Com streamers e nostalgia, trilhas de games invadem Spotify
Serviço de streaming possui mais de 10 milhões de playlists com títulos relacionados a games
Segundo dados do Spotify, a reprodução de música e podcasts em consoles de jogo aumentou 23% no Brasil em 2021. Os streamers atribuíram um papel-chave para a música enquanto transmitem suas partidas em plataformas como Discord ou Twitch.
Já são mais de 10 milhões de playlists na plataforma que contêm palavras como “gaming”, “videogame”, “gamer”, “League of Legends” ou “Fornite” no título.
Entre as playlists mais emblemáticas criadas especialmente pelo Spotify estão Top Gaming Tracks e Top Gaming Latinoamérica. Essa última teve um crescimento de 35% no Brasil no último ano.
A revolução 8-Bits
Os gamers ‘old school’, que vibram com os clássicos do arcade e consoles retro, também têm um gênero musical que chega às playlists do Spotify: a música em 8 bits. Playlists com as clássicas trilhas de jogos e também clássicos da música convertidos a esse estilo criaram grande audiência e fãs da nostalgia.
Considerando o mundo todo, o consumo desse formato de música cresceu 24% em 2021 na comparação com os primeiros oito meses do ano anterior. O crescimento da playlist "8 Bits Hits" foi ainda maior, subindo 36% no mesmo período.
Sinfonia Gamer
Se você gosta de jogar com as músicas icônicas de cada game, as bandas responsáveis pelas trilhas originais também encontraram um lugar no Spotify. É o caso da playlist "Sinfonia Gamer", que tem curadoria da própria plataforma e reúne composições épicas de títulos como The Last of Us, Donkey Kong, Pokémon ou Final Fantasy.