Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como The Crew Motorfest quer se afastar da sombra de Forza Horizon

The Crew Motorfest chega aos consoles sob a sombra das comparações com Forza Horizon, mas desenvolvedores destacam que jogo é muito mais que isso

13 set 2023 - 19h05
(atualizado às 23h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde seu anúncio, o novo The Crew Motorfest tem que lidar com a enorme sombra de Forza Horizon. Não apenas porque o exclusivo do Xbox é um dos melhores jogos de corrida da geração, mas porque toda a estrutura apresentada pela Ubisoft lembra demais aquilo que a Turn 10 construiu em torno dessa mistura de simulação e arcade. E o grande desafio do jogo que chega aos consoles neste dia 14 de setembro é mostrar que o game é muito mais do que isso.

Foto: Divulgação/ Ubisoft / Canaltech

As comparações são inevitáveis. A ideia de um festival em um local paradisíaco e com provas bem diferentes que passam pelos vários biomas do lugar é a mais evidente delas, mas ainda temos uma avalanche de música pop e narradores muito empolgados com sua jornada automobilística.

Tudo em Motorfest emana a Horizon — e a Ubisoft parece saber disso, embora os desenvolvedores se neguem a dar o braço a torcer em admitir. Tanto sabe que não esconde os esforços de mostrar como o novo capítulo da franquia The Crew está interessada em alçar voos maiores para além da comparação. Em alguns casos, literalmente.

O elefante branco sobre rodas na sala

O Canaltech conversou com parte da equipe de desenvolvimento de The Crew Motorfest durante o evento de lançamento do game. E é impossível falar sobre o jogo sem abordar justamente essa questão tão pertinente e que, sem dúvidas, assombra a chegada do jogo aos consoles.

O diretor criativo Stéphane Beley fica claramente incomodado diante do assunto, sobretudo por não concordar com as comparações. Embora não negue que a ideia de um festival seja mesmo inspirado no que a Microsoft apresentou em Forza Horizon, ele destaca que o foco do jogo vai muito além dessa organização e que o cerne de toda a experiência é essa celebração à cultura dos carros.

Tudo em The Crew Motorfest gira em torno da tal cultura de carros (Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro/Canaltech)
Tudo em The Crew Motorfest gira em torno da tal cultura de carros (Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro/Canaltech)
Foto: Canaltech

"Não é apenas sobre correr. É sobre todo o prazer de dirigir", diz o diretor, que se declara um apaixonado por veículos e tudo o que gira em torno do mundo sobre rodas. Veterano, Beley tem em seu currículo jogos bastante icônicos no gênero, como a franquia Test Drive Unlimited, além da própria The Crew. "Estou na indústria há mais de 20 anos e criei coisas únicas para a cultura de carros. Assim, nossa inspiração é a paixão por carros".

O diretor de conteúdo de Motorfest, Julien Hummer, faz coro a essa visão. "A ideia é a mesma de um festival, mas não é só isso", diz. "Quisemos trazer mais diversidade, mais variedade. No fim, queremos que as pessoas vejam o quanto amamos carros e, para isso, apostamos em elementos únicos que você não verá em outros jogos".

E não demora para que, apenas alguns minutos acelerando pelo mundo de The Crew para perceber o quanto todo esse amor pela cultura de carros se faz presente para dar a Motorfest a identidade única que ele tanto busca.

Uma playlist para cada momento

Durante a conversa, Beley, Hummer e o diretor de gameplay Paul Narducci se revezavam para mostrar algumas das novidades que The Crew Motorfest tem a oferecer. E, apesar de a capacidade de controlar motos, barcos e até aviões seja um diferencial e tanto na inconveniente comparação com Forza, o trio destaca aquilo que eles mais veem como o centro desta celebração à cultura dos carros que eles tanto fazem questão de destacar — o sistema de playlists.

A playlist Vintage traz uma experiência mais pura de direção (Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro/Canaltech)
A playlist Vintage traz uma experiência mais pura de direção (Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro/Canaltech)
Foto: Canaltech

Não se trata de uma mecânica tão original assim. É a forma com que a Ivory Tower e a Ubisoft encontraram para dividir a experiência de corridas e permitir que os jogadores avancem no estilo que mais lhe convém. Das corridas urbanas ao melhor estilo Velozes e Furiosos ao off-road, passando por percursos com carros clássicos ou de uma determinada montadora, a ideia é direcionar a pilotagem e mostrar como dirigir nunca é a mesma coisa.

Mais uma vez, é o tipo de segmentação que outros jogos já fazem — incluindo o próprio Forza Horizon. A diferença, contudo, está no modo como essas playlists funcionam na prática e dão a The Crew Motorfest seu maior diferencial. De fato, cada tipo de corrida é diferente da outra não apenas pelo tipo de veículo em questão, mas por oferecer mecânicas e dinâmicas bem particulares.

"Quando começamos a criar Motorfest, demos algumas regras para a equipe e a primeira foi a de que eu queria personificar a cultura de carros", relembra Stéphane Beley. "E eu estou muito orgulhoso com o sistema de playlists. É algo que nos permitiu criar algo único com muita história para os jogadores, além de permitir sincronizar visual, áudio, gameplay em cada uma das campanhas".

Para o diretor criativo, o que torna as playlists únicas é a percepção de que o game não é apenas sobre carros, mas trazer diferenças reais na experiência de modo que o jogador sinta isso na hora de pilotar.

A playlist Motorfest traz alguns elementos estratégicos que fazem a diferença no resultado da corrida (Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro/Canaltech)
A playlist Motorfest traz alguns elementos estratégicos que fazem a diferença no resultado da corrida (Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro/Canaltech)
Foto: Canaltech

Isso é algo que fica bem perceptível na breve demonstração disponível. A playlist Made in Japan, por exemplo, traz aquele clima de corridas japonesas que lembra não só Velozes e Furiosos, mas também os tempos áureos de Need for Speed: Underground. Já as disputas Vintage trazem carros mais clássicos e sem recursos como GPS e freios ABS, o que torna a direção bem diferente.

Um exemplo bem claro de como cada playlist é realmente única dentro de The Crew Motorfest é a chamada Motorsports, que recria o ambiente de disputas automobilísticas ao melhor estilo Fórmula 1. Nesse caso, além das velocidades absurdas que os veículos alcançam, há todo uma camada estratégica sobre a escolha do pneu, sua durabilidade e a hora certa de fazer a troca — decisões que aparecem muito pouco em jogos do gênero e que dão a essa modalidade um diferencial bem interessante.

Isso tudo talvez não seja o suficiente para fazer com que o game se torne revolucionário, mas ele tampouco se propõe a isso. São recursos e novidades que mostram como esse carinho por direção e pela tão repetida cultura dos carros que dá um brilho próprio para Motorfest para tirá-lo da sombra de franquias mais tradicionais. As comparações são inevitáveis, mas esse motor tem potência para ir bem mais longe do que isso.

The Crew Motorfest chega para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e Series S e PC no dia 14 de setembro.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade