Coreógrafo de Justin Bieber processa produtora de Fortnite
Kyle Hanagami, que já trabalhou com Britney Spears e Bieber, alega que Epic usou seus movimentos sem permissão em um gesto de Fortnite
O coreógrafo Kyle Hanagami está processando a Epic Games por violação de direitos autorais sobre o gesto de dança “It’s Complicated” em Fortnite (via Kotaku).
Segundo a acusação, o gesto do jogo usa movimentos que Kyle alega terem sido retirados de movimentos de dança protegidos por direitos autorais. A ação foi movida na Califórnia, nos EUA, e afirma que a Epic “não creditou Hanagami, nem pediu seu consentimento para usar, exibir, reproduzir, vender ou criar um trabalho derivativo baseado na Coreografia Registrada”.
Kyle Hanagami é um coreógrafo profissional que trabalhou com diversos astros da música, como Jennifer Lopez, Britney Spears, ‘N Sync e Justin Bieber. Além disso, ele já criou danças para a animação A Caminho da Lua (Over the Moon), da Netflix.
Em 2017, o coreógrafo publicou um vídeo de uma dança coregrafada para a música “How Long”, de Charlie Puth. Três anos depois, em agosto de 2020, a Epic Games lançou o gesto “It’s Complicated” em Fortnite. Os advogados de Hanagami recentemente publicaram um vídeo comparando os movimentos, que parecem ser quase idênticos:
Essa não é a primeira vez que a desenvolvedora é processada por direitos autorais. No entanto, com base nesses processos anteriores, que incluem o ator Alfonso Ribeiro, o Carlton de Um Maluco no Pedaço, entre outros, a semelhança por si só não é o suficiente para estabelecer uma reivindicação legítima.
Fortnite é gratuito e está disponível para Android, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S.