Como ganhar dinheiro na Twitch?
Quer começar a fazer transmissões ao vivo e não sabe por onde começar? Te explicamos aqui as melhores formas de lucrar com lives na Twitch.
Já se questionou como streamers milionários conseguem ganhar a vida fazendo transmissões ao vivo na internet? Aqui tentamos responder esta questão, além de dar dicas de como você pode começar a planejar sua carreira neste ramo, com base na principal plataforma da atualidade: a Twitch. Lembrando que grande parte das dicas a seguir valem tanto para quem quer virar streamer de games como quem só quer conversar com o público, sem depender da performance nos jogos (a seção Só na conversa).
Ser afiliado à Twitch
Assim como outras plataformas e redes sociais monetizáveis, a Twitch possui um programa especial para interessados em lucrar com o uso do serviço. Você deve estar se perguntando: afinal, como me filiar à Twitch?
A plataforma diz que está à procura de streamers que possuem pelo menos 50 seguidores (nos últimos 30 dias) e pelo menos 500 minutos totais de transmissão. Também é necessário ter 7 dias únicos de stream e uma média de 3 views simultâneos. Isso significa: consistência, rumo à criação de um público fiel. Com isso, você ganha “uma parte da renda gerada por qualquer anúncio reproduzido em seus canais”.
Por conta da afiliação com a Twitch, você também se qualifica para criar opções de inscrições aos espectadores. São quatro tiers com valores únicos: US$ 4,99, US$ 9,99, US$ 24,99 e as inscrições gratuitas do Prime Gaming (grátis via assinatura do Amazon Prime).
As inscrições na Twitch são diferentes do YouTube, por exemplo, pois o espectador pode, ao mesmo tempo, apoiar o produtor de conteúdo (financeiramente) e ter em troca certos “perks”, como emojis e distintivos exclusivos exibidos nos comentários da transmissão – e você também não verá mais anúncios. Sua renda de inscrições é dividida 50/50 entre a Twitch e você.
Ganhar dinheiro durante transmissões
Após ser afiliado da Twitch, outro benefício é poder habilitar as interações de doação em tempo real, durante uma transmissão. Temos os Bits, por exemplo, uma mercadoria virtual comprada pelo público e enviada ao produtor de conteúdo. Cada Bit equivale a um centavo para você, tendo animações e artes diferentes para cada casa de valor, de 1 até 10.000 Bits.
As doações podem ser diretas também, sem que a Twitch tenha uma parte do valor. Doações podem ser do valor que você quiser, o que também é personalizável por você. Junto das doações, você pode receber mensagens específicas, justificando o dinheiro ou interagindo de alguma forma com a sua transmissão – como perguntas e sugestões.
Patrocínios e parcerias
À parte da Twitch, com o crescimento de um canal é inevitável surgirem oportunidades de parcerias com marcas. Os acordos variam, podendo valer desde um banner fixo na sua transmissão até jogar um jogo específico (no caso de distribuidoras e desenvolvedoras de games). Outro acordo comum é disponibilizar links para compra de produtos específicos usados por você, como cadeira e microfone, algo que gera uma resposta direta às marcas interessadas.
Um jeito simples e mais “passivo” de lucrar é por meio do programa de associação da Amazon. Vamos supor que um espectador ficou interessado no seu setup gamer, listado com links e imagens respectivos por você, e ele clicou na página do produto. Após a janela da Amazon ser aberta, independente do conteúdo que este espectador compre, parte da renda irá para você – afinal, ele chegou na Amazon “por você”.
Republicar conteúdos
Por fim, uma tática bastante comum de quem opta por fazer transmissões na Twitch é reaproveitar o conteúdo em vídeo. Você se considera bom em jogos de tiro em primeira pessoa e conseguiu um clutch digno de clipe? Caso você tenha ativado a função de gravar suas transmissões, pode voltar a este momento exato e compartilhar este clipe de alguns segundos nas redes sociais. Engajamento nas redes tem grande potencial da alavancar seu público na plataforma principal. “Tik tokkers” também provaram que viralizar pode dar certo e virar um lucro direto nas próprias redes.
Aqueles que possuem um “alvo” nas transmissões, como chegar ao ranking específico de partidas competitivas ou jogar as missões principais de um extenso RPG, podem fazer o upload do vídeo em formato episódico no YouTube, por exemplo. Com conteúdo 100% original, sem cair nas limitações de copyright por uso indevido de áudio/imagem, você monetiza seu canal e lucra mais de uma vez com o mesmo vídeo. Mas ficar rico no YouTube é uma saga à parte.
E aí, gostou de saber como ganhar dinheiro na Twitch?