Ubisoft diz que lojas de games sobreviverão à nova geração
Chefe de negócios digitais da Ubisoft, Chris Early acredita que as lojas de games sobreviverão aos novos consoles Xbox One e PS4, com seus multiplayers online, conteúdo extra via download e grande espaço de memória no hardware. Em entrevista ao site Polygon, o executivo disse que os varejistas terão grande papel no mercado de jogos eletrônicos.
“Eu acho que em poucos anos o mercado vai chegar ao 50/50 [%]. Mas a questão sobre distribuição digital é que não é apenas uma escolha do consumidor. Há desafios tecnológicos”, explicou. “Há locais no mundo onde será difícil fazer downloads de 5GB por um longo tempo, onde será mais trabalhoso e caro baixar o game do que ir até a loja e comprá-lo.”
Além disso, como na indústria fonográfica, os varejistas estão mudando a maneira de competir com o digital, de acordo com o executivo. “Sempre haverá o elemento físico, onde ir à loja é uma experiência de entretenimento. As lojas de game farão a sensação de tocar no jogo e ver a variedade de títulos na prateleira algo valoroso de se fazer”, disse Early.
Mesmo assim, jogos de pequeno porte, como Call of Juarez, estão permitindo que a equipe da Ubisoft experimente os modos de distribuição no mundo digital. “Game de formato curto nos permite testar mais do que jogos de custo de US$ 40 milhões. Então a gente consegue arriscar com Far Cry 3: Blood Dragon e sair do limbo. A gente pode pegar Call of Juarez é falar ‘vamos levá-lo mais ao extremo.'”
“Não é sempre que funciona, mas a coisa boa da Ubisoft”, completou Early, “é que eles tendem a fazer muitas apostas e, se elas não tiverem funcionando, a gente tem um forte time editorial em Paris que diz: ‘tente algo a mais’”.