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Como começar a fazer lives na Twitch

Dicas para você criar seu canal e fazer streaming de jogos

9 nov 2021 - 11h25
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Twitch
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Foto: Twitch / Reprodução

Fazer lives de games pode ser um hobby para muitas pessoas, enquanto para outras é uma atividade profissional. Mesmo antes da pandemia de Covid-19, o consumo de entretenimento ao vivo já havia se tornado muito presente na rotina dos gamers - e não são poucos os que sonham em viver das suas lives, se tornar  uma estrela da Twitch ou de outras plataformas de streaming, como o Gaulês, El Gato, Ninja ou Alanzoka.

Existem muitos fatores que levam ao estrelato: pode ser a habilidade ou conhecimento do streamer sobre um jogo específico, o acesso a títulos exclusivos ou seu carisma para reunir uma comunidade. Com a popularização das plataformas que permitem a produção e compartilhamento de conteúdo, muita gente se pergunta: por onde começar? Eu já passei por isso e sei que não é um caminho dos mais simples. Para ajudar você a dar os primeiros passos como streamer de games, preparei algumas dicas. Confira!

Pense bem no nome do canal

Aba de Sugestões da Twitch
Aba de Sugestões da Twitch
Foto: Twitch / Reprodução

Na Twitch, seu nickname de usuário é o nome do seu canal. Dedique um tempo para pensar nele, é a sua marca na plataforma. Evite os nicknames longos ou difíceis de pronunciar ou escrever - você quer que as pessoas encontrem seu canal com facilidade! Claro que com tantos canais e usuários atualmente, as melhores opções parecem escassas, mas sempre é possível encontrar um nick criativo e que te represente. Pode ser um apelido, um termo que faça sentido dentro da sua comunidade ou até mesmo o seu sobrenome. É importante que seja fácil de memorizar, escrever e que você se sinta confortável ao adotá-lo.

Esse é um fator muito importante na sua presença digital. É bem difícil ser encontrado dentro da plataforma no começo, então é extremamente necessário ser ativo em outras redes, como Instagram, Twitter, TikTok ou Youtube, e que o nome de usuário seja o mais parecido possível com o da Twitch, assim será possível criar consciência no público e atrair novos espectadores ao postar um story ou um tweet. Em algumas redes, porém, será necessário adicionar caracteres especiais, visto que muitos nicknames já possuem donos.

Como encontrar seu público

A aba de Descobertas mostra os jogos mais populares
A aba de Descobertas mostra os jogos mais populares
Foto: Twitch / Reprodução

Tornar seu canal conhecido e alcançar as pessoas que vão se interessar pelo que você joga nas suas lives é o maior desafio de todo streamer iniciante. A Twitch consegue ajudar com ferramentas de pesquisa, exibindo os jogos e categorias que possuem mais espectadores no momento, além de sugerir canais baseados nas preferências que são selecionadas no perfil do usuário.

Como muitos dos canais são sugeridos pela relevância - e aí, quanto mais gente assistindo ou seguindo, mais relevante - não há muito auxílio aos iniciantes. Por isso, você precisa pensar em estratégias para alcançar o público e ir aumentando a sua audiência. Uma das táticas mais utilizadas e que mais expressam resultado é a constância nas livestreams: iniciar a transmissão nos mesmos dias e horários, manter o cronograma do canal atualizado, permitindo aos seus seguidores saber o que será transmitido e quando.

O apoio de amigos e familiares é sempre muito importante no início: peça para assistirem as lives, para se inscreverem no canal e quando alcançar o status "Afiliado", que permite entre outras coisas que os seguidores assinem o canal, peça para eles se inscreverem com suas contas Amazon Prime - não tem custo adicional para o assinante e você vai começar a ter retorno financeiro.

Ter moderadores auxiliará a manutenção da ordem no chat, evitando toxicidade ou comentários depreciativos. Essa função é comumente oferecida a espectadores regulares ou amigos próximos do streamer, mas em canais maiores, é uma vaga remunerada e disputada - no começo, peça para alguém próximo e de confiança assumir a função. Você nunca deve dar o cargo de moderador para um desconhecido!

O coleguismo costuma ser muito forte dentro de comunidades de streamers. Procure entrar em algumas delas, se junte com outros criadores de conteúdo com gostos parecidos com os seus. Existem comunidades, como a StreamHolics e a StreAMAndo, que providenciam visibilidade mútua para os streamers, que interagem entre si através das “invasões” (ou ganks, como são chamadas em inglês) ao final de suas lives, levando o público de um canal para a transmissão de outro membro.

Que equipamento é preciso?

Microfone HyperX QuadCast é o favorito dos streamers profissionais
Microfone HyperX QuadCast é o favorito dos streamers profissionais
Foto: HyperX / Divulgação

Hoje em dia, é praticamente impossível realizar transmissões de jogos sem investir no hardware. Desde placas de vídeo, até pentes de memória RAM e processadores potentes, os jogos mais novos demandam performance no PC - e rodar esses games e ao mesmo tempo fazer uma transmissão ao vivo pede ainda mais capacidade da máquina. Também é bom investir em uma boa internet de banda larga - você não quer perder pacotes de dados e ver sua live "engasgando" no meio da transmissão.

Entretanto, para os fãs de console, uma boa opção para fazer transmissão de jogos exclusivos é a utilização de placas externas de captura. Dá para começar com os apps de stream dos próprios consoles, mas o resultado não é dos mais profissionais. Da mesma forma, é possível transmitir as partidas da tela do celular com cabeamento e aplicativos específicos.

Você vai precisar pelo menos de um bom PC, banda larga de qualidade, uma webcam (lives sem o streamer na tela não criam tanto engajamento) e um microfone de qualidade. Conforme seu canal for crescendo, você vai descobrir um mundo de periféricos voltados para livestreams, que vai de webcams, microfones, fundos verdes e ring lights até mesas de mixagem, mouses, mousepads, headsets e teclados.

Quais programas utilizar?

Sites como Nerd or Die vendem vários apps para usar nas lives
Sites como Nerd or Die vendem vários apps para usar nas lives
Foto: Nerd or Die / Reprodução

Para fazer a transmissão você vai precisar de um software dedicado. O mais famoso deles é o OBS Studio, mas existem variações, como o StreamLabs OBS e o próprio Twitch Studio, fornecido pela plataforma. Todos eles permitem integrações de plugins que auxiliam em aspectos como a inserção de legendas, filtros de áudio e controle dos eventos que ocorreram ao vivo. 

Existem também os bots, que são utilizados para criar comandos operados através do chat para criar interações e dinamismo nas transmissões. Sites como StreamElements, StreamLabs Chatbot, Nightbot, e MixItUp são os mais utilizados, com uma vasta biblioteca de bots para personalizar as interações do seu canal. Enquanto monta sua live para a transmissão e integra os bots ao canal, pense bem no design das cenas, os chamados overlay. São eles que expressam o glamour do canal, com efeitos visuais animados ou estáticos.

Pesquise seus canais favoritos e referências que gostaria de utilizar como inspiração para as suas transmissões ao vivo. Você vai encontrar milhares de opções, vá aos poucos "montando" a cara das suas lives. Há programas gratuitos para isso na internet, mas não se espante se precisar partir para os softwares pagos para ter sistemas mais profissionais quando seu canal crescer.

Entenda a plataforma

ON.GG: Phil Chaves, da Twitch, fala sobre monetização:

Muito se debate a respeito da valorização do trabalho do streamer, visto que, com a onda de desemprego consequente da pandemia, muitas pessoas embarcaram na carreira de streamer esperando resultados imediatos - e não é assim que as coisas funcionam. De forma realista, somente com transmissões que duram entre 4 a 6 horas por dia, de segunda a sexta, leva-se entre 6 meses a 2 anos para alcançar as metas traçadas pela Twitch: a tão temida média de 75 espectadores.

Há estratégias que ajudam no crescimento do canal durante este tempo, como se concentrar em apenas um jogo, fazer campanhas de "Lurk" (que consistem em ter vários usuários com a live aberta em seus computadores enquanto fazem outras coisas, deixando a aba da Twitch sem som, contando assim, como um espectador). Existem também raros golpes de sorte: receber um gank de um streamer grande e consolidado pode maquiar seus números de audiência a curto prazo, ou garantir a proposta de parceria a longo prazo - se você conseguir aproveitar o momento para fidelizar esse público que chegou de surpresa.

Encantar os espectadores é uma tarefa difícil, e a luta pela sonhada parceria com a Twitch leva a muitas desistências, visto que trata-se de um trabalho exaustivo cujo resultado não é garantido: a plataforma analisa caso a caso antes de oferecer a parceria definitivamente, garantindo o status de canal verificado e certos benefícios de repasse de valores. Enquanto alguns poucos streamers obtém sucesso, muitos ficam pelo caminho, abandonando o sonho para buscar um emprego fixo - lembre-se, não existe formalização do trabalho como streamer.

Produtores de conteúdo se revoltaram com as mudanças na Twitch
Produtores de conteúdo se revoltaram com as mudanças na Twitch
Foto: União dos Streamers / Reprodução

É bom entender desde o começo como funciona a monetização dentro da Twitch - tema que gerou muita discussão entre seus usuários nos últimos meses, após reajustes de preços e repasses do valor de inscrições. Para receber alguma remuneração por suas lives, o streamer deve conseguir pelo menos US$ 100 através de inscrições (subs) ou via doações de bits (moedas da plataforma cujo repasse é integral, 1 bit corresponde a 1 centavo de dólar) no espaço de 30 dias.

Existem muitos outros fatores que impactam a carreira de criador de conteúdo ao vivo, mas esses são os principais - e aqueles que você deve se atentar desde o começo do seu canal. Compartilhe este guia com seus amigos que também estão dando os primeiros passos nas lives de games e venha trocar uma ideia comigo no canal do Game On na Twitch.

Fonte: Game On
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