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Dona de GTA 6 elogia uso de inteligência artificial para criar NPCs

9 nov 2023 - 13h34
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Além de fazer um anúncio bombástico sobre GTA 6 nesta semana, a Take-Two também forneceu declarações sobre um tema polêmico: inteligência artificial (IA). O uso da tecnologia no desenvolvimento de jogos é visto com otimismo por Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive.

O executivo do conglomerado, que é dono de estúdios como a Rockstar Games (das franquias GTA e Red Dead Redemption) e 2K Games (de jogos da NBA e WWE), falou sobre o assunto durante uma conversa na conferência Paley International Council Summit. O evento foi realizado nesta terça-feira (7).

Segundo Zelnick, "todo mundo está trabalhando" em avanços da área e IAs generativas devem ser usadas em títulos futuros para melhorar a fluidez na interação do jogador com NPCs, que podem ficar mais naturais, complexos e inteligentes.

"Você é um personagem jogável e está interatindo com um personagem não-jogável. Essa interação é normalmente roteirizada e os personagens não-jogáveis normalmente não são muito interessantes. Podemos imaginar todos os NPCs se tornando realmente interessantes e divertidos", diz o CEO.

GTA 6 terá NPCs de IA?

Apesar de não confirmar diretamente, a fala de Zelnick ao menos indica que Grand Theft Auto 6, próximo jogo da franquia da Rockstar, pode ser um dos títulos que adotarão essa tecnologia nos NPCs.

GTA 6 receberá seu primeiro trailer em dezembro.
GTA 6 receberá seu primeiro trailer em dezembro.
Foto:  Reprodução  / Voxel

No mesmo evento, o executivo confirmou que o jogo estava em desenvolvimento — GTA 6 terá o seu primeiro trailer divulgado em dezembro de 2023, mas ainda não ganhou uma data de lançamento. A mera confirmação do vídeo até já fez as ações da Take-Two dispararem na bolsa de valores.

Além disso, o tema está em debate após a confirmação de que estúdios parceiros ou internos do Xbox terão a disposição uma série de ferramentas de IA para criar personagens em jogos.

Essas plataformas automatizadas de IA generativa serão usadas para desenvolver diálogos, respostas a comandos ou ações do jogador e para gerar missões paralelas.

Movimentos calculados

Na mesma conferência, o CEO da Take-Two falou que "fica apavorado toda hora" por causa da concorrência e que está sempre sob pressão em um projeto de tanta responsabilidade como um novo GTA.

Ele ainda sugeriu que a indústria foi "otimista demais" com o período da pandemia da covid-19, com expansões e alguns gastos exagerados agora sendo revertidos na forma de demissões em massa em estúdios.

Strauss Zelnick, CEO da Take-Two.
Strauss Zelnick, CEO da Take-Two.
Foto:  LinkedIn  / Voxel

Zelnick falou ainda que considera a decisão de adaptar franquias de seus estúdios como "uma ação de alto risco", o que explicaria a ausência de projetos para cinema ou TV de sagas como Red Dead Redemption, por exemplo.

Voxel
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