Como cuidar do fone de ouvido e headset?
O fone costuma sofrer silenciosamente ao longo da vida útil, principalmente se você gosta de jogar e passa raiva. Aprenda a cuidar dele!
Por melhor que seja a qualidade do seu fone de ouvido, por vezes é muito difícil fazê-los durar por um longo período. Um pequeno descuido pode resultar no rompimento do cabo, ou algum outro acidente que pode afetar a vida útil do seu aparelho. Então, para te ajudar a prolongar a durabilidade do seu fone de ouvido, preparamos uma série de dicas de como cuidar do seu fone que com certeza vão te ajudar no dia a dia.
Mantenha o fone sempre limpo
Um dos passos mais importantes, e também higiênicos, é fazer a limpeza de forma regular do seu fone de ouvido. Para isso, utilize sempre um pano levemente umedecido para tirar o excesso de poeira. E, dependendo do modelo do aparelho, utilize um palito de dentes para remover eventuais sujeiras que possam ficar alocadas nos buraquinhos do fone. Do contrário, use um cotonete para realizar a limpeza, mas lembre-se de fazer isso de forma leve e gentil. Ao terminar esses passos, lembre-se de utilizar o mesmo pano para limpar o fio, caso seu aparelho o tenha.
Guarde-o em uma caixa
Caso seu fone de ouvido seja aqueles com fio, evite deixá-los enrolados no bolso. Isso pode ocasionar algum nó que, por vezes, pode ser difícil de desatar, e com isso ocasionar algum dano. O ideal é sempre manter uma caixinha por perto, e todas as vezes que não precisar mais usá-lo, guardá-lo por segurança. Se porventura não for possível ter uma caixa, o ideal é sempre manter um saquinho e uma liguinha elástica, assim evitando problemas futuros.
Não durma com seus fones de ouvido
Sim, eu sei, ouvir música até dormir é uma das melhores coisas que existem. Contudo, caso seu fone de ouvido seja com fio, isso pode não ser muito legal para mantê-lo contigo por muito tempo. As chances de você se mexer durante a noite são muito altas, e isso pode colocar pressão nos cabos, ocasionando problemas, e até o rompimento deles. Por conta disso, guarde-o sempre.
O fone é seu, não compartilhe
Sabe aquela máxima que tem coisas que não são compartilhadas? O fone de ouvido deve estar nessa categoria. Nunca se sabe se a outra pessoa está com as orelhas limpas, ou possui algum tipo de doença que possa ser transmissível, então evite. Melhor ser considerado chato do que eventualmente pegar uma infecção de ouvido e precisar ir ao médico.
Evite o volume máximo
A música tem poderes únicos, e muitas das vezes queremos ouvi-las com o volume no máximo possível, mas cuidado. Com o volume no máximo por muito tempo, os componentes que reproduzem o som podem ter problemas, e com isso a eficácia pode cair, ou até mesmo deixar de funcionar. Fora que não é recomendado ouvir em volumes excessivamente altos, já que o ouvido humano é extremamente frágil, e quando exposto a sons muito altos por muito tempo, sua capacidade começa a diminuir, até a surdez total.
Tenha atenção ao som quando for ligá-lo
Muitos aparelhos atualmente deixam o volume baixo quando conectamos um fone de ouvido. Isso é feito para que o primeiro impacto na saída de som não seja tão alto, e com isso o volume possa ser aumentado de forma gradual. Contudo, é sempre bom dar uma checada, para não ter problemas futuros e ser obrigado a fazer a manutenção do fone.
Não puxe pelo cabo
Na pressa do cotidiano, tendemos a puxar quase tudo pelo cabo, seja uma tomada, um cabo de computador e também os cabos dos fones de ouvido. Isso não é recomendado, já que você estará causando uma força desnecessária no cabo, o que pode ocasionar danos, e até o rompimento do mesmo. Por isso, por mais que esteja com pressa, segure sempre pelo conector e retire-o.
Cuidados ao carregar a bateria
Essa é para quem usa fones de ouvido sem fio. Evite usar toda a bateria do seu aparelho, isso pode causar um desgaste desnecessário a ela. E fique atento também com a sobrecarga. Ou seja, nada de colocar pra carregar antes de dormir e esquecer lá por várias horas. Seguir essas duas dicas pode fazer com que a bateria dure mais tempo, trazendo longevidade para seu investimento. Outra coisa a se evitar também é que o fone tenha contato direto com o sol. Nosso astro-rei não é muito agradável para nossos produtos eletrônicos.
A umidade é uma grande vilã
Uma das coisas mais comuns que vemos por aí nos parques, ginásios, academias e locais similares é ter pessoas com fones de ouvido praticando alguma atividade física. Ou então quando tomamos aquela chuva inesperada e ficamos ensopados. Isso faz com que o suor tenha contato com os componentes do aparelho, fazendo com que eles enferrujem e com o tempo estraguem. Nesses casos, é sempre importante tem em mãos álcool isopropílico. Então é só fazer a limpeza dos componentes que tiveram contato com a umidade e esperar secar. Aí é só usar tranquilamente. Outra dica bacana é manter na caixinha do fone aqueles sachês de sílica em gel.
Evite deixar o cabo conectado ao aparelho
Muitas vezes, por comodidade, deixamos nossos fones de ouvido plugados nos aparelhos que usamos. E também, quase como uma regra, tipo a Lei de Murphy, esquecemos do bendito e tentamos sair andando com o fone, o que faz com que o aparelho e tudo mais seja puxado. Sem falar em quando nosso animal de estimação passa correndo e leva tudo o que encontra pela frente. Então, por mais cômodo que seja, tire o conector do aparelho, e deixe-o de maneira segura. Isso aumentará e muito a vida útil do aparelho. Caso seu fone seja sem fio, então é só desligar e pronto.
Escolha fones de qualidade
Sempre que vamos procurar um fone de ouvido ou um headset, é aquele tormento: qual modelo escolher? Há centenas de opções disponíveis, e isso é bastante confuso. Cancelamento de ruído? Headset gamer? É tanta coisa que fica difícil. Um dos melhores indicadores que têm, geralmente, é o preço. Muitas das vezes um preço alto indica qualidade, mas tenha cuidado com a loja escolhida para fazer a compra. Outro ponto bacana para se observar é a garantia dada pela fabricante. Quando o produto tem procedência, a garantia tende a ser bastante alta, já que ela tem confiança no seu produto. Por fim, escolha sempre aquelas marcas que são líderes do mercado, já que há quase sempre um motivo para isso.