Como GTA Roleplay se tornou rentável para servidores
Servidores do GTA V RP, como o "Brasil Capital", se tornam cada vez mais profissionais, e procura de marcas por publicidade cresce
A profissionalização dos servidores do GTA Roleplay já movimenta um grande mercado dentro da indústria de games. Os mods projetados pela FiveM, que surgiram há alguns anos, viraram febre entre os brasileiros e, é claro, chamaram a atenção de marcas e empresas. Durante a pandemia, a explosão de usuários na plataforma aumentou ainda mais a procura por publicidade, o que transformou os servidores em trabalhos muito rentáveis.
"O GTA Roleplay ganhou toda essa adesão exatamente por toda a imersão que existe nele. Hoje, com a modelagem 3D, com script, você consegue mudar basicamente tudo dentro do jogo. Para você ter uma noção do que é esse mercado, a gente fechou contrato com um dos maiores projetistas que existem no cenário brasileiro e ele cobra, dependendo do mapa, das construções, em torno R$20 mil", contou Vinicius Del Rio, CEO do servidor "Brasil Capital", que já conta com quase 20 mil players, ao GameON.
"Por exemplo, empresas como a Brahma e a Jeep, que fez propaganda do novo Compass dentro do GTA RP, estão investindo nesse mercado e estão vendo que tem retorno", acrescentou.
Uma recente ação realizada dentro do "Brasil Capital" chamou a atenção de muitos jovens do Ensino Médio, que ainda aguardam a famosa viagem de formatura do terceiro ano. Por conta da pandemia de covid-19, a Forma Turismo, uma das principais agências a realizar este tipo de evento, precisou cancelar as caravanas para Porto Seguro, BA, em 2020. Para acalmar os ânimos dos adolescentes, o evento "pré-Porto", que aconteceu dentro do servidor brasileiro, trouxe um pouquinho da "aglomeração" tão esperada por eles.
"A gente pegou alguns cases de empresas e vamos tentar fazer também para ver qual é a repercussão e como conseguimos nos sair. O resultado, no fim das contas, foi extremamente positivo. A gente não esperava alcançar o que a gente alcançou [em termos de números]", disse Gustavo Bueno, diretor de marketing e eventos da Forma Turismo.
O "hype" foi tanto e a adesão de participantes no evento ao vivo foi tão alta que a parceria entre a agência de viagens e o servidor do GTA RP permaneceu de uma forma até um tanto inusitada.
"Dentro do 'Brasil Capital' a gente tem um dos empregos que é motorista de ônibus, que foi um dos ônibus que a gente usou no evento, e estamos pretendendo ainda fazer um novo evento para ser mais um entretenimento para o jovem que participou do primeiro e está ansioso pela viagem de formatura", afirmou Gustavo.