Dona de GTA 6 elogia uso de inteligência artificial para criar NPCs
Além de fazer um anúncio bombástico sobre GTA 6 nesta semana, a Take-Two também forneceu declarações sobre um tema polêmico: inteligência artificial (IA). O uso da tecnologia no desenvolvimento de jogos é visto com otimismo por Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive.
O executivo do conglomerado, que é dono de estúdios como a Rockstar Games (das franquias GTA e Red Dead Redemption) e 2K Games (de jogos da NBA e WWE), falou sobre o assunto durante uma conversa na conferência Paley International Council Summit. O evento foi realizado nesta terça-feira (7).
Segundo Zelnick, "todo mundo está trabalhando" em avanços da área e IAs generativas devem ser usadas em títulos futuros para melhorar a fluidez na interação do jogador com NPCs, que podem ficar mais naturais, complexos e inteligentes.
"Você é um personagem jogável e está interatindo com um personagem não-jogável. Essa interação é normalmente roteirizada e os personagens não-jogáveis normalmente não são muito interessantes. Podemos imaginar todos os NPCs se tornando realmente interessantes e divertidos", diz o CEO.
GTA 6 terá NPCs de IA?
Apesar de não confirmar diretamente, a fala de Zelnick ao menos indica que Grand Theft Auto 6, próximo jogo da franquia da Rockstar, pode ser um dos títulos que adotarão essa tecnologia nos NPCs.
No mesmo evento, o executivo confirmou que o jogo estava em desenvolvimento — GTA 6 terá o seu primeiro trailer divulgado em dezembro de 2023, mas ainda não ganhou uma data de lançamento. A mera confirmação do vídeo até já fez as ações da Take-Two dispararem na bolsa de valores.
Além disso, o tema está em debate após a confirmação de que estúdios parceiros ou internos do Xbox terão a disposição uma série de ferramentas de IA para criar personagens em jogos.
Essas plataformas automatizadas de IA generativa serão usadas para desenvolver diálogos, respostas a comandos ou ações do jogador e para gerar missões paralelas.
Movimentos calculados
Na mesma conferência, o CEO da Take-Two falou que "fica apavorado toda hora" por causa da concorrência e que está sempre sob pressão em um projeto de tanta responsabilidade como um novo GTA.
Ele ainda sugeriu que a indústria foi "otimista demais" com o período da pandemia da covid-19, com expansões e alguns gastos exagerados agora sendo revertidos na forma de demissões em massa em estúdios.
Zelnick falou ainda que considera a decisão de adaptar franquias de seus estúdios como "uma ação de alto risco", o que explicaria a ausência de projetos para cinema ou TV de sagas como Red Dead Redemption, por exemplo.