Como jogar com seleções e times de 25 ligas em eFootball
Confira o método para desbloquear o conteúdo ausente no game da Konami
Sucessor de Pro Evolution Soccer, Efootball foi lançado com a promessa de criar uma experiência futebolística revolucionária, mas teve um lançamento desastroso e repleto de bugs. Além disso, o jogo traz oficialmente apenas nove times para jogar fora do Modo Fantasy, o que é decepcionante, ainda mais quando consideramos que a Konami é detentora da licença do Campeonato Brasileiro, por exemplo.
A atualização 1.0, lançada no dia 14 de abril, trouxe uma forma de jogar com todas as seleções e os times de 25 ligas. Para isso, é necessário apenas alterar algumas configurações no modo treino.
Como acessar todos os times e seleções
Após acessar a tela de treinamento, selecione a opção Treino Livre, que te colocará em um estádio vazio contra um jogador controlado pela inteligência artificial. Ao entrar, entre no menu de configurações e pressione Quadrado (PlayStation) ou X (Xbox) para acessar as configurações avançadas.
Feito isso, vá até “Jogadores Controlados pela IA”. Aqui, há uma barrinha que deve ser colocada no máximo, o que fará a equipe adversária ficar com seus 11 jogadores em campo, assim como em uma partida convencional.
Agora, volte ao menu de configurações avançadas e desça por toda a lista de opções. Repare que as duas últimas se chamam “Time da Casa” e “Time Visitante”. Ao clicar em uma delas, será possível selecionar os times de 25 ligas diferentes, incluindo o Brasileirão, e todas as seleções - basta escolher com quem você quer jogar e quem deseja enfrentar.
Limitações
Por ser no modo treino e não uma partida propriamente dita, há algumas limitações que devem ser consideradas. A primeira dela é que não há um tempo limite: a partida vai acontecer até você cansar ou trocar novamente os times através do menu.
Além disso, os gols não retornam a bola para o centro do campo: o time que sofreu o gol irá cobrar um tiro de meta após o revés. Ainda, as regras dependerão das escolhas feitas no menu e não haverá um juiz marcando impedimentos ou faltas.
Por último, não há torcida, narrador e nem um placar eletrônico: será preciso usar um pouco da sua imaginação para tornar a experiência um pouco mais imersiva.
De qualquer forma, é interessante saber que todos os times estão na base de dados de eFootball e com seus elencos atualizados de acordo com o início do ano. Resta saber quando irão liberá-las no jogo.
Gratuito para jogar, eFootball está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.