Script = https://s1.trrsf.com/update-1732832711/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Darkstalkers: Conheça a sombria e confusa franquia de luta

Série de luta estrelada por monstros é destaque da coletânea Capcom Fighting Collection, que chega em junho

24 fev 2022 - 11h46
Compartilhar
Exibir comentários
Darkstalkers está de volta como parte da coletânea Capcom Fighting
Darkstalkers está de volta como parte da coletânea Capcom Fighting
Foto: Divulgação / Capcom

Como inovar e impactar o mundo dos videogames depois de Street Fighter 2? Em 1994, a Capcom precisava com urgência responder essa pergunta, pois uma grande e qualificada concorrência a pressionava no mercado de jogos de luta para fliperamas. O tempo para reflexão - e sobretudo para desenvolvimento - era curto, pois a Sega já trabalhava a sequência de seu aclamado Virtua Fighter, enquanto a rival SNK estava com tudo, lançando peso-pesados como Fatal Fury Special e Art of Fighting 2, e preparava o lançamento de The King of Fighters' 94.

A Capcom então partiu para a escuridão em busca de inspiração, deixando os tradicionais brutamontes e artistas marciais de lado para buscar monstros e o terror com que já trabalhara em games como Black Tiger, Sweet Home e Captain Commando. Antigos filmes de terror hollywoodianos dos anos 1950 deram uma grande mão nesse sentido, sobretudo para a criação dos 12 personagens presentes no primeiro game da franquia (10 personagens jogáveis, mais dois chefes). Um gameplay bastante técnico e avançado para a época é adicionado à receita, e o resultado foi Darkstalkers: The Night Warriors.

Perdidos na noite

Darkstalkers: The Night Warriors foi lançado em julho de 1994, ganhando grande destaque da imprensa especializada da época, e não por acaso. Darkstalkers foi o primeiro game da Capcom a ter sido desenvolvido para a CP System II, atualização do hardware que a Capcom utilizava para desenvolver seus títulos de arcade. Com o poder extra do chamado CPS II, o primeiro ponto que chamou a atenção foram os gráficos, graças não apenas ao visual diferenciado dos personagens presentes, mas sobretudo às animações mais detalhadas e fluídas que a média da época, que aumentavam o impacto dos golpes comuns e especiais. Cenários e efeitos especiais dos golpes também ganharam grande destaque, e somados a uma direção de arte mais cartunesca e propositalmente exagerada, que contribuíram para que Darkstalkers fosse um grande chamariz nas salas de arcade de todo o mundo. 

Outro destaque foi o avanço no sistema de jogo, com ações e manobras posteriormente copiadas por vários outros games de luta. Darkstalkers possui um sistema de encadeamento de golpes avançado para a época, que possibilita combos de vários hits. Também foi o primeiro game da Capcom a contar com defesa aérea e golpes tipo "EX", que davam mais dano e atingiam mais o oponente quando acionado com a barra "SPECIAL" cheia. As lutas rolavam rápidas em geral, e mesmo os pesos-pesados do jogo, como Anakaris e Victor, eram capazes de encadear combos em oponentes mais leves. A sequência veio apenas 9 meses depois, em 1996, sob o confuso nome Night Warriors: Darkstalkers Revenge, que adicionou novos personagens, refinou e expandiu o sistema de "chain combos" que viria a ser marca de vários outros jogos de luta da Capcom, como X-Men: Children of the Atom e Marvel Super Heroes. 

Em 1997, Darkstalkers 3: Jedah 's Damnation chegou aos arcades, e apesar do título, está mais para uma expansão que um jogo totalmente novo, ganhando mais ajustes de jogo do que conteúdo inédito. Aqui também começa uma confusão em torno dos títulos dos jogos, pois Darkstalkers 3 também é conhecido como Vampire Savior: The Lord of Vampire.

Essa confusão persiste nos títulos seguintes lançados para arcade, Vampire Hunter 2: Darkstalkers Revenge e Vampire Savior 2: The Lord of Vampire, duas expansões que ficaram exclusivas do Japão por razões nunca explicadas pela Capcom. 

Série Night Warriors: Darkstalker's Revenge
Série Night Warriors: Darkstalker's Revenge
Foto: Reprodução

Darkstalkers nos consoles

Se nos arcades Darkstalkers foi um dos grandes sucessos dos anos 1990, seu caminho nos consoles foi complicado. O primeiro Darkstalkers foi lançado apenas para PlayStation em 1996, depois que sua sequência já havia saído para arcades. A histórica dificuldade do PS1 em lidar com jogos de luta 2D devido a pouca memória RAM complicou a conversão, que perdeu quadros por segundo e é menos fluida que a versão original. Night Warriors: Darkstalkers Revenge então foi convertido para o Sega Saturn, que graças ao cartucho de expansão de memória, preservou todos os detalhes do arcade. Darkstalkers 3 volta ao PlayStation (com esse título), a série então retorna aos consoles apenas em 2000, com a primeira de várias compilações que recebera ao longo dos anos, Vampire Chronicles for Matching Service, para Sega Dreamcast. 

A volta dos que não foram

Na geladeira, sem novos títulos desde Darkstalkers 3, a franquia de monstros da Capcom sempre é lembrada a cada anúncio de um novo título por parte da gigante japonesa. Em vários episódios a desenvolvedora - sobretudo na figura de um de seus produtores mais influentes, Yoshinori Ono - brincou com o coração dos fãs e "ameaçou" anúncios que nunca se concretizaram. Tirando compilações várias, Darkstalkers nunca recebeu um título 3D, apenas suas personagens mais famosas como Morrigan e Felícia, fizeram esporádicas participações em crossovers como Marvel vs Capcom e Tatsunoko vs Capcom.

Curiosamente, o sucesso que a franquia gerou nos anos 1990 sugeria o contrário, pois além dos games, Darkstalkers foi tema de vários mangás, animes, comics, e seus personagens apareceram em uma miríade de produtos licenciados. Ainda assim, nas sombras, desde então, Morrigan e sua turma aguardam o dia em que ressurgirão para trocar porradas sob a luz da lua.

Ficou curioso para jogar (ou matar saudades) da série de luta com monstros da Capcom? Os jogos da franquia Darkstalkers chegarão ao PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One no dia 24 de junho como parte da coletânea Capcom Fighting Collection.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade