cerca de 75 chips, e Jobs receberia um bônus por cada chip a menos que o jogo tivesse. Wozniak então conseguiu desenhar um circuito impresso com cerca de 40 chips. Mas seu desenho foi considerado tão complicado pelos engenheiros da Atari, que uma versão final da placa terminou tendo 100 chips.
A malandragem de Jobs
Não apenas Steve Jobs cumpriu o desafio como ele foi malandro: Jobs chamou seu grande amigo e "parça" Steve Wozniak para completar a tarefa, prometendo rachar ao meio os US$700 oferecidos por Bushnell como pagamento pelo projeto. Mas Jobs não contou a "Woz" a parte do bônus por chips retirados, e ele embolsou a grana extra sozinho.
O Easter Egg de Woz
Além de ter sido o principal responsável por Steve Jobs vencer o desafio proposto por Bushnell, Steve Wozniak ainda incluiu um "easter egg" na programação de Breakout, que uma vez acionado, fazia o jogo entrar em modo "autoplay".
Cores por fora
Hoje soa estranho, mas é verdade: Breakout foi desenvolvido em preto e branco, ganhando cores graças a um "overlay" aplicado sobre as telas dos gabinetes de arcade. Era um truque adotado por alguns jogos para acrescentar cores e até cenários de fundo!
Cocktail
Lançado originalmente para arcades, Breakout também contou uma versão menos conhecida, um gabinete horizontal conhecido por “cocktail”, em que até dois jogadores podiam jogar sentados.
Breakout na Apple
Pouco depois do lançamento de Breakout, Jobs e Wozniak sairam da Atari para fundar a Apple. Em 1977 eles lançaram o Apple II, primeiro computador pessoal da companhia dedicado ao grande público. Um dos destaques da máquina era sua capacidade de rodar jogos, e Breakout foi um dos primeiros títulos desenvolvidos para o Apple II.
Sucesso no Atari
Quando o console Atari 2600 foi lançado, Breakout foi portado para ele, tornando-se uma das versões mais conhecidas desse jogo. Ao lado de jogos como Space Invaders e Pac Man, Breakout foi um dos grandes sucessos do console.
Super Breakout
Breakout ganhou uma sequência lançada dois anos depois, em 1978, chamada Super Breakout, que em 1982 foi portado e incluído na caixa do console Atari 5200.
Inspiração
Breakout foi o "pai" e grande inspiração de Arkanoid, da Taito, que fez sucesso em várias plataformas dez anos depois, em 1986.