Capcom Fighting Collection traz ótimos jogos de luta
Coletânea resgata clássicos dos arcades e games que tinham ficado apenas no Japão
A Capcom foi uma das produtoras de games mais prolixas nos anos 1990, época em que reinava absoluta nas casas de fliperama, ainda mais depois do sucesso de Street Fighter II. A coletânea Capcom Fighting Collection é um belo registro desta época na história da produtora, reunindo 10 jogos de luta, inclusive a melhor versão de Street Fighter II, toda a série Darkstalkers e a primeira adaptação de Red Earth para consoles domésticos.
O pacote completo inclui os seguintes games, em suas versões japonesas e americanas (quando disponíveis):
- Cyberbots - Fullmetall Madness
- Hyper Street Fighter II The Anniversary Edition.
- Darkstalkers: Night Warriors
- Night Warriors: Darkstalkers' Revenge
- Vampire Savior: The Lord of Vampire
- Vampire Hunter 2: Darkstalkers' Revenge
- Vampire Savior 2: The Lord of Vampire
- Pocket Fighter
- Super Puzzle Fighter II X
- Red Earth
Desses jogos, só Cyberbots tinha aparecido nas plataformas mais recentes, como parte da plataforma Capcom Arcade Collection. Alguns dos outros estavam 'sumidos' desde os dias do PlayStation 2 ou até antes e só por isso, a Fighting Collection já vale a pena.
Como eu disse em minhas primeiras impressões do pacote, o carro-chefe aqui é a franquia Darkstalkers. Criada quando a Capcom sentiu que Street Fighter II estava ficando velho, a série traz monstros das mitologias ocidentais e japonesa para trocar sopapos. Os personagens e seus golpes estão entre os mais criativos já vistos nos arcades. Temos que admitir, não é todo dia que um zumbi rockstar transforma o adversário em uma bola de basquete e acaba com ele em uma enterrada!
Red Earth é outro tesouro que finalmente ganha uma versão doméstica. Até então, o game estava disponível apenas para arcades. Neste jogo que mais parece uma aventura, o jogador escolhe entre quatro herói fantásticos e enfrenta oito chefes monstruosos ao longo de uma jornada. Há um modo versus, mas infelizmente, só é possível controlar os heróis nestas lutas. Red Earth também chama a atenção por trazer a possibildiade de executar os oponentes no fim das lutas, meio ao estilo de Mortal Kombat.
É legal ver Red Earth de volta, sendo apresentado para muitos jogadores pela primeira vez. Certamente, alguns vão reconhecer a skin de Leo em Street Fighter 5 ou mesmo o cinturão do personagem que apareceu em Dragon's Dogma: Dark Arisen.
Entre os outros games inclusos no pacote, vale destacar Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition. Se trata da melhor versão do clássico que definiu o gênero de pancadaria. O jogo foi lançado pela última vez no PlayStation 2 e permite jogar com todas as versões dos lutadores, desde World Warriors até Super Turbo. São 65 variações dos combatentes para escolher - é bem melhor do que Ultra Street Fighter II, pode confiar.
Todos os jogos oferecem suporte para partidas online e é possível criar um salvamento rápido por vez. A coleção também traz um museu com galerias de arte e trilhas sonoras dos jogos e uma aba para acompanhar o progresso do jogador em cada um dos 10 games.
Considerações
Capcom Fighting Collection é mais um pacote caprichado de jogos clássicos da produtora japonesa, desta vez reunindo todos os Darkstalkers e outros games de luta do passado. Poder jogar alguns destes games pela primeira vez no conforto de casa e disputar partidas online é muito bom. Mas melhor ainda vai ser reunir os amigos na sala de estar para tirar 'contras' nos jogos da coleção.
A Capcom Fighting Collection chega em 24 de junho para PC (via Steam), PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Capcom.