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Breakout: conheça o jogo criado por Steve Jobs e Wozniak

Veja curiosidades de Breakout, clássico da Atari, que completa 45 anos

15 jun 2021 - 08h59
(atualizado em 18/6/2021 às 17h25)
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Breakout, jogo do Atari
Breakout, jogo do Atari
Foto: guimove.fr / Reprodução

Há 45 anos, em 1976, o mundo dos video games era completamente diferente do que é hoje: a Microsoft era uma pequena empresa recém fundada, a Sony era conhecida por seus eletrodomésticos, enquanto que a Nintendo era uma desconhecida companhia japonesa de cartas de baralho e brinquedos que começava a se aventurar no nascente ramo de jogos eletrônicos. O mercado de games se concentrava nas salas de arcades e fliperamas, onde gigantes da época como Williams, Taito e Atari, se duelavam pela atenção dos clientes.

Seawolf (esquerda), Speed Race (direita), Gun Fight (esquerda, embaixo) e 280 ZZZap (direita, embaixo)
Seawolf (esquerda), Speed Race (direita), Gun Fight (esquerda, embaixo) e 280 ZZZap (direita, embaixo)
Foto: André Franco / Arte

Foi neste cenário disputado que a Atari emplacou um de seus maiores sucessos: Breakout, um jogo desenvolvido por uma dupla que faria história não só no mundo dos games, mas em toda a indústria de computação: Steve Jobs e Steve Wozniak, os criadores da Apple.

Confira a seguir 10 curiosidades sobre o game e porque ele foi tão importante:

O desafio de Bushnell

Nolan Bushnell
Nolan Bushnell
Foto: High Score! The illustrated History of Electronic Games / Reprodução

Nolan Bushnell, fundador da Atari, precisava lançar rapidamente um game no concorrido mercado de jogos de arcades e então propôs um desafio a seus funcionários: ofereceu US$ 700 (um dinheirão para a época) para alguém desenvolver um jogo em até 4 dias, devendo economizar o máximo possível de chips na placa de circuito-impresso. Steve Jobs, que naquele tempo trabalhava na Atari, topou o desafio.

Chips, muitos chips

Foto com chips de computador
Foto com chips de computador
Foto: Reprodução

As placas de circuito-impresso dos jogos da Atari na época tinham cerca de 75 chips, e Jobs receberia um bônus por cada chip a menos que o jogo tivesse. Wozniak então conseguiu desenhar um circuito impresso com cerca de 40 chips. Mas seu desenho foi considerado tão complicado pelos engenheiros da Atari, que uma versão final da placa terminou tendo 100 chips.

A malandragem de Jobs

Steve Jobs e Steve Wozniak
Steve Jobs e Steve Wozniak
Foto: livro High Score! The illustrated History of Electronic Games / Reprodução

Não apenas Steve Jobs cumpriu o desafio como ele foi malandro: Jobs chamou seu grande amigo e "parça" Steve Wozniak para completar a tarefa, prometendo rachar ao meio os US$700 oferecidos por Bushnell como pagamento pelo projeto. Mas Jobs não contou a "Woz" a parte do bônus por chips retirados, e ele embolsou a grana extra sozinho.

O Easter Egg de Woz

Steve Wozniak ainda incluiu um "easter egg" na programação de Breakout, que uma vez acionado, fazia o jogo entrar em modo "autoplay"
Steve Wozniak ainda incluiu um "easter egg" na programação de Breakout, que uma vez acionado, fazia o jogo entrar em modo "autoplay"
Foto: Breakout / Reprodução

Além de ter sido o principal responsável por Steve Jobs vencer o desafio proposto por Bushnell, Steve Wozniak ainda incluiu um "easter egg" na programação de Breakout, que uma vez acionado, fazia o jogo entrar em modo "autoplay".

Cores por fora

Breakout
Breakout
Foto: Breakout / Reprodução

Hoje soa estranho, mas é verdade: Breakout foi desenvolvido em preto e branco, ganhando cores graças a um "overlay" aplicado sobre as telas dos gabinetes de arcade. Era um truque adotado por alguns jogos para acrescentar cores e até cenários de fundo!

Cocktail

Gabinete com o Breakout
Gabinete com o Breakout
Foto: arcade-museum.com / Reprodução

Lançado originalmente para arcades, Breakout também contou uma versão menos conhecida, um gabinete horizontal conhecido por “cocktail”, em que até dois jogadores podiam jogar sentados.

Breakout na Apple

Breakout nos antigos computadores da Apple
Breakout nos antigos computadores da Apple
Foto: High Score! The illustrated History of Electronic Games / Reprodução

Pouco depois do lançamento de Breakout, Jobs e Wozniak sairam da Atari para fundar a Apple. Em 1977 eles lançaram o Apple II, primeiro computador pessoal da companhia dedicado ao grande público. Um dos destaques da máquina era sua capacidade de rodar jogos, e Breakout foi um dos primeiros títulos desenvolvidos para o Apple II.

Sucesso no Atari

Captura de tela do jogo Breakout
Captura de tela do jogo Breakout
Foto: Breakout / Reprodução

Quando o console Atari 2600 foi lançado, Breakout foi portado para ele, tornando-se uma das versões mais conhecidas desse jogo. Ao lado de jogos como Space Invaders e Pac Man, Breakout foi um dos grandes sucessos do console.

Super Breakout

Capa do Super Breakout no Atari
Capa do Super Breakout no Atari
Foto: Breakout / Reprodução

Breakout ganhou uma sequência lançada dois anos depois, em 1978, chamada Super Breakout, que em 1982 foi portado e incluído na caixa do console Atari 5200.

Inspiração

Breakout foi o "pai" e grande inspiração de Arkanoid, da Taito, que fez sucesso em várias plataformas dez anos depois, em 1986
Breakout foi o "pai" e grande inspiração de Arkanoid, da Taito, que fez sucesso em várias plataformas dez anos depois, em 1986
Foto: emuparadise.me / Reprodução

Breakout foi o "pai" e grande inspiração de Arkanoid, da Taito, que fez sucesso em várias plataformas dez anos depois, em 1986.

Fonte: Game On
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