De Allejo a Alex Hunter: craques virtuais dos games de futebol
Nem sempre os melhores jogadores dos games existem na vida real
Desde os primeiros games de futebol até os dias de hoje, com jogos super realistas visualmente como FIFA 22 ou eFootball, houve uma evolução gigantesca em questão de gráficos, jogabilidade e, principalmente, licenciamento com os grandes craques da vida real - não é exagero dizer que os maiores atletas do esporte no mundo estão sempre de olho em suas representações nos jgoos digitais.
Contudo, por muitos e muitos anos as desenvolvedoras apostaram em jogadores originais do mundo virtual para liderarem os times dos usuários. Neste contexto, nasceu, por exemplo, Allejo, uma lenda do futebol, que nunca marcou um gol na vida real.
Assim, o Game On resolveu preparar uma lista com todos os craques virtuais de futebol que marcaram diversas gerações.
Allejo
Não existe outro nome para encabeçar a lista. Allejo marcou as primeiras gerações de jogos de futebol e furou a bolha dos gamers. O camisa 7 do Brasil fez sua primeira aparição em 1994, no International Superstar Soccer, lançado pela Nintendo. Allejo era tão bom (e apelativo), que passou a ser comparado com Pelé. Aliás, este era um duelo que muitos queriam ter visto na vida real.
A ironia da criação de Allejo, é que, futuramente, a Konami revelaria a inspiração para criação do jogador virtual: Bebeto, jogador tetracampeão do mundo com o Brasil em 1994. Mas porque a ironia? Bem... O próximo tópico irá explicar.
Gomez
Antes do "Falso 9" dominar a tática do futebol moderno, um bom atacante era acompanhado de outro bom atacante. Neste caso, Gomez é o nome sempre lembrado por ter sido o parceiro de Allejo no Superstar Soccer. A ironia citada acima, é que, segundo a Konami, Gomez foi inspirado em Romário. Bem, nos gramados virtuais, não tem como, Allejo é muito superior à Gomez. Mas, convenhamos que na vida real, Romário está acima do seu companheiro de 1994. E isso não é demérito, viu Bebeto?
Janco Tianno
Presente no que é o primeiro jogo FIFA da história, Janco Tianno é um dos grandes nomes quando se fala de jogadores virtuais de futebol. Aliás, muita gente comentava que apenas Janco estava em nível de comparação com Allejo - nós brasileiros discordamos. Além disso, Janco também ficou marcado por sua comemoração pixelada com soco no ar, o que lembrava a comemoração eternizada por Pelé.
Castolo
Já em uma nova década, Castolo foi um dos nomes que se destacou na era Winning Eleven do PS1. Quando se iniciava uma carreira no Master League, o jogo entregava um elenco totalmente pronto e que poderia ser uma dor de cabeça nas primeiras partidas. Entretanto, com uma evolução rápida, Castolo era um centroavante nato que logo ganhava posição cativa na equipe, até mesmo após as contratações de grandes nomes.
Minanda
Para um centroavante atuar bem, ele precisa de um camisa 10, maestro, para lhe botar na cara do gol. E Minanda era exatamente isso para Castolo. Assim como o companheiro atacante, Minanda tinha um começo lento na Master League, mas sua evolução era rápida e grande. Ele com certeza ganhou o coração de quem gostava de Winining Eleven.
Alex Hunter
Para a geração atual, um nome marcou presença: Alex Hunter. O jogador virtual apareceu em FIFA 17, com um pequeno modo história chamado "A jornada". Assim, os usuários personalizavam Hunter de acordo com seu estilo de jogo, para acompanahr o início de carreira do jovem inglês. A diferença aqui é que Alex Hunter era customizável. Além disso, ele não era craque por natureza e o seu desempenho iria depender e muito da habilidade de quem o utilizasse, o que não foi o caso dos outros da lista.
E para vocês, faltou algum nome na lista?